Cada vez mais as varandas gourmet estão virando tendência no mundo da decoração. São espaços que oferecem oportunidade de socialização, portanto merece uma decoração bonita e aconchegante.

Essa “gourmetização” das varandas surgiu com a finalidade de dar um ar de classe e sofisticação a pequenas ou grandes varandas, em casas e apartamentos. Pensando nisso, preparamos um artigo especial sobre como você pode decorar uma varanda gourmet do seu jeito.  

Varanda gourmet

Características de uma varanda gourmet

Uma varanda gourmet deve ser equipada da melhor forma aproveitando todo o seu espaço, de forma a conservar os materiais e manter o espaço confortável. São algumas características básicas de uma varanda gourmet:

  • A varanda pode até ser coberta, mas ainda sim possui incidência de luz natural constantemente e mudanças de temperatura, sendo assim o ideal é investir em móveis indicados para área externa, principalmente se você mora perto de praias, aí sim a maresia exige uma mobília com maior longevidade e material de qualidade. São alguns desses materiais: madeiras revestidas, inox e alumínio.
  • Para cadeiras ou bancos, opte por aqueles que tenham estofados, não de pano! Materiais comuns sofrem mais rápido com as mudanças de temperatura nessa área externa, além da fumaça da churrasqueira que pode deixar o cheiro, ou algum outro alimento sujar. Móveis “nus” de madeira ou encapados com estofado são as melhores escolhas.
  • Para o balcão ou pia, priorize que seja de um material de fácil higienização e manuseio dos alimentos; o mármore pode ser a melhor escolha; outras peças essenciais são prateleiras para facilitar a organização.
  • Outro ponto da “gourmetização” de varandas é levar aparelhos modernos e tecnológicos para essa área, através de eletrodomésticos portáteis e funcionais, cooktops, frigobares, diferente tipo de iluminação, dentre outros moderninhos.

Varanda gourmet decorada

Preparou todos os móveis da sua varanda? Agora é hora da decoração! Na hora de decorar sua varanda gourmet, priorize essas dicas que listamos abaixo, vão te ajudar bastante!

  • Não confunda, não é uma cozinha, e sim um espaço de suporte para servir as pessoas que ali estarão interagindo. Mesmo não sendo uma cozinha, a decoração pode envolver elementos da cozinha, como panelinhas e tábuas.
  • O importante é trazer alguma intenção na decoração do espaço, de acordo com o que você quer. Se você deseja que a varanda seja um momento para desfrutar de bons vinhos com os amigos, por que não colocar a adega nesse local? Se for um espaço para jogos, acrescente mesas e cadeiras propícias a isso. Os elementos decorativos dependem do estilo que você deseja trazer ao espaço.
  • Você pode se inspirar no estilo de decoração indicados para salas de estar, que mistura conforto e muito estilo.
  • Mantenha uma linha visual entre a decoração da varanda e do restante da residência, criando harmonia ou contraste.

Dicas para varanda gourmet em casa ou apartamento

Varanda gourmet para apartamentos

Até os menores apartamentos podem ter varandas bem decoradas e funcionais. Aproveite o espaço do apartamento para fazer ambientes integrados, criando uma continuidade da sala ou da cozinha. Uma dica é retirar a parede entre os cômodos, criando uma unidade visual e funcional, além de oferecer mais amplitude. Normalmente, os condomínios possuem regras e regimentos quanto a utilização das varandas, portanto informe-se antes de sair reformando a área.

Inspirações:

Varanda gourmet para casas

No caso das varandas em casas, a decoração e projeto costuma ser mais fácil, pois dá pra ser projetada mais fácil e ir adaptando durante a execução. Pode funcionar como um complemento do jardim, virando um tipo de área externa para confraternização, desde receber visitas no dia a dia até comemorar um grande aniversário.

Inspirações:

Exemplos de decoração de varanda gourmet

Varanda gourmet simples

É possível criar um espaço aconchegante para receber família e amigos de forma simples. Invista antes de tudo no conforto para juntar as pessoas, então poltronas com almofadas e pufes podem predominar o espaço. Mantenha sempre bem organizado e limpo, fazendo o estilo minimalista sobressair. Uma decoração simples envolve elementos de cozinha,vasos de plantas, cadeiras de cores diferentes, entre outros.

Que tal um balcão ao fundo para preparar algum lanche nem sair do ambiente? Se for um ambiente integrado com a cozinha, esse balcão pode ser o da própria cozinha americana. Uma mesinha de centro complementa na hora de servir.

Varanda gourmet pequena

Com móveis pequenos e uso de prateleiras é possível criar muito conforto e aproveitar bem o espaço dessa varandinha. Decoração vertical será bem-vinda como jardins verticais e prateleiras decoradas de acordo com o estilo que preferir. As prateleiras além de decorativas também serão funcionais para te ajudar nos pequenos serviços nessa área. Uma mesa intimista para dois fica uma gracinha num ambiente aconchegante assim.

Inspirações:

Varanda gourmet com piscina

Nas áreas externas das casas super combina ter uma piscina em conjunto à varanda gourmet, afinal é uma área de descontração e a piscina combina bem com isso. Excelente para ter também um jardim integrado, algum deck para servir bebidas, tendo a varanda gourmet como ambiente de descanso e apoio, para desde quem quer pegar uma cervejinha no frigobar a quem quer apenas sentar e vigiar as crianças se divertindo, por exemplo. Importante: Piso antiderrapante será necessário.

Inspirações:

Varanda gourmet rústica

Uma das decorações mais solicitadas (e mais bonitas) por quem vai construir uma varanda gourmet é a decoração toda trabalhada na madeira, desde o piso, móveis a demais detalhes. Móveis antigos de madeira, mesas que imitam troncos, prateleiras expostas nas paredes, e assim. Esses elementos em contraste com outros em metal, no estilo vintage ou com cores vibrantes criam uma atmosfera rústica e bem divertida. Iluminação natural é muito importante!

Inspirações:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here