Com as férias escolares, vem junto o desespero de como manter tudo em ordem. Por isso, neste conteúdo, você vai descobrir como manter a casa organizada durante férias escolares.
Quem fica em casa com as crianças sabe como é grande o desafio de montar a estratégia de brincadeiras e atividades para esse período. E sabe também como os brinquedos podem ficar espalhados por todo canto.
Mas calma, esse não é o fim do mundo e existem várias dicas práticas que podem ajudar no dia a dia. Confira mais a seguir e boa leitura!
1- Conte com móveis e espaços multiuso
A primeira dica de como manter a casa organizada durante férias escolares é que você invista bastante em espaços multifuncionais. Inclusive, equipados com os móveis que você já tem em casa.
Ou seja, a dica é contar com as gavetas, nichos e prateleiras que te ajudam a manter os brinquedos organizados e ao alcance das crianças.
Pense em formas de reaproveitar esses móveis e espaços e defina um sistema de organização para eles: nicho para bonecas, uma gaveta para jogos e assim por diante.
Isso pode ser uma ótima forma de ensinar as crianças sobre a organização, falando sobre onde devem ser colocados de forma prática.
2- Defina áreas para brincadeiras
As zonas para as brincadeiras devem ser estabelecidas, justamente para que a criança saiba o limite até onde ela pode brincar.
Isso é de extrema importância se tratando de crianças pequenas, já que elas tendem a querer brincar em todos os espaços.
E claro, irá te ajudar a manter o resto da casa organizada, e com um ambiente definido que pode ser explorado nas brincadeiras.
Do mesmo modo, definir um horário também é importante. Logo, separe um espaço para brincadeiras, oferecendo uma estrutura saudável e que sirva para o desenvolvimento.
Isso aumenta o aprendizado e diversão, já que a criança aprende desde cedo que há momentos e ambientes certos para brincar.
3- Monte uma rotina flexível
A criançada não gosta de ter uma rotina pesada no meio das suas férias. Afinal, assim como os adultos, eles gostam de um momento de lazer, que sejam leves.
Por esse motivo, busque criar uma rotina mais flexível onde ele possa dormir mais, brincar e se divertir por mais tempo.
Mas obviamente, não se pode deixá-lo totalmente livre, você pode dar algumas tarefas e definir horários para que ele foque em outras atividades.
Inclusive, é possível colocar a criança para ajudar na organização dos próprios brinquedos. No entanto, pense na flexibilidade e não fique tão preocupado com horários tão demarcados.
4- Faça atividades ao ar livre
Aproveite bastante as atividades ao ar livre! Ao evitar que as crianças fiquem apenas dentro de casa, você tem menos preocupações de manter a casa organizada durante férias escolares.
Isso porque as atividades ao ar livre permitem que as crianças se divirtam de variadas formas, como um banho de mangueira, brincadeiras com bola, corridas e afins
E fora que, com as crianças lá fora, você pode também aproveitar junto a eles, vigiando e também curtindo o seu lazer.
Ao explorar a parte externa da casa ou até mesmo em parques, a tendência é que a bagunça na parte interna diminua.
5- Crie uma rotina de fácil limpeza
Na hora da escolha de móveis e materiais para a casa, é recomendável que você opte por itens duráveis e de limpeza simples.
Superfícies como couro sintético, e tecidos resistentes às manchas são possibilidades inteligentes para móveis e estofados.
Do mesmo modo, pisos de madeira, vinil e porcelanato são muito mais simples de limpar quando comparados ao carpete.
Nesse sentido, lembre-se que com as crianças as chances de acidentes com alimentos e substâncias são maiores. Por isso, vale a pena optar por itens práticos quando o assunto é limpeza.
6- Mantenha materiais de limpeza de fácil acesso
Com as crianças em casa, o cuidado com os materiais de limpeza tem que ser dobrado, mas tente facilitar também o seu acesso.
Ou seja, mantê-los fora do alcance de crianças, mas acessível a você é o método ideal para sua segurança.
Então, evite lugares onde eles possam facilmente pegar, para que nenhum dano à saúde delas seja cometido. Principalmente em armários mais altos na área de serviço.
No entanto, sempre organize de forma que você possa alcançá-los de forma fácil caso algum acidente ocorra.
7- Conte com a ajuda das crianças para a organização
Envolver as crianças em meio a organização é uma boa forma de ensiná-las como é preciso tomar cuidados com a sujeira e a bagunça.
Dessa forma, as crianças pequenas podem ficar com atividades mais simples, o que é uma ótima forma de estimular desde cedo esse hábito.
Mas lembre-os que os brinquedos devem ser guardados nos seus devidos lugares, e que também é ruim para eles que os itens fiquem espalhados.
8- Use acessórios para organização
A sugestão que podemos dar a você é que você invista em usar a decoração ao seu favor, utilizando caixas organizadoras decorativas.
Sendo assim, invista em cestas e até mesmo móveis que mesclem a funcionalidade e estética do ambiente.
Isso ajuda a manter a ordem e organização enquanto complementam o design do espaço de casa.
As caixas organizadoras são além de uma decoração, elas ajudam a manter tudo em ordem e pensando no desenvolvimento das crianças em hábitos.
Hábitos esses que devem ser aprendidos por todos, por ser uma forma de manter tudo em ordem, tanto brinquedos quanto outros itens da vida adulta.
Agora que você já sabe como manter a casa organizada durante férias escolares, pode aderir algumas dicas de forma simples. Principalmente pensando no desenvolvimento das crianças em hábitos.
Hábitos esses que devem ser aprendidos por todos, por ser uma forma de manter tudo em ordem, tanto brinquedos quanto outros itens durante a vida adulta.
Então, esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, leia também nosso post sobre como organizar roteiro de viagem, e acompanhe o site para mais.