O sofá é um item essencial na montagem da sala, tanto para funcionalidade quanto para conforto. Muitos pensam que é um item para uso comum, portanto ele não precisa estar em destaque na decoração, mas isso é bem errado de se pensar.

Mas se você chegou até aqui é porque pensa diferente! Você está em busca de toda a elegância e sobriedade que um sofá na cor preta pode trazer ao ambiente, além de milhares de possibilidades decorativas.

Para aprender a escolher um modelo certo e a decorar da melhor forma, confira nosso artigo a seguir sobre sofá preto.

Sofá preto

Como escolher sofá preto?

A ousadia já começa quando você opta por um sofá preto! Agora, os próximos passos são estudar os detalhes da sua sala para comprar o melhor sofá no modelo desejado.

  1. Medidas: Respeite as medidas da sua sala. Antes de escolher cor ou modelo, o sofá deve encaixar perfeitamente no cômodo, considerando conforto para todos na casa e de modo que não atrapalhe na circulação do espaço nem fique em cima da televisão. Considere sofás menores em ambientes pequenos e insira puffs ou poltronas como complemento, até mesmo em outras cores.

 

  1. Modelo: Sofás estão disponíveis em diferentes modelos, tais como sofá de 2 a 4 lugares, sofá de canto, sofá retrátil, sofá-cama, sofá com chaise, sofá-baú e assim vai. Essa escolha depende diretamente também das medidas da sua sala, da intenção desse sofá na sala e também no seu estilo de decoração.

 

  1. Tecido: A escolha do tecido do seu sofá preto tem tudo a ver com funcionalidade, decoração e facilidade para limpeza. Tecidos sintéticos são mais comuns e fáceis de limpar; já os de chenille são bem confortáveis, porém difíceis de limpar; sofás pretos ficam super elegantes em couro, ainda que sintético ou ecológico, sendo bem fácil de limpar e de tecido bem elegante. Preze também por um tecido que não seja muito frio ou quente de acordo com sua localidade, assim perde totalmente o conforto no cômodo. O material depende muito de cada gosto.

 

  1. Estampa: Para não ter erro, um sofá preto deve ser essencialmente de estampa lisa, assim a liberdade decorativa ao redor é maior. Se você compra um sofá preto estampado, a decoração do ambiente referente a outras cores e texturas ficará mais limitada. E saiba que é mais econômico investir num sofá de estampa lisa e decorar com almofadas e mantas por cima do que comprar sofás já estampados.

 

Como decorar o sofá preto?

O fato de preto ser uma cor sóbria e, principalmente, se o sofá for se estampa lisa, os sofás pretos apresentam uma versatilidade muito grande para a decoração, desde as mais coloridas às mais sérias e elegantes. Saiba mais:

Sofá preto de courino e couro

Seja de couro original ou sintético (courino), esse tipo de tecido em sofás dá um tom muito elegante, além de ser bem resistente, durável e fácil de limpar.

Para manter a decoração sóbria no ambiente, decore com tons cinzas e branco, por exemplo, mantendo a linha sóbria; considere decorar com poltronas de couro também, distribuindo melhor a textura desse tecido pelo espaço; as almofadas de decoração podem ser também de couro, mantendo a linha.

Sofá preto com almofadas

Almofadas coloridas com ou sem estampas quebram o padrão neutro do sofá preto, e o contraste entre as cores enche de vida o ambiente! Podem ser cores uniformes, completamente diferentes, estampas que brincam entre si ou até um elegante degradê entre as almofadas.

Perfeito para um ambiente claro, com visual mais descolado. Vale considerar almofadas de design e formatos diferenciados, ok? Seja criativo, o fundo preto no sofá permite!

Sofá preto com papel de parede

Outra forma de criar sintonia decorativa na sala é associando seu sofá preto a um papel de parede diferente na parede em que ele está posicionado. Cria uma quebra visual muito bonita se for colorido e impactante!

Sofás pretos de estampas lisas permitem papéis de parede de listras, bolinhas, arabescos, mandalas, ou qualquer outro tipo de estampa mais diferente. Pode inovar! Para manter a sobriedade, que tal listras preto e branca ou estilo zebra atrás do sofá preto?

Para ainda mais luxo, detalhes em dourado ou prata ficam excelentes em papéis de parede! E o clima pode ser quebrado completamente com um amarelo retrô ou rosa-choque, que tal? Seja criativo na hora de escolher cores e textura para seu papel de parede.

Alguns modelos de sofá preto

Sofá preto de canto

Perfeito para encaixar em alguma quina da sala, o sofá preto de canto pede uma decoração extra ao centro da sala, como uma mesinha e um tapete bem bonitos.

A sugestão de decoração da vez é um lindo jarro de plantas ao centro ou aos arredores das quinas desse sofá, para o verde e colorido das flores e folhas entrar em contraste com o preto do sofá. Um lindo tapete ao centro também decora bem e conforta o espaço.

Sofá preto retrátil

O sofá retrátil é excelente para salas menores onde é necessário abrir somente em alguns casos, e também para servir de cama para visitas, por exemplo. Também é um item que pede um tapete e boas almofadas para manter conforto no ambiente.

E não se esqueça de uma boa iluminação, principalmente em locais limitados, para não causar sensação de aperto no ambiente devido à cor escura do sofá quando ele estiver estendido.

Sofá preto com chaise

Perfeitos para salas onde o conforto é necessário, como salas de TV ou de cinema, por exemplo, o chaise no sofá preto cria ainda mais elegância. Para manter o conforto, opte por almofadas ou mantas coloridas e felpudas, além de um tapete ou carpete bem favorável no ambiente.

Esse tapete pode combinar com as almofadas, que tal? Assim o neutro do preto do sofá recebe bem as outras cores no ambiente.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here