Em uma reforma, sempre se pensa primeiramente nos gastos altos de materiais e até mesmo na mão de obra. Mas você sabia que tem sim como transformar o seu lar gastando menos do que o previsto?
Afinal de contas, com alguns truques o orçamento pode ser reduzido de forma que não será de enorme prejuízo no seu bolso.
A seguir, você pode conferir algumas dicas para uma reforma com pouco dinheiro, com pequenas mudanças que fazem total diferença no visual, e claro, com um baixo custo.
Boa leitura!
7 dicas de como gastar menos em uma inovação de ambiente
Uma renovação é sempre bem-vinda quando não nos identificamos mais com o ambiente ao nosso redor.
Porém, quando se há necessidade de mudança, mas o orçamento está mais enxuto, é necessário repensar a importância do que causaria um “maior impacto” e mais identificação.
1- Invista em plantas
Flores e plantas quando bem cuidadas mudam completamente o ambiente inserido, contribuindo com novas cores e até um estilo mais natural.
As plantas dão um aspecto mais vivo ao ambiente, mas também um ar mais fresco e limpo ao lugar onde estão.
Por isso, é uma boa pedida colocá-las em cômodos como a sala, varanda e até em quartos, para mantê-los mais arejados. Inclusive, algumas flores conseguem deixar os perfumes mais elegantes e adocicados ao ar.
Contudo, não se esqueça que determinadas flores e plantas requerem um cuidado detalhado, como a quantidade maior de sol ou água.
Por esse motivo, não cabem em todos os ambientes, e nem sequer ficam agradáveis. Logo, pesquise as melhores espécies para a sua casa.
Vale lembrar que as plantas são versáteis, deixam o ambiente mais moderno ou até mais rústico. Tudo vai depender da sua decoração!
2- Revestimentos e reforma de móveis
Trocar as estampas e inovar os móveis também é uma opção para reforma com pouco dinheiro.
Assim, podemos dar uma cara nova para peças já existentes ou até mais antigas. Quando colocamos uma nova cor, por exemplo, elas ganham vida e transformam também o ambiente.
Quando se há um móvel mais antigo, ele acaba criando falhas e ficando menos atrativo, não é mesmo? Assim, com uma reforma gastando pouco conseguimos renovar seu aspecto, deixando-o mais bonito.
Pinturas, lixamentos e pequenos ajustes moldam algo já utilizado em algo novo, criativo e mais esteticamente agradável.
3 – Novas pinturas e texturas nas paredes
Assim como os móveis, focar nas paredes também ajuda na combinação de cores do ambiente e auxilia na mudança sustentável.
Por ser algo simples, muitas vezes podemos fazer manualmente, tomando alguns cuidados para proteger os móveis e usar a tinta certa.
Inclusive, a mistura na paleta de cores entre os móveis, plantas e pinturas é uma alternativa para uma renovação mais econômica.
Com o tempo, as paredes perdem um pouco a tonalidade e acabam ficando sem personalidade.
Dessa forma, uma ótima forma de mudar isso é adicionando novas texturas e cores, assim melhorando seu aspecto.
Com moldes podemos fazer texturizações fáceis, e gastando pouca tinta fazemos alterações que deixam o ambiente com muito mais cor e identidade.
4 – Quadros e objetos decorativos
Um bom exemplo de objetos decorativos são peças de artes e itens que podem ser encontrados pelos mais variados valores e que não fogem de um orçamento mais curto. A dica aqui é buscar em brechós!
Contudo, usando sua criatividade, você mesmo pode fazer peças com materiais recicláveis ou de baixo custo.
Assim, podendo fazer quadros e decorações mais elaboradas, como essa abaixo.
Na construção de decorações são usados diversos materiais encontrados por preços bem baixos. Mas também, com uma boa pesquisa, é possível encontrar itens com valores mais baixos.
5 – Use uma boa iluminação
A iluminação é uma parte significativa da boa aparência de uma casa. Afinal, a luz natural e mesmo a artificial fazem um ambiente ter um clima agradável e mais atrativo para o cérebro.
Por conta dos estímulos visuais, luzes mais fracas remetem a noite, causando sonolência e uma diminuição do estímulo do cérebro.
Enquanto isso, as luzes mais fortes o deixam em alerta, já que por se remeter ao dia, o cérebro reage de forma mais ativa e intensa.
Portanto, uma boa iluminação pode mudar todo o ambiente, não só pelos estímulos visuais, mas também pelo aspecto causado.
Luminárias podem dar um aspecto mais moderno e casual. Por outro lado, lustres remetem a um estilo de vida mais requisitado ou mais clássico.
6 – Opte por papéis de parede
Ultimamente, os papéis de parede têm ganhado grande destaque nas reformas, justamente por ser uma opção mais barata e mais simples de fazer.
Além disso, eles costumam ser mais modernos e atrativos para ambientes mais internos.
Usando papéis de parede, há uma maior versatilidade no uso. Ou seja, você pode trocá-lo com mais frequência, sempre que quiser renovar o ambiente de forma mais prática e usual.
Os preços variam dependendo do estilo e qualidade de cada produto. Entretanto, é possível encontrar papéis de parede de boa qualidade e com preço baixo.
7 – Troque suas cortinas
Por muitas vezes, uma pequena mudança de cortinas já é uma grande renovação em ambientes sem muita personalização.
Assim, cortinas coloridas ou até mesmo neutras auxiliam na personalidade de um ambiente sem muito potencial.
As cortinas podem parecer algo simples, mas fazem muita diferença, principalmente quando vemos uma janela sem elas.
Isso porque elas trazem uma identidade visual bem maior para os ambientes inseridos.
E com o auxílio de produtos comprados via internet, o preço reduz de forma brusca e com maior variedade de cores, formatos e texturas.
Como puderam ver, há diversas opções para transformar o ambiente sem gastar muito, basta usar a criatividade e materiais mais simplistas, sem abrir mão da qualidade.
Gostou da ideia de como fazer reformas gastando pouco? Deixe aqui sua opinião sobre as dicas dadas e continue visualizando o site para mais!