Bromélias: saiba tudo que você precisa para cultivar essa planta!

A bromélia é um tipo de vegetação tropical com uma grande variedade de espécies e é bastante procurada para ser cultivada em casa. Mas, para ter as bromélias na sua residência saudáveis e bonitas, é muito importante saber como cuidar bem delas.

Além disso, é necessário se o espaço que você possui atende as demandas das bromélias. Por exemplo, será que ela pode ser cultivada em apartamento? Essas e outras dúvidas, você encontra as respostas no texto que preparamos para você.

Principais características das bromélias

bromélias

A bromélia é uma espécie conhecida, em especial, por ter um agrupamento de suas folhas e flores em formato de roseta e desenho parecido com espadas. Isso faz com que a planta tenha um visual um tanto exótico e repleto de cores, tornando as bromélias excelentes opções para decorar ambientes.

As bromélias apresentam variedades em suas flores (que podem se confundir com as folhas, devido ao formato). Enquanto as folhas têm sempre colorações verdes, as flores podem variar entre as cores vermelha e arroxeada – apresentando diversas variações entre esses dois tons.

Em algumas variedades de bromélia, as folhas ao redor da inflorescência são mais coloridas e de cor mais intensa antes de florescer.

Mas, uma das características mais marcante da espécie é o crescimento em roseta, ou seja, formando um conjunto de folhas aproximadas logo acima da raiz, que se parece com o abacaxi. Essa característica da bromélia tem um importante papel para a sobrevivência e desenvolvimento da planta, que é o armazenamento de água entre as folhas.

E, por isso, as bromélias (além de bonitas), cumprem uma função muito importante na natureza, ao servirem de reservatório hídrico que favorece a biodiversidade.

Uma curiosidade sobre a bromélia que possivelmente você não conhece é que algumas espécies de anuros (como os anfíbios) só existem ao redor das bromélias, sabia? Isso porque a planta é um reservatório natural de água e suas folhas dispostas em rosetas servem de alojamento e proteção.

Bromélia gosta de sol ou de sombra?

bromélias

Bem, as bromélias são plantas que podem sofrer danos com a luz direta do sol. Portanto, a bromélia gosta de sombra. A seguir, você confere esse e mais detalhes sobre o que as bromélias gostam!

Como cuidar da bromélia?

As bromélias necessitam de cuidados especiais, pois, além de sua saúde e desenvolvimento, o aglomerado de folhas pode servir de abrigo para pragas – o que coloca em risco tanto a planta quanto o ambiente. A seguir, você confere como cuidar da bromélia, com os principais cuidados que a planta necessita:

  • Rega: as bromélias preferem solos mais úmidos, mas isso não é o mesmo que encharcar o solo. É essencial molhar a área ao redor da base das plantas e nunca diretamente a base. Em regiões mais úmidas, a rega pode ocorrer de uma a duas vezes por semana. Por outro lado, em regiões com clima seco e durante o verão, a rega aumenta de três a quatro vezes por semana.
  • Luminosidade: quanto mais escuras forem suas folhas, maior é a necessidade de luz. Em geral, a maioria das espécies aprecia claridade, algumas podem ser cultivadas em sol pleno e outras preferem áreas de sombra. As de folhas macias e verdes apreciam locais de luz peneirada.

As espinhentas, rígidas e de folhas estreitas, cinzentas e avermelhadas ou com centro avermelhado são boas apreciadoras da luz solar, sendo que algumas podem, inclusive, receber sol direto pela manhã ou fim de tarde.

