Torneira: Qual o Modelo Ideal Para Cada Tipo de Cuba?

Talvez você não saiba, mas cada tipo de cuba precisa receber o tipo certo de torneira para que o projeto fique perfeito. E isso pode parecer complicado, mas não é. Se você colocar o tipo certo de torneira, o resultado será muito melhor e você terá mais certeza de que tudo foi feito corretamente. 

Para ajudar, nós separamos diversos tipos de torneiras e como elas se encaixam nas cubas, para você escolher a torneira certa para seu projeto, seja na cozinha, no banheiro ou em qualquer lugar que esteja instalando.

Torneira: Qual o Modelo Ideal Para Cada Tipo de Cuba?

Acompanhe o artigo até o final e tenha essas dicas para fazer com que escolha a torneira certa para seu espaço.

Tipos de Torneira

Para começar, é importante que você saiba que existem vários tipos de torneira. Os principais são as de parede e de mesa. E cada uma delas pode ser fixa ou flexível, de acordo com o que você quer e o tipo de uso que vai ter. 

Confira alguns modelos:

Torneira de Parede

Esse tipo de torneira é instalado diretamente na parede, acima da cuba. Muito utilizado, tem que ter a instalação correta para que funcione. Caso não tenha, você vai ter que pedir para fazer uma adaptação, o que vai gerar em parede quebrada e mudança no encanamento. 

Torneira de Mesa

Essa torneira tem uma instalação mais fácil e não precisa de obra para redirecionar a tubulação da sua casa. Basta conectá-la a qualquer saída de água. Ela pode ser embutida na bancada ou diretamente na cuba. É um modelo prático e você consegue com um bom valor no mercado. 

Torneira para Banheiro x Torneira para Cozinha: tem diferença?

Muitos se perguntam se as torneiras de cozinha e banheiro são iguais. E, independente do modelo, a resposta é que não. Elas possuem diferenças e são feitas de acordo com o ambiente onde serão instaladas. 

A principal diferença entre elas é a altura. A torneira para banheiro deve ter uma altura de 15 cm da bica (de onde sai a água) até a válvula de escoamento (ralo) da cuba. Já a torneira para a pia da cozinha deve ter, pelo menos, 30 cm de altura.

A diferença na altura acontece porque a pia do banheiro é utilizada apenas para lavar as mãos. E na cozinha, ela é utilizada para lavar alimentos, pratos e utensílios. Nesse sentido é preciso que haja espaço para manejar as peças na cuba.

Outra diferença é o tipo de torneira. É mais comum se instalar torneira fixa no banheiro, já que é para lavar as mãos, e flexível na cozinha, para facilitar na lavagem dos alimentos. 

Tipos de cuba para se instalar uma torneira

Além das torneiras, cada tipo de cuba é usada para um determinado ambiente. Ou seja, você deve escolher a cuba certa para seu projeto e, assim, ter a certeza de que vai fazer o projeto ficar completo. 

Para lhe ajudar, seguem alguns modelos:

  • Cuba de embutir: é encaixada por baixo da bancada, de maneira que as bordas não apareçam, fazendo com que a peça fique totalmente embutida no seu móvel;
  • Cuba de sobrepor: é semelhante à cuba de embutir, porém, nesse caso, ela é encaixada por cima da bancada e suas bordas ficam aparentes no móvel;
  • Cuba de apoio: esse tipo de cuba fica totalmente exposta, em cima da bancada;
  • Cuba de semiencaixe: essa cuba é mais comprida do que a bancada, fazendo com que a parte frontal fique para fora do móvel. É uma opção para móveis de pouca profundidade e que traz elegância para o ambiente;
  • Cuba esculpida: semelhante à cuba de embutir, essa também aparenta ser esculpida na bancada, mas o destaque é que ela é cortada dentro do móvel, fazendo com que seja tudo uma peça única.

Qual torneira ideal para cada tipo de cuba

Após conhecer os tipos de cuba e tipos de torneira, é importante que você conheça quais torneiras são ideais para cada tipo de cuba. Com isso, você tem a certeza de comprar a torneira certa para sua cuba.

Torneira para cuba de embutir

As cubas de embutir são as mais práticas e permitem a instalação de, praticamente, todos os tipos de torneira. O único ponto que você deve observar, se for instalar uma torneira numa cuba de embutir, é a altura da bica. Evite as muito altas para não sofrer com os respingos de água.

Torneira para cuba de sobrepor

Para esse tipo de cuba, o mais comum é a instalação de torneiras de mesa, diretamente na bancada ou na própria cuba. As metálicas são as melhores para este tipo de cuba. 

Torneira para cuba de apoio

Escolha as torneiras de bica alta, já que toda a cuba está sobre a bancada. E essa é também uma cuba versátil: aceita tanto a de parede quanto a de mesa, sendo uma cuba legal para todos os tipos de decoração.

Torneira para cuba de semiencaixe

Essa cuba também é prática e aceita tanto a torneira de parede quanto a de mesa. Escolha de acordo com o design e decoração.

Torneira para cuba esculpida

Essa cuba combina bem com a torneira de mesa, principalmente por ser cortada dentro da bancada.  Isso torna o espaço bem mais versátil.

Com essas dicas, você vai conseguir a melhor torneira para sua cuba.

Acompanhe os nossos artigos e tenha as melhores dicas de decoração.