Uma técnica tradicional de decoração que cada vez mais é valorizada pelos lindos resultados e preço acessível é a de rebaixar o teto com gesso, que cria uma atmosfera mais aconchegante no ambiente, além de que é bem bonito, né?

Além da beleza, é uma forma de decorar o teto para disfarçar imperfeições, como quando há tubulações aparentes ou vigas, por exemplo. Se liga no texto a seguir para saber mais sobre rebaixamento de gesso!

Rebaixamento de gesso

Como fazer rebaixamento de gesso simples?

O rebaixamento de teto simples consiste num design que parece que o teto está flutuando, pois o gesso é construído no teto relativamente distante das paredes. A seguir, um passo a passo de como o rebaixamento de gesso é feito:

  1. Marcação: Primeiro é feita uma marcação de todas as guias no teto, nas quais serão inseridas as placas de gesso, respeitando distância de fixação e modulação dos perfis.
  2. Fixação: Depois são inseridos os suportes niveladores, com espaço para bucha e parafuso e os pinos de aço para encaixe das placas.
  3. Amarração: Por fim, é feito o encaixe das chapas de gesso. Para as juntas entre as placas, cuba com fita e massa, além de tampar parafusos visíveis também com massa. É um processo que exige mão-de-obra especializada, tanto por segurança quanto para manter a qualidade da reforma.

Dicas de rebaixamento de gesso e iluminação

  1. Considere iluminação embutida. Aproveite que com o gesso é um procedimento fácil de fazer, utilizando spots no ambiente e também recortes no teto maiores para encaixe de lâmpadas mais larga ou em mais quantidade.
  2. Direcione a luz vinda do gesso para iluminar determinados pontos no ambiente, seja um foco na mesa de jantar ou até um objeto decorativo no local.
  3. Utilize uma luminária principal para o ambiente e acrescente iluminação complementar através de pontos distribuídos pelo teto em pequenos spots.
  4. Não se esqueça de definir os pontos elétricos para a iluminação antes de fechar o gesso, ok? Assim fica mais simples no encaixe depois que a amarração das placas terminar.
  5. E o padrão sobre cor de luz se mantém no rebaixamento: Luz branca para ambiente moderno e sofisticado e luz amarela para ambientes intimistas e aconchegantes.

Rebaixamento de gesso em quarto

Nos quartos, que tal uma luminária pendente através de um encaixe no gesso do teto? Mais moderno, impossível né?

Outra sugestão é criar vãos entre o gesso e parede, os quais com a iluminação natural vinda de uma janela cria uma sombra no teto que até decora o ambiente.

E se o seu quarto já tem bastante aconchego de móveis de madeira, invista numa iluminação amarela embutida no gesso, a qual, dependendo da intenção, cria aconchego e até um ambiente mais sensual; essa ideia também vale pros closets, ficam lindos!

Rebaixamento de gesso em cozinha

Na cozinha, é possível criar um ambiente super aconchegante com o auxílio da boa iluminação. Sendo assim, uma ideia é trabalhar com rebaixamento de gesso ao redor da luminária ou usar nas laterais lindos spots.

E se for por cima de ilhas ou bancadas então? Assim a sua cozinha fica ainda mais aconchegante para receber amigos e familiares. O gesso no teto também pode seguir a linha da mobília ou da pia por exemplo, criando um ambiente equilibrado, do chão ao teto.

Rebaixamento de gesso em sala

O rebaixamento do teto em salas deixa o ambiente mais intimista, mas em salas muito pequenas, pode causar um efeito de “aperto”; para fugir disso, insira na decoração espelhos que refletem super bem o efeito do gesso no teto e iluminação, como também ampliam o ambiente e prolongam todo o visual.

Cuidado com os efeitos de iluminação direcionada vindo do gesso para não causar reflexo na TV! E não poupe esforços decorativos na sala, que é o ambiente mais receptivo da casa. Sendo assim, capriche na iluminação, spots e luminárias pendentes do teto rebaixado.

Sua sala é integrada com a cozinha ou sala de jantar? Um design divisor no teto rebaixado de gesso ajuda na divisão discreta dos espaços! São muitas ideias, inspire-se!

Rebaixamento de gesso em banheiro

Para um banheiro moderninho, invista em linhas retas e bem marcadas. Uma ideia legal é fazer uma abertura larga no gesso próxima ao espelho e inserir iluminação ali, criando um ambiente bem bonito, amplo e com mais profundidade.

Outra boa ideia é fazer um rebaixamento de gesso com um pequeno vão entre o gesso e a parede, conferindo leveza e elegância no teto.

E se você tem uma banheira, a ideia é fazer uma iluminação embutida no teto direcionada para a parede, criando aquele efeito de “wall wash”, em que a luz “lava” a parede. Lindo!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here