A decoração tem dessas manias de reciclar e reaproveitar objetos dos mais variados tipos tornando-os úteis e decorativos dentro das nossas casas, não é verdade? Mas quem diria que o mundo da decoração daria chance para esses objetos muitas vezes ignorados, quase sempre enferrujados ou velhos, que são os tambores, também conhecidos como barris ou tonéis. Já pensou em usar tambor decorativo na sua casa? Venha conferir dicas de decoração!Decoração com tambor

De onde vem a decoração com tambor?

Inicialmente, os tambores mais usados eram aqueles de óleos, servindo para algum tipo de apoio em ambientes externos ou garagens, com funções básicas de guardar qualquer coisa ou até mesmo servindo de lixeira. Sua característica primária remete a uma decoração de ambiente industrial por ser um item metálico.

Atualmente, a ideia é reformá-los e torná-los objetos de decoração e utilidade na parte interna de casas, restaurantes e até os mais modernos escritórios.

Virou uma área de decoração reformar tambores, em que os profissionais personalizam de acordo com a preferência do cliente, com variadas cores, estampas, frases, entre outras opções. Mas para quem deseja opções já prontas do produto, é fácil encontrar à venda nas lojas mais modernas de decoração e também na internet.

6 formas de usar tambor na decoração

1. Tambor como apoiador na sala

Usar o tambor decorativo num ambiente aberto como a sala é sinal de muito estilo e ousadia dentro de casa, viu? Na sala, pode ser usado como algum tipo de apoiador para uma luminária, vaso de plantas, um telefone antigo ou quadros com fotos.

Combina muito com uma decoração mais pop, retrô ou vintage, principalmente se estiver nos tons de cor mais clássicos, como o preto básico. A ligação com ambiente industrial ainda pode existir, acompanhando uma parede sem revestimento, por exemplo!

Inspirações:

2. Tambor como luminária

Uma das formas mais ousadas de usar tambor decorativo é fazendo uma luminária com a estrutura deles! Ideal para ambientes altos, com caráter de decoração industrial. E ainda dá pra brincar com as cores dessa iluminação, basta pintar a parte de dentro do tambor com a cor que você desejar que reflita.

O tambor pode ser usado inteiro, deixando a luz interna menos evidente, ou cortado na metade para a luz sair com maior incidência sobre o ambiente. Brinque com a instalação de uma ou mais lâmpadas dependendo do seu espaço disponível no teto.

Inspirações:

3. Tambor como base para mesas

O tambor pode servir como base para diferentes tipos de designs de mesas, tanto para casa quanto para outros ambientes, como restaurante ou escritório. Para uma ideia mais clássica, um tampo de vidro sobre dois ou mais tambores do mesmo tamanho fica excelente; uma super bancada de madeira também fica legal, principalmente em cozinhas americanas; ou você pode fazer um tampo redondo sob medida, do tamanho exato do tambor, virando uma mesinha de apoio ou até uma mesa de centro se cortado do meio.

Inspirações:

4. Tambor como pequenos armários

As possibilidades de transformar tambores em armários são infinitas! Você pode dividir o objeto ao meio e colocar rodízios na parte interna, montando um pequeno armário. Esse novo móvel poderá servir de prateleira exposta, caso não tenha porta, ou pode ter porta, ficando fechado quando em desuso. Uma boa ideia é colocar prateleiras de madeira na parte de dentro também, se tornando um bom móvel para um barzinho perto da cozinha!

Inspirações:

5. Tambor como apoio de pia

Para um banheiro de design ousado, o corpo do tambor também pode servir como apoiador para a cuba da pia! Basta fazer um buraco de encaixe na parte superior do tambor e instalar sua pia. Criativo, não?

Inspirações:

6. Tambor como sofá ou poltrona

Esse tipo de decoração exige uma habilidade maior para fazer! Você pode transformar tambores em excelentes sofás, coloridos e criativos, para sua casa.

O melhor profissional que vai te ajudar com isso é o serralheiro! Basicamente, uma área deve ser cortado pelo meio do tambor e a lateral retirada vira o encosto do sofá. Para agregar ainda mais a essa sala de estar, um pedaço de tambor pode virar a mesinha de centro. Uma decoração única e descolada que vai encantar suas visitas.

Inspirações:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here