Já imaginou viajar para qualquer estado do país de forma gratuita? Esse é um direito de todas as pessoas com mais de 60 anos. O artigo 40 do Estatuto do Idoso garante vaga para viagem de graça para idosos em ônibus ou trens.
Se você não sabe como retirar as passagens gratuitas ou tem qualquer outra dúvida, fique até o final, pois preparamos um conteúdo que irá responder todas as respostas.
Viagem de graça para idosos? Como conseguir
No Brasil, pessoas acima de 60 anos de idade e com renda mensal individual de até dois salários mínimos têm direito a realizar de forma gratuita viagens interestaduais. Cada veículo deve ter dois assentos destinados exclusivamente para este fim.
Caso o idoso chegue até o guichê com a documentação em mãos, querendo uma passagem, mas o ônibus já tenha ocupado todas as vagas gratuitas, a empresa de transporte é obrigada a oferecer o bilhete com, no mínimo, 50% de desconto para a mesma viagem.
Aqui, cabe ao viajante escolher. Ir na próxima viagem disponível, ou comprar a passagem com o valor do desconto oferecido pela empresa de transporte.
Aqui, vale lembrar que é preciso antecedência para retirar sua passagem gratuita. No máximo, três horas antes da viagem. Se possível, já pesquise e faça a retirada 30 dias antes.
Outro ponto importante para ressaltar é que a passagem de volta da viagem pode (e deve) ser solicitada já no momento de retirada do ticket de ida.
No entanto, apesar de ter dois critérios simples para conseguir a gratuidade, é importante garantir que você conseguirá comprovar tanto o fator idade, quanto o fator renda.
Para isso, é fundamental se atentar a documentação necessária.
Tenha os documentos em mãos.
Como você já bem sabe, para conseguir gratuidade em viagens interestaduais é necessário apenas duas coisas:
- Ter 60 anos ou mais.
- Possuir renda mensal individual de até dois salários mínimos.
No entanto, mesmo tendo apenas duas regras, é importante cumpri-las e conseguir comprová-las. A idade, é facilmente confirmada com a carteira de identidade. No caso da renda, existem algumas opções, entre elas:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social, sendo atualizada.
- Carnê de contribuição para o Instituo Nacional de Seguro Social (INSS).
- Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador.
- Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social, seja público ou privado.
Outra forma de comprovação de renda é a Carteira do Idoso
O que é a Carteira do Idoso?
Também conhecida como a Carteira da Pessoa Idosa, a Carteira do Idoso nada mais é do que um documento que foi criado justamente para facilitar a comprovação de idade e renda dessas pessoas.
Só para exemplificar, ela possui um código alfanumérico e um QR Code para verificar sua validade e acessar os dados do seu portador.
Aqueles que já possuem a Carteira do Idoso não precisa apresentar documentação que comprove renda na hora de retirar sua passagem, apenas ela e um documento de identificação.
O interessante da Carteira do Idoso é que ela facilita até o acesso daqueles idosos que não possuem nenhuma fonte de renda e com isso, certamente não conseguem fazer essa comprovação.
E para ter acesso a sua Carteira do Idoso, também é muito fácil.
Como fazer a Carteira do Idoso?
Apesar de não ser obrigatória, a Carteira do Idoso é um excelente documento para comprovar renda máxima de dois salários mínimos e garantir seu benefício.
E o que muitos não sabem é que para emitir o documento não há muito mistério. Basicamente, o idoso pode acessar o Portal Carteira do Idoso e realizar seu próprio cadastro.
Mas atenção, para realizar a solicitação da Carteira do Idoso é necessário que a pessoa tenha registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), registrando oficialmente que sua renda individual é de até 2 (dois) salários mínimos.
Isso porque é o CadÚnico que irá gerar o Número de Inscrição Social (NIS), fundamental para fazer o Cadastro.
Para fazer o CadÚnico é muito simples, basta baixar o aplicativo ou entrar na página pela Web. Aqui, você realiza um pré-cadastro que precisa ser finalizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
No entanto, é muito importante ressaltar que para você e toda sua família seja oficialmente incluída no CadÚnico, mesmo realizando o pré-cadastrado através do aplicativo ou do site, é fundamental comparecer ao Cras da sua cidade, complementar os dados familiares e confirmá-los.
Caso você tenha dificuldades em acessar as plataformas, ou até mesmo não tenha acesso aos aplicativos, não tem problema. O próprio Cras realiza seu cadastro inicial no CadÚnico e também para cadastrar a Carteira do Idoso.
Outro cuidado que você precisa ter é em relação com a antecedência. Isso porque, todos esses processos têm prazos que podem interferir na sua viagem. No caso da Carteira do Idoso, por exemplo, ela pode demorar até 45 dias para ficar pronta.
Conseguiu a passagem? Agora é hora de curtir a viagem!
Em suma, finalmente chegou a hora de realizar a tão sonhada viagem. Entretanto, mesmo sendo gratuita, tomar alguns cuidados garantem que a ida seja 100% segura e proveitosa.
Antes de tudo, é interessante garantir que sua casa esteja segura. Garantir que está tudo em ordem é importante. Certifique-se que todas as portas e janelas estejam trancadas e se possível, aposte em um seguro residencial.
CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE SEGUROS RESIDENCIAIS
Logo após, certifique-se de que está com documentos de identificação e a passagem em mãos para garantir o embarque. Além dos documentos de identificação, não se esqueça de levar a passagem.
Não se esqueça de chegar na rodoviária ou ponto de embarque com, no mínimo, meia hora de antecedência da viagem. Sobretudo, vale uma dica básica para ter atenção para não esquecer os pertences que precisa.
Por fim, tudo em ordem, chegou o momento de embarcar!
As viagens gratuitas e o desconto na passagem são seus por direito. Portanto, não deixe de usufrui-los.
Boa viagem!