Para os apaixonados por vinho ou bebidas fermentadas, um ambiente essencial para se ter em casa é uma adega.
Ela é muito útil para os dias mais frios, onde o que você mais precisa é abrir uma boa garrafa de vinho e tomá-la para se aquecer.
Ou para aqueles dias em que você quer relaxar com seus amigos com jogos, músicas, uma tábua de frios e, o principal, um bom vinho.
Então, caso você queira saber como montar uma adega em casa, continue lendo que vamos te explicar tudo sobre ela!
Afinal, o que é uma adega?
A adega é um espaço para guardar vinhos e outras bebidas fermentadas, que pode ser tanto um espaço da casa reservado ou um móvel elétrico ou não.
Esse espaço tem a finalidade de ajudar a prevenir e evitar que as bebidas percam a sua fermentação e seu sabor.
Nas casas de campo antigas, o mais comum era que as adegas fiquem em cômodos subterrâneos para evitar o sol e as mudanças climáticas.
As adegas também podem ser deixadas em casas modernas, adaptando-as para ambientes mais atuais.
Existem as adegas elétricas, que possuem uma refrigeração, fazendo com que as bebidas fermentadas permaneçam em temperatura estável.
Aprender como montar uma adega em casa antes de começar a sua é muito importante, por isso, a seguir vamos te ensinar quais são os tipos disponíveis!
Entenda os tipos de adega disponíveis
No mercado atual existem diversos tipos de adegas disponíveis, cada uma com suas próprias características.
Conhecer as particularidades de cada tipo de adega te ajuda na hora de escolher, já que você saberá qual se encaixa melhor na sua necessidade.
Detalhamos para você os tipos de adega disponíveis, confira!
Termoelétrica
A adega termoelétrica é uma adega climatizada, que impede que o calor do ambiente estrague a sua bebida.
O mais recomendado é que a temperatura da adega fique entre 10 a 12 graus abaixo da temperatura normal do ambiente.
Esse tipo de adega é ideal para locais com temperaturas mais amenas e, além disso, permite que você gaste menos energia do que a adega com compressor.
Com compressor
A adega com compressor possui uma função de resfriar as bebidas, deixando a temperatura mais gelada.
Esse tipo de adega é ideal para os locais com temperaturas altas, como algumas regiões do nordeste, onde o clima é mais quente.
É possível ainda, em alguns casos, que os ajustes de temperatura sejam regulados para que o vinho aqueça ou esfrie.
Híbrida
A adega híbrida, assim como o próprio nome sugere, é um equipamento que equilibra a adega de madeira e a com compressor.
Essa é uma escolha indicada para quem prefere deixar as bebidas livres de calor, refrigeradas e ainda com toda a sofisticação de uma adega em madeira.
É uma ótima opção para armazenar bebidas fermentadas de todos os tipos, mantendo seu sabor.
Adega de madeira
A adega de madeira não é refrigerada e, dentre as opções, é a mais tradicional, oferecendo seu estilo rústico e clássico para o ambiente.
Como ela não é refrigerada, o ideal é que ela seja instalada em lugares que possuam um climatizador exterior para conservar as bebidas.
Outra questão importante é que elas não podem receber muita luz, então opte por instalá-las em ambientes com pouca iluminação.
Como montar uma adega em casa
Na hora de montar uma adega em casa, é preciso aprender os detalhes e planejar com antecedência para evitar erros de instalação.
Esse processo é simples e prático, basta analisar todos os detalhes com certa atenção e preparar o local de forma correta.
Escolher o espaço adequado
Primeiramente, defina um lugar adequado para instalar a sua adega, considerando a luminosidade, a umidade e a temperatura.
O recomendado é escolher um espaço com baixa circulação de pessoas, para evitar que as bebidas caiam e quebrem.
Caso não possa deixar a adega em um lugar separado, prefira um espaço mais parado em sua cozinha ou sala e instale a sua adega.
Definir a estrutura
A estrutura de uma adega deve armazenar as bebidas fermentadas com segurança, para evitar possíveis danos.
Em caso de lares com crianças ou animais, é indicado optar por uma adega que fique fora do alcance do chão.
Uma boa ideia é organizar as garrafas deitadas e com pouca movimentação, deixando-as presas e com pouquíssimas chances de queda.
Atenção com as condições de armazenamento
Citamos anteriormente que para ter uma adega é fundamental que ela possua pouca luminosidade e alta refrigeração, evitando mudanças bruscas de temperatura.
Dessa forma, levando as indicações em consideração, escolha a adega que atenda às suas necessidades e, ao mesmo tempo, mantenha as suas bebidas em ótimas condições.
Lembre-se também de optar por uma adega que combine com o restante do seu ambiente, ocasionando em uma decoração harmônica para a sua casa.
Separe os acessórios
É muito importante que os amantes de vinho já organizem os acessórios antes de tomar as garrafas da adega.
O principal acessório é o saca rolhas, mas há vários outros, como o corta gotas, bomba de vácuo, champanheiras e decanter.
Cada um desses acessórios servirão para fins específicos, então, é ideal que você tenha todos eles em sua adega.
Escolha sua cartela de vinhos
Uma cartela de vinhos bem elaborada é essencial para ter na sua adega em casa, com diferentes opções para que você possa escolher qual tomar ou partilhar com visitas.
A sugestão é que você escolha 8 tipos diferentes de vinhos tintos, 4 tipos de vinhos brancos, 2 espumantes e 2 vinhos rosés.
Essa quantidade pode variar, mas essa diversidade deve ser mantida para que você possa permanecer com uma boa quantidade de vinhos.
Por fim, no momento da instalação, pense que algumas das opções de adega apresentadas aqui precisarão da ajuda de profissionais.
Quer iniciar o processo de montar uma adega em casa? Aplique as dicas para escolher qual é a adega ideal para você e para a sua casa!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Não se esqueça de continuar acompanhando o site para saber mais.