Através do INSS, milhares de brasileiros recebem suas aposentadorias por invalidez ou doença e outros benefícios ligados a programas do Governo Federal, como salário-família, reabilitação profissional, dentre outros.

Esse pagamento é feito através dos bancos e para organizar todo o processo, todos os anos o Governo divulga uma tabela para os contribuintes ficarem informados.

Para entender como funciona a tabela do INSS de 2019, confira a seguir!

INSS

Quem tem direito ao INSS?

Antes de saber como funciona o recebimento do INSS 2019, é preciso saber quem pode e tem direito de receber. Em suma, todo mundo que contribuiu com o INSS nos últimos 12 meses tem o direito.

Também quem se afastou do trabalho por conta de acidentes ou está com doenças previstas em lei como cânceres e tuberculose, não precisando estar dentro dos 12 meses de carência.

E se você é contratado pelo CLT, ainda tem direito a mais 15 dias, incluindo remuneração.

Para que serve a tabela do INSS?

Imagine todos os aposentados e pensionistas do INSS do Brasil indo aos bancos para receberem seus benefícios.

Chances altas de tumulto, não é mesmo? Com o objetivo de controlar a retirada do benefício, a tabela de pagamento de benefícios serve para ajudar a pessoa a saber quando poderá tirar seu benefício diretamente no banco e organizar melhor os processos de retirada nos bancos.

Tabela de pagamento de benefícios INSS 2019

Confira abaixo a tabela atualizada pela Previdência Social para o ano de 2019; uma vez divulgada, a tabela é fixa e não sofrerá alterações, somente no próximo ano.

Perceba que os pagamentos para 2019 estão distribuídos entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, variando para quem recebe até 1 salário e para quem recebe mais de 1 salário mínimo.

calendario INSS

Quem recebe pela tabela do INSS?

Para receberem seus benefícios, podem se guiar pela tabela todos os aposentados e pensionistas que enquadram em: aposentadoria por invalidez, ou por idade, ou por tempo de contribuição, que recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade ou salário-família (pagos pelo INSS).

Válido também para idosos com 65 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiência (dentro da Lei Orgânica da Assistência Social).

Como consultar a tabela do INSS 2019?

É simples. Para saber a partir de qual data seu pagamento estará disponível, é só ter em mãos o número do seu benefício. É um padrão formado por 10 dígitos, sendo sua numeração única. Exemplo: 555.555.554-5.

Para conferir na tabela, você deve prestar atenção no penúltimo algarismo, que no exemplo que demos anteriormente é o número 4.

E então procure este número na tabela de benefícios do INSS 2019 na área correspondente à quantidade de salários mínimos que você receber (um ou mais).

Como sacar o INSS 2019?

O pagamento é realizado num banco escolhido pelo usuário do benefício. O prazo para o saque é de 60 dias, ou seja, até o final do mês seguinte; caso não saque em tempo, o benefício é bloqueado e o usuário deve ir a uma unidade do INSS solicitar desbloqueio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here