A hora da chegada do bebê é um momento maravilhoso, entretanto devemos pensar bastante em todos os detalhes na hora de fazer um quarto de bebê planejado. Na maioria das vezes o casal não consegue fazer o planejamento do cômodo da casa onde será o quarto do bebê, ficando muitas vezes atordoados com tanta informação.

quarto de bebe planejado

O quarto do bebê geralmente é um local que possui muitos móveis e artigos de decoração, o que acaba exigindo um espaço maior . Veja abaixo os principais passos a serem tomados na hora de fazer um quarto de bebê planejado.

Como planejar o quarto de bebê

Os meses passam bem rápido e quando reparamos o nascimento da criança está aí. Por isso é imprescindível conciliar as consultas médicas e a montagem do quarto do seu bebê sem embromar.

Foi pensando nisso que elaboramos algumas dicas super valiosas, entre elas se destacam: busque por referências visuais, defina todas as prioridades, defina um tempo determinado, faça os cálculos com o valor total do orçamento planejado, faça a montagem dos móveis, escolha o enxoval e preze pela segurança no bebê.

Checklist do quarto do bebê

Elaboramos um checklist com os principais itens essenciais para o quarto do bebê planejado.  Afinal um bom planejamento pode facilitar bastante a vida da mamãe e do papai. Entre os itens estão:

    1. Berço;
    2. Cômoda;
    3. Trocador;
    4. Poltrona;
    5. Cama;
    6. Mosquiteiro;

Quarto de bebê planejado simples

Bom se você optar por fazer um quarto planejado mais simples, certamente é por dois motivos, ou você não quer um quarto muito carregado ou quer economizar pois o orçamento está apertado

Um quarto planejado que está super em alta é o tipo montessoriano. Esse tipo de quarto foi desenvolvido por uma educadora, Maria Montessori. A ideia é ter um quarto mais minimalista e que proponha a autonomia e liberdade dos bebês. Conheça mais em nosso artigo exclusivo com mais de 100 fotos de quartos montessoriano

Se você quer economizar, vale pensar em móveis de bebê modulados. São móveis que dão uma impressão de planejados para o ambiente e são super em contas. Veja alguns:

Você pode pensar também em utilizar berços que viram cama, desta forma já fica uma economia para o futuro!

Quarto de bebê planejado pequeno

É possível sim fazer um quarto de bebê planejado mesmo que o ambiente seja pequeno. Primeiramente devemos reduzir a quantidade de móveis, existem já no mercado alguns modelos de berço acoplado a cômoda, que podem ser de excelente serventia no espaço pequeno.

Segundo deixe um espaço entre os móveis para que haja a passagem dos pais no quarto, lembrando sempre de preservar uma boa  circulação no ambiente.

quarto planejado pequeno quarto planejado pequeno

Evite cores com tons escuros, pois eles deixam a impressão que o ambiente é mais pequeno que o normal, procure optar por tons mais suaves e claros, outra dica é adicionar faixas verticais, elas contribuem com a expansão do espaço.

quarto planejado pequeno quarto planejado pequeno

Outra opção é colocar objetos decorativos como ursinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos, entre outros, causa um efeito lindo e não ocupa muito espaço no ambiente. OBS: Tome cuidado com muita pelúcia e itens que acumulem poeira no quarto, se o bebê for alérgico isso pode trazer problemas.

Quarto de bebê planejado grande

Já no quarto de bebê grande os papais podem aproveitar bastante na incremento. No entanto, pode parecer mais fácil planejar um quarto de bebê grande, porém na verdade pode ser bem mais complicado.

Preencher o ambiente e deixar tudo harmonioso pode ser um baita desafio. Algumas dicas são: Tente utilizar itens no teto, separe os móveis, use bastante prateleiras para expor os brinquedos e presentes, faço um espaço para o bebê brincar e engatinhar. Separamos alguns inspirações para vocês:

Móveis planejados para quarto de bebê

Fazer a escolha dos móveis do bebê é uma missão nada fácil, mas é um grande passo  ser tomado para a tão esperada chegada do baby. Alguns casais preferem colocar no quarto do bebê, móveis totalmente planejados, os quais por sua vez trazem inúmeras soluções para os problemas com espaço e praticidade no dia a dia.

Todos os móveis como o berço, poltronas, guarda-roupa, cômodas, closet, entre outros, necessitam claramente de espaço. Foi pensando nisso que elaboramos algumas dicas de como elaborar os principais móveis planejados do quartinho do bebê.

Berço

Escolha um berço que possua duas alturas ou grade móvel, isso facilitará bastante no manuseio do neném nos primeiros meses. De preferência para berços com grades arredondadas e com no máximo 8 cm de separação de uma grade a outra. Deve ser colocado entre os espaços da  janela e das portas, para evitar as correntes de ar.

Guarda-roupas

De preferência a móveis que sejam fáceis de limpar e que não sobrecarregam o quarto. Caso os móveis forem de madeira, prefira os que possuem tons claros como marfim. Os pais encontram no mercado várias opções de móveis, entre eles conjugar o guarda-roupa com o berço.

Poltronas

Já as poltronas devem ser adaptadas para que a mamãe consiga apoiar a planta dos pés no chão e as costas inteiras no encosto, deve também ter apoios para os braços para poder segurar o bebê. A poltrona também deve ficar localizada em um local com boa iluminação e ao lado deve dispor de uma mesinha de apoio para colocar mamadeira, jarro de água, entre outros. Uma outra opção é colocar um sofá cama ao invés da poltrona.

Cômodas

A cômoda deve ter no mínimo a altura apropriada da mãe, deve ter também todos os utensílios proximo a mão para não se distanciar do bebê. Uma opção interessante seria colocar em seu projeto, o acoplamento da cômoda junto ao berço, sendo mais viável todo o seu manuseio.

Closet

Se você possui o espaço para um closet, é uma opção que pode ser inserida no projeto, ele geralmente fica localizado dentro do banheiro. É no closet que colocamos todas as roupinhas e utensílios que são utilizados no dia a dia do bebê. São várias as empresas que disponibilizam projetos encantadores.

Uma das vantagens de se ter um closet é porque você vai liberar espaço no quarto e pode explorar mais ainda o potencial do ambiente. Você pode por exemplo fazer um quarto montessoriano que está super em alta.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here