Muitas vezes olhamos para algum cômodo da casa e pensamos “Poxa, parece que está faltando alguma coisa”, não é verdade? Geralmente, falta toques de decoração e um móvel simples e prático que ajuda muito nesses toques finais é o aparador, sim, aquela pequena mesa alta e estreita ao cantinho. Hoje vamos te ensinar a decorar um espaço com aparador e como decorá-lo da melhor forma.
O que colocar num aparador?
Depende do local em que ele está, mas, basicamente, você vai colocar o aparador tudo aquilo que você gostar! Sendo assim, a função de um aparador é refletir a sua personalidade através de itens de decoração. Podem ser plantas, livros, revistas, fotografias, relógio, esculturas, miniaturas, qualquer coisa de sua preferência. Só não vale encher de itens e deixar o que era pra ser decorativo, bagunçado. “Menos é mais!”.
O essencial é que tudo combine com a decoração da casa, principalmente do cômodo em que está, que esteja tudo sempre organizado, respeitando o espaço do aparador, e que tudo tenha a ver com você.
Onde usar um aparador?
Aparadores podem ser usados para decoração em qualquer lugar da casa: sala de estar, sala de jantar, cozinha, hall de entrada, quartos, etc. O ideal é que ele sempre esteja organizado e em sintonia com a decoração do espaço. E mais: existem modelos mais funcionais com gavetas e pequenas portas abaixo, virando uma espécie de pequeno armário; virando um tipo de móvel decorativo que também pode ser funcional, agregando utilidade no espaço em que for inserido.
Estilos de decoração com aparador
E você já sabe qual estilo de aparador quer ter? Confira a seguir qual o melhor para a sua casa e algumas inspirações.
- Aparador retrô ou vintage
Um aparador com decoração retrô visa trazer muita energia, cor, boas vibrações e diversão ao espaço (com exceção do retrô minimalista). Móveis em cores vibrantes como o famoso e queridinho amarelo ou azul royal, por exemplo, são muito requisitados! Já pensou um móvel assim retrô num ambiente mais tradicional, que choque e contrastes legais, não? A decoração pode ser ainda mais ousada com objetos geométricos, molduras inusitadas, objetos decorativos divertidos, quadros personalizados, itens com referências a filmes, séries ou bandas musicais, entre outros.
- Aparador espelhado
A principal vantagem de ter um aparador espelhado é que ele combina praticamente com qualquer estilo de ambiente! Desde um cômodo mais moderno a um mais simples, o aparador espelhado reflete literalmente a decoração do espaço. Sua preocupação deve ficar por conta do formato deste móvel, com os detalhes e acabamentos mais sutis, retos, arredondados, entre outros. Fica lindo decorar com vidro e outros objetos espelhados também, como garrafas, jogo de taças ou copos, vasos de vidro com plantas, entre outros.
- Aparador rústico ou de madeira
Pensando em trazer um ar rústico ao espaço? Aposte num aparador do mesmo estilo rústico; geralmente, é um móvel de madeira com aspecto mais envelhecido, mais desbotada, dando um ar bem tradicional ao espaço, remetendo à casa antiga de campo ou fazenda. Pode ser puramente de madeira ou com detalhes em aço, com os pés e maçaneta. Flores, plantas e outros elementos de madeira como decoração ficam lindos! O que importa é remeter à natureza sempre.
- Aparador branco
Para um ambiente cheio de elementos clássicos e em tons leves, ou até um local mais moderninho, uma ótima sugestão é usar aparador branco. Ele também abre portas para usar elementos decorativos rico em cores, para gerar ousadia e contraste com o branco do móvel.
Exemplos: O branco com plantas e vasinhos deixa tudo bem orgânico, delicado e natural; já o branco com elementos em vermelho ou preto deixa tudo mais moderno; mas também pode branco no branco, o que deixa o ambiente clean, com ar sempre organizado, podendo ser ainda mais melhorado com uma boa iluminação.
- Aparador moderno
Ainda falando em modernidade, mas não apenas na combinação de cores, existem diferentes designs para aparador com ar moderno, se destacando no ambiente com formatos diferentes, linhas acentuadas e até formas geométricas. Isso abre espaço para a decoração do ambiente ser toda diferenciada também, desde os objetos expostos acima do aparador quanto quadros, poltronas e até a mesma mais próxima. Itens chamativos, em cores e formas ousadas e em pouca quantidade são recomendados.