7 dicas para deixar a sua cozinha mais espaçosa, prática e funcional

Se você deseja dar um “up” na sua cozinha, neste artigo vamos mostrar 7 dicas para deixar a sua cozinha mais espaçosa, prática e funcional para que você possa aproveitar o melhor do cômodo a seu favor, de modo a facilitar o seu dia a dia.

A cozinha é um cômodo muito importante em qualquer casa é o local de preparar e armazenar os alimentos e hoje em dia com cotidiano corrido, lugar de fazer lanches rápidos, quanto mais prática e bem equipada for uma cozinha mais vai facilitar o seu dia a dia e você vai ganhar tempo.

Se você deseja decorar a sua cozinha de uma maneira diferente de modo que seja funcional, não deixe de acompanhar esse artigo e ficar por dentro de dicas e informações super legais sobre o assunto.

1-Use cada espacinho da parede

A melhor opção para quem deseja ganhar espaço vai ser sempre aproveitar ao máximo a parede, aqui a pessoa pode abusar dos armários de cozinha sejam planejados, que nem sempre é uma boa opção devido ao preço e a dificuldade de mudança, ou comuns que se encontra em lojas.


Agora para aquela pessoa que possui um imóvel alugado onde fica difícil colocar um armário, pode abusar das prateleiras que são super fáceis de instalar e é um material barato que você pode guardar muitas coisas.

aproveitando os espaços da parede

2- Troque o fogão tradicional por fornos embutidos + cooktop

Aqui o que acontece, o fogão comum é grande e ocupa um bom espaço de chão na cozinha, já quando você utiliza a dupla citada acima os dois são pequenos e podem ficar em espaços diferentes ocupando muito menos espaço, ele tem tamanho reduzido, mas funcionam perfeitamente e muitas das vezes até melhor que os tradicionais.

Fora que são super modernos e trazem um charme todo especial aquele ambiente.

cooktop e forno embutido

3- Pense em obter um lava louças

Lavar uma louça bem lavada demanda tempo, paciência e a grande verdade é que ninguém gosta, para não ficar aquela briga investir em um lava louças pode ser uma excelente opção, porque você ganha tempo.

Muita gente reclama do tamanho, mas saiba que existem uns modelos bem compactos que se adaptam bem em qualquer espacinho.

4- Mesas e bancadas presas na parede

As mesas tradicionais são conhecidas por ocupar muito espaço e a verdade é que a gente não precisa de tanto para realizar uma refeição, principalmente os lanches rápidos que são os que geralmente fazemos na cozinha.

Então quando você fixa uma tábua mais fina de modo que caiba um prato, na parede ganha em espaço e beleza, porque fica muito fofo.

mesa e bancada de parede para cozinha

5- Busque por uma geladeira eficiente 

O que acontece os ambientes pequenos devem ser o mais organizado possível para dar sensação de amplitude, não parecer que é menor. Muita gente não percebe, mas a geladeira ajuda muito nessa tarefa de economia de espaço, quando você tem uma geladeira maior e bem compartimentada e bem mais fácil guardar os alimentos e o bom é que protege e os conserva mais.

Então na hora de comprar não se esqueça quanto mais divisão melhor, priorize aquela que tem lugar para colocar ovo, gelo, cerveja, caixinhas de guardar fritas e outros alimentos tudo de bom.

6- Aproveite o canto de traz da porta

Essa é uma dica super especial, o que acontece muita gente não valoriza a parte de trás das portas e as deixa vazia e esquecida, mas esses locais podem ser bem úteis para guardar muitos objetos, você pode colocar prateleiras e ganchinhos e usar sem dó essa parte, fora que no cotidiano não vai aparecer aquela mini dispensa.

7- Cozinhas integradas com lavanderia

Com os espaços cada vez menores algo comum de se ver é a lavanderia integrada com a cozinha diante disto é muito importante que se escolha uma máquina de lavar bonita e que os móveis ou recipientes da lavanderia sejam bem decorados, porque sempre que a pessoa entrar na cozinha vai ter contato com aquela parte.

Outro ponto interessante é colocar a decoração da cozinha combinando com a da lavanderia para que o conjunto fique em harmonia, algumas pessoas gostam de colocar um parede de cor mais forte para demarcar aqueles ambientes é uma ótima opção também, e você ainda pode colocar os móveis combinando.