O quarto montessoriano vem sendo empregado cada dia mais, ele é um quarto que foi desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori. Ela foi uma revolucionária na área da educação, quando propôs uma reforma na forma de ensinar que valorizasse a autonomia e o desenvolvimento próprio das crianças, sempre de acordo com as suas limitações.

quarto mentessoriano

Sendo assim, o quarto montessoriano por definição deve ser planejado de forma que permita a circulação e a exploração da criança, sem abrir mão da segurança desta.

O que é quarto bebê montessoriano

O quarto montessoriano tem como objetivo e promover a autonomia das crianças, para que as mesmas cresçam com mais independência, no entanto, é necessário monitorá-las com frequência.

quarto mentessoriano

O ambiente deve ser totalmente elaborado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, desta forma a criança deve circular livremente no ambiente explorando as coisas que estão a seu alcance.

Elementos da composição

Os elementos que compõem o quarto montessoriano é a cama, ao contrário do berço que é  convencional, a cama cria a opção da criança sair dela e circular pelo quarto. No entanto usa-se um colchão no chão ou um futon em cima de um estrado. Para evitar que o bebê role o ideal é proteger a cama com almofadas ao redor.

quarto mentessoriano

Os tapetes, barras e espelhos também são utilizados como elementos na estimulação sensorial da criança. Os espelhos devem ser posicionados na altura da criança, para que ele possa se reconhecer e analisar seus próprios movimentos, é bom lembrar que os espelhos devem ser em acrílico. Já os tapetes ajuda a proteger os pequenos do frio, e as barras fixas auxiliam a criança a se apoiar.

quarto mentessoriano

Já a mobília também devem ter a altura das crianças, desta forma ao invés de armários, são usados nichos abertos, para que a criança consiga acessar todos os brinquedos sem necessitar a ajuda de adultos.

Os brinquedos e objetos não podem ser muitos e devem estar a alcance das crianças, deve também fazer a troca dos brinquedos em tempos em tempos. A decoração deve ser lúdica para estimular a criatividade e imaginação da criança.

Decoração de quarto montessoriano [Fotos]

A decoração deve ser feita de preferência minimalista, sempre com poucos brinquedos e sempre com esquema de rodízio, ela deve ser lúdica para estimular a criatividade e imaginação da criança. Na decoração podemos destacar a utilização de  quadros, lousas, jogos de lego entre outros.

Para entender melhor separamos 20 fotos de quartos decorados no estilo montessoriano, confira:

Para qual idade

A maioria dos especialista indicam o quarto montessoriano deve ser indicado para os bebês que já tenham idade para entender, que já consigam participar com os pais na organização do quarto, é necessário também que a criança saiba onde fica as coisas para que possa acessá-las e também guardá-las. No entanto para a idealizadora do projeto Maria Montessori, o quarto pode ser utilizado a partir do nascimento do bebê.

Mas o quarto montessoriano é perigoso?

Muito pelo contrário, o quarto propões mais acessibilidade para bebês e crianças, para que eles possam ter mais autonomia e liberdade mais cedo. Entretanto é ideal que você tome medidas de seguranças necessárias como não deixar quinas nos móveis, ter um espelho que as pontas não cortem, cuidado com os itens que estão no alcance das mãos, tomadas abertas e etc..

Tomando cuidados básicos, você não correrá nenhum risco e terá um quarto maravilhoso seu bebê.

Quarto montessoriano para menino

Para o quarto do menino utilize cordões de luzinhas ou lâmpadas de LED nas paredes e no teto, use cabaninhas pois elas funcionam como elemento lúdico, é interessante utilizar cores em tons claros como azul, cinza, branco, pastéis. Outra dica é colocar tatames ao invés de tapete.

quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano

Quarto montessoriano para menina

O quarto montessoriano para menina não é muito diferente do quarto para menino, nele também são utilizados os mesmos objetos e mobília, ele apenas se difere entre as cores, modo de decoração, e objetos que estão relacionados com o tema feminino.

quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano

Para casal

Se você não tem quartos separados e tem um casal de filhos, você pode utilizar a mesma técnica. Basicamente você vai fazer como um quarto normal, a diferença é a forma da decoração ser unisex, no caso uma decoração que atenda ambos.

quarto mentessoriano quarto mentessoriano

Neste quarto pode ser colocada uma cama grande para ambos ou camas independentes. Você pode até mesmo dividir o quarto em duas cores para passar a ideia de dois ambientes. Utilize objetos como nuvens, árvores, animais entre outros que não remetem a um sexo especifico.

Quarto montessoriano para recém nascido

Segundo Montessori, o quarto deve ser montado de acordo com a necessidade comportamento específico de cada criança. Neste caso propõe que se trabalhe todas as possibilidades de aprendizado para cada fase de desenvolvimento, sendo esta ser possível desde o nascimento.

Fotos de quarto montessoriano completo

Para que o quarto seja completo é indispensável possuir no quarto espelhos, armários baixos, tapetes, barras fixadas nas paredes, cabaninhas, brinquedos e objetos que as crianças consigam pegar, a cama que de a altura para a criança subir e descer sozinhas.

quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano quarto mentessoriano

Se você está pensando em montar um quarto montessoriano na sua casa e tem alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo e em breve vamos tentar te ajudar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here