  • Vasos: prefira cultivá-las em vasos de barro ou cerâmica. Esses recipientes garantem maior estabilidade para a planta e mantêm o substrato sempre fresco. A maioria das bromélias pode ser cultivada em vasos, desde que sejam baixos e largos, utilizando-se uma mistura de areia grossa e musgo seco em partes iguais, mais meia porção de folhas secas moídas, ou usar sua própria fórmula, desde que seja bem drenável. Isto possibilita a ótima drenagem que precisam.
  • Substrato: as bromélias apreciam um substrato leve e menos compactado, por isso, é indicado adicionar a mistura do solo materiais como cascas de pinus e fibra de coco.
  • Adubação: para estimular o crescimento das folhas e flores, procure adubar a planta a cada 15 dias, com um NPK 4-14-8, adubo foliar ou com um produto específico para bromélias.
  • Temperatura: por serem plantas que apreciam o calor e umidade, prefira cultivá-las em ambientes ventilados com temperatura entre 15° e 25 °C. Quando a temperatura ambiente estiver muito alta, borrife água nas folhas, mas nunca sob luz solar direta e nas horas mais quentes do dia. Deixe o solo secar entre as regas.
  • Ambiente: plantas de folhas macias apreciam ambiente mais úmido do que plantas de folhas rígidas.
  • Pragas e fungos: por serem plantas sensíveis, inseticidas e fungicidas devem ser evitados. Para combater as cochonilhas, pulgões e outras pragas, use uma solução de fumo diluída em água. Contra os fungos, lave as folhas delicadamente com água e sabão de coco.
  • Dengue: para evitar a proliferação do mosquito da dengue, adicione um pouco de pó de café em sua roseta central.
  • Floração: as bromélias florescem apenas uma vez quando atingem o estado adulto. Depois emitem brotos em suas laterais para novas plantas.
  • Poda: não requer podas de manutenção, estética ou crescimento, apenas elimine folhas secas ou danificadas.

Com todos esses cuidados, suas bromélias vão ficar sempre vistosas e deixar qualquer espaço mais bonito com suas folhas e cores.

Como usar bromélias na decoração?

bromélias

A bromélia é uma planta bastante popular para a ornamentação de jardins e canteiros. No entanto, ela também pode ser cultivada em vasos para decorar ambientes internos e compor jardins verticais.

Apesar de existirem diferentes tipos de bromélias, seus cuidados são bastante semelhantes. Veja a seguir dicas para cultivar qualquer variedade dessa planta.

Para quem ficou empolgado para iniciar o cultivo das encantadoras bromélias, veja a seguir diversas dicas para decorar o jardim ou a casa.

A bromélia pode ser cultivada em vasos no jardim e usada para decorar ambientes internos. A sua floração se destaca em qualquer espaço. Portanto, aproveite a diversidade de bromélias para fazer um jardim colorido, ou para serem cultivadas até em pequenos canteiros.

Elas ficam um charme penduradas em árvores, em um jardim vertical na sacada, em muros ou simplesmente penduradas na varanda. A planta fica elegante quando é disposta em um caminho. Também, ficam lindas para compor uma floreira e em bordas de piscinas.

Você ainda pode compor arranjos maravilhosos para a casa, sendo um centro de mesa memorável. Além de que, as bromélias apreciam lugares úmidos, como o banheiro.

Quem quer ter bromélias em apartamento também pode usar a planta em vasos. Sem se esquecer de buscar um lugar em que ela se encaixe de acordo com a luminosidade e outras características que falamos no tópico anterior (como cuidar da bromélia).

É possível ter bromélia em apartamento?

Sim, como vimos, as bromélias não se dão bem em ambientes com incidência da luz solar direta. Assim, a planta costuma ser uma excelente opção de cultivo e decoração para quem mora em apartamentos.

Aproveite a versatilidade das bromélias e deixe a casa mais bonita.

bromélias

Como vimos, a bromélia é uma planta muito versátil, que pode (e deve) ser utilizada na decoração da sua casa. Aproveite nossas dicas e deixe seu lar ainda mais colorido e acolhedor.

E se você ainda tem dúvidas sobre como aproveitar as plantas para dar um charme a mais para sua casa, não se preocupe, preparamos um artigo completo para te ajudar nessa missão, basta clicar aqui.