Perfeito para trazer um ar aconchegante, caseiro e tradicional a qualquer ambiente, os tapetes de crochê ainda continuam sendo um xodó da decoração dos mais preferidos dos brasileiros. São bonitinhos, confortáveis, gostosos de pisar e são visualmente uma técnica muito rica de detalhes.Tapete de crochê (barbante)

Já pensou se você mesmo não faz o seu tapete de crochê? A gente vai te ensinar hoje num passo a passo rico e bem explicadinho, e logo depois você pode conferir belas inspirações para colocar seu novo tapete de crochê em diferentes ambientes e estilos.

Como fazer tapete de crochê com barbante?

A técnica de fazer materiais de crochê com barbante representam o resultado de anos de aperfeiçoamento para atingir a praticidade e facilidade do ato, tornando-se um trabalho rico, bonito e com criatividade de sobra.

A princípio pode ser difícil de entender ou de fazer a técnica, mas com o treino diário, se você realmente quer aprender, vai se acostumar e pegar rapidinho! E muito além de decorar a sua casa, essa nova técnica pode virar um novo tipo de renda na sua vida. Se liga nas dicas a seguir:

  1. Materiais necessários para fazer tapete de crochê
  • Rolo de barbante tamanho 6;
  • Agulha para crochê de 4mm;
  • Agulha de tapeceiro (serve para unir os círculos);
  • Tesourinha (serve para a parte de acabamentos).
  • Referência do desenho ou arte no formato que deseja fazer o seu tapete.
  1. Passo a passo (tutorial) de como fazer tapete de crochê

Confira abaixo um tipo de tutorial padrão sobre como fazer um tapete com a técnica do crochê para iniciantes. Importante ter a mínima noção das nomenclaturas de pontos e amarrações da técnica.

Tapete de crochê com círculos

  • Para começar, faça um anel mágico com o barbante, subindo 3 correntinhas e 12 pontos altos dentro do círculo; os pontos devem ser feitos com muita atenção e precisão;
  • Arremate essa e todas as carreiras com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto da carreira (corrente do início ficam apenas para que a carreira tenha visual melhor, mais fechada);
  • Em seguida, suba 2 correntes e faça 2 pontos altos para cada ponto de base, arrematando; no total, serão 24 pontos;
  • Suba 2 correntes e faça 2 pontos altos; depois, siga a sequência de 1 ponto alto, 2 pontos altos, 1 ponto alto, seguindo até o final;
  • Depois, arremate um total de 36 pontos; depois arremate os fios que sobrarem, escondendo dentro dos pontos;
  • Com esse passo a passo acima você cria círculos; repita quantas vezes quiser, fazendo quantos círculos quiser para montar seu tapete;
  • Faça a união dos círculos com a agulha de tapeceiro e desencontre os círculos em cada carreira, para que no tapete não fique com muito espaço entre eles; planeje bem a disposição entre os círculos para interligá-los;
  • Sugestão: Pode variar as cores dos círculos, criando um tapete neutro, ou bem colorido, de 2 cores, tons sobre tons, você quem decide.

tapete-de-croche-barbante

Videoaula de como fazer tapete de crochê

Se não ficou muito claro, confira um vídeo a seguir onde a técnica é bem explicadinha e ilustrada pela profissional, focando bem nos detalhes de cada tipo de ponto e demais técnicas. Ela vai ensinar você a fazer um tapete simples, bonito, para usar onde bem desejar. Se liga:

Dicas e inspirações de tapete de crochê

Agora que você aprendeu mais ou menos como funciona a técnica de fazer um tapete de crochê de barbante, vai adorar as sugestões que separamos pra você se inspirar e querer decorar diferentes cômodos da casa com um tapete de crochê. Inspire-se!

  1. Tapete de crochê para cozinha

A cozinha por si só já é um ambiente acolhedor, e se ela tiver uma decoração rústica, mais tradicional, que envolva armários de madeira quente, tapetes de crochê poderão agregar mais ainda na decoração. Pode ficar próximo à pia, rente ao móvel, servindo de suporte para não molhar o chão e decorando ao mesmo tempo. Há quem combine o jogo de tapete de crochê também as toalhas de mesa e demais panos da cozinha.

Inspirações:

2. Tapete de crochê para banheiro

No caso dos banheiros, onde o material cai perfeitamente, você ainda tem a opção de brincar e decorar com os kits de crochê, os quais geralmente contém um tapete para ser colocado perto do vaso sanitário, outro para o tampo do vaso e outro tapete para usar próximo à pia.

Além do mais, podem ser itens decorativos que combinem com a mobília do banheiro, cortina do box, cortina das janelas e também jogo de toalhas dos moradores.

Inspirações:

  1. Tapete de crochê para sala

Para escolher o tapete para sua sala, verifique antes o espaço disponível e tamanho da área que deseja que o tapete atinja. Na maioria dos casos, são usados para delimitar espaços, como uma área de conforto contendo um sofá em L e um tapete ao centro, por exemplo, assim fica claro que o tapete pertence aos pés de quem sentar ali.

Combine as cores do barbante com as almofadas, cortinas ou demais objetos decorativos da sala!

Inspirações:

  1. Tapete de crochê com gráfico

Assim como outras técnicas de costura e bordado, o crochê também tem gráficos que podem nos ajudar com nossas criações. Esses gráficos foram desenhados para orientar a criação e execução dos pontos. Se você precisa de sugestões e de desenhos para praticar mais vezes, confira os gráficos a seguir!

Sugestões de gráficos de tapete de crochê:

  1. Tapete de crochê quadrado

Tapetes quadrados se encaixam bem em espaços delimitados, como uma sala pequena com uma mesa de centro acima, ou também abaixo de uma mesa quadrada na sala de jantar, ou simplesmente num cantinho de leitura ou espaço livre da casa, trazendo mais conforto e aconchego.

Inspirações:

  1. Tapete de crochê com flores

As flores podem ser o centro das atenções do seu tapete, inclusive contendo maior relevo com pontos mais altos e cheios ao centro. Não apenas pode conter flores, como ser em formato de flor. As opções são diversas!

Inspirações:

  1. Tapete de crochê redondo

O formato redondo para tapetes de crochê criam uma possibilidade infinita de efeitos visuais, em forma de espiral, mandalas, brincando com cores diferenciadas entre as circunferências e assim vai.

Fica bem abaixo de mesas redondas, ou no centro de um ambiente como sala de estar, e também é um tipo de decoração para ambientes infantis, com a intenção de aconchego e carinho.

Inspirações:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here