Sua casa está linda, bem decorada, arrumadinha, mas… Parece que ainda falta alguma coisa, não é mesmo? E que tal se você der um up na decoração do ambiente com quadros decorativos? Eles são peças importantes que costumam dar o toque final na decoração de diferentes espaços, como sala, quarto ou cozinha.

Quadros têm uma forma única de expressar a personalidade e gosto pessoal do dono da casa ou da família que nela vive, pois carrega cores, formas, desenhos, além das molduras que podem ser de inúmeros tipos. Se você quer decorar com quadros, está no texto certo! Venha aprender com a gente no artigo de hoje como usar quadros decorativos da melhor forma possível.Quadros decorativos

Dicas de como compor quadros decorativos

Não existem regras fixas de decoração, mas existem regras de harmonia para decorar da forma mais bonita com os quadros! Confira abaixo:

  • Os quadros devem estar pendurados de modo que seu centro esteja a 1,60 m do chão, que é uma altura boa para os olhos de pessoas altas ou baixinhas.
  • Se estiver numa parede acima do sofá, cuide para que a altura esteja de 20 a 25 cm acima do encosto do móvel, para não atrapalhar ninguém batendo cabeça neles enquanto está sentado, né?
  • Para a parede acima da cama, respeite uma altura de 60 cm do chão ou 20 cm a partir da cabeceira da cama.
  • Escolha estampas e cores que combinem entre si, como desenhos diferentes de um mesmo tema, ou quadros que se complementam visualmente, como fotografias repartidas, dando a ideia de continuidade.
  • As molduras devem ter design semelhante entre si, mas você pode combinar diferentes cores ou formas, desde que fique harmônico.
  • Mantenha um mesmo tema ou estilo para determinado conjunto de quadros. Pode ser geométrico, com paisagens, natureza, animais, florais, temas de música, nerd, entre outros; como também fotos de família ou pessoais.
  • Brinque com os tamanhos dos quadros em composições na vertical ou horizontal. Por exemplo: 3 quadros do mesmo tamanho alinhados; 1 quadro maior ao centro com 4 menores ao redor; 2 quadros ao centro e vários outros menores ao redor; e assim vai, depende da forma que deseja dispor os quadros no ambiente.

Veja abaixo algumas composições:

como compor quadros

Quadros decorativos para a sala

Para uma sala moderna e bem iluminada, quadros decorativos com fotos de paisagens, cidades, natureza ou afins inspiram bastante o ambiente. Fotos de alguma viagem sua que foi incrível e merece ser sempre lembrada também valem a pena terem exposição na sala! Outra decoração boa para a sala é com estampas geométricas, que dão um ar contemporâneo e sóbrio ao ambiente.

Inspirações:

Quadros decorativos para quarto

Quartos são ambientes de conforto, aconchego e personalidade. Que tal uma combinação de quadros que exploram diferentes formas e desenhos em preto e branco? Também podem ser frases que representem bem a pessoa ou pessoas que dormem ali. Uma dica bem legal é fazer a mesma moldura para esses quadros do mesmo material da cabeceira da cama, dando uma linha visual única. Para os mais jovens, quadros decorativos são os novos pôsteres de antigamente, então é também uma nova forma de decorar com suas bandas ou filmes favoritos.

Inspirações:

Quadros decorativos para cozinha

O tema “cozinha” fica ainda mais divertido em forma de quadros decorativos. É fácil encontrar conjuntos de quadros com elementos básicos da cozinha, como panelas, talheres, xícaras, entre outros, em forma de desenhos minimalistas, ou bem coloridos, prontos para decorar as paredes. Cores que ficam excelentes no ambiente da cozinha são amarelo, vermelho e laranja, que remetem à alimentação e são vivas na decoração! Para uma cozinha mais elegante ou sóbria, invista em quadros com frases também. Outra ideia são quadros em inox, que é outro material presente nas cozinhas. Seja criativo!

Inspirações:

Quadros decorativos para quarto de bebê

Quartos de bebês geralmente são decorados com cores leves, em tons pastel e ícones que remetem à infância. Leve toda essa essência também para os quadros decorativos, que podem envolver os mais variados temas em forma de desenhos minimalistas, desenhos bem coloridos ou também seguindo uma linha temática, como flores, unicórnios, ursinhos e assim vai. Vai depender do tipo de decoração que você deseja para o quarto do seu bebê.

Inspirações:

Quadros decorativos com frases

Quadros com frases são estilosos em qualquer ambiente. As frases podem ser trechos de música, trechos de livros ou qualquer outra frase que você considere importante, motivadora ou simplesmente bonita. Os quadros com frases mais bonitos são aqueles que brincam com diferentes formas de palavras ou interagem com a moldura, por exemplo.

Inspirações:

Quadros decorativos vintage

O estilo vintage pede muito quadros decorativos no ambiente! Esses quadros podem conter fotografias antigas, desenhos de garotas pin-ups, referências a placas de carro, imagens de kombis ou carros antigos, e assim vai. Outra forma de abusar do vintage é aproveitando publicidades antigas como aquelas da Coca-Cola ou outras de cerveja e decorar o espaço. Um conjunto desses quadros fica excelente num espaço para receber visitas, mais despojado, como aquela área da garagem pra tomar uma cerveja com os amigos.

Inspirações:

Quadros decorativos geek

Opção não falta pra quem é geek ou nerd e quer decorar com quadros! Super-heróis, desenhos animados, games, temas diversos de filme, desde magia ao terror. Várias referências visuais podem abordar temas geeks para seus quadros. Provavelmente, esta seja a categoria mais criativa e divertida do quadros decorativos! São alguns dos temas mais procurados: Mario Bros, Star Wars, Harry Potter, Game of Thrones, Lego