5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

Decorar um ambiente pequeno nem sempre é fácil, o espaço faz grande diferença na hora de decorar, mas com os cuidados necessários é possível fazer uma excelente decoração. Nesse artigo você verá 5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos.

Os ambientes pequenos estão cada vez mais comuns na nossa sociedade, onde grande é a procura por imóveis e os preços são altos, na tentativa de dar conta da demanda a saída são imóveis cada vez menores.

Existem alguns mitos pré determinados em relação a ambientes pequenos e hoje vamos esclarecer algumas dúvidas e quebrar paradigmas, para que você tenha mais liberdade em decorar o seu ambiente e alcance um resultado mais satisfatório.

5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

Ambientes pequenos

Os ambientes pequenos podem ser um grande desafio na hora de decorar, aqui se deve ter um cuidado para aproveitar cada espacinho. Hoje em dia é comum esse tipo de imóvel e os arquitetos e decoradores estão sempre em busca de uma nova ideia e de um maior aproveitamento de espaço.


Abaixo vamos falar sobre 5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos.

5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

Mito 1 móveis planejados

Aqui o que acontece, não é que a informação está de toda errada, realmente móveis planejados ajudam a aproveitar cada espaço porque você faz de acordo com o imóvel, porém é uma técnica cara nem todo mundo tem acesso e ainda tem a questão da limitação de mudanças. Uma vez que você fez aquele móvel vai o ter por muito tempo .

O que é maléfico, pois mudar é sempre bom, então a não ser que você seja mais tradicional, esse ponto vai te incomodar em um futuro. Não é só os móveis planejados que aproveitam espaço você pode colocar móveis que cumpram o que você quer e ocupem pouco espaço. Quer um armário que tal colocar prateleiras na parede e poder guardar o que deseja, mas sem ocupar muito espaço. 

Os guarda roupa pode dar lugar a araras que até facilitam na hora de organizar, então com certeza tem um móvel legal que combine com o seu espaço e as suas necessidades.

Mito 2 cores escuras em ambiente pequeno não combinam

Realmente as cores mais neutras e o branco ajudam a dar sensação de que o local é maior, porém nada impede de quem gosta de uma cor mais escura a utilize em uma parede, desde que para trazer amplitude ao ambiente use também um truque de pintar o teto junto. 

Ou você pode usar uma parede escura para dividir um ambiente sem parede e móveis é uma boa ideia também. Quando se tem harmonia você pode tudo, basta saber usar, ter contrastes claros e as cores mais fortes estão liberadas, mas lembre se com moderação.

Mito 3 espaços pequenos são desorganizados

Esse é um mito comum de que espaços pequenos são bagunçados e ele é muito irreal, claro que tem como você ter um local super pequeno e arrumadinho, com pequenos truques como aproveitar as paredes para colocar prateleiras, utilizar móveis multifuncionais já resolvem o problema.

Você consegue sim ter um ambiente bem decorado com tudo que precisa no cotidiano, organizado, mesmo o local sendo minúsculo.

Mito 4 não se pode usar móveis grandes

Saiba que mesmo que o seu ambiente seja pequeno você pode sim usar móveis maiores esse é um outro mito comum. O que acontece tudo é dosagem. É só ter harmonia e ir combinando, jogando com os móveis e objetos e você pode sim ter acesso a muita coisa que deseja.

Um exemplo: Eu vi um sofá legal e grande queria muito! Saiba que você pode ter só que com os devidos cuidados que são delimitar a área que ele vai ocupar, colocar móveis pequenos no ambiente e evitar muita informação. 

Mito 5 ter somente o necessário

Ter somente o necessário é um mito, apesar de ser uma prática interessante em um mundo consumista é bem legal que você tenha o mínimo possível para ter um vida de qualidade e evite exageros e consumismo, mas aí é por causa de consciência não por causa do espaço reduzido.

Como já falamos o espaço pequeno não te proíbe ou inviabiliza ter o que gosta, 

desde que saiba dosar e combinar, você deve buscar trazer uma harmonia ao local. Existem móveis estilo canivete suíço que abre gaveta e porta até da onde se dúvida e cabe muita coisa ocupando pouco espaço.

Você não precisa abrir mão de tudo que gosta só tenha cuidado para não aglomerar os objetos, mas com jeitinho cabe tudo e de maneira organizada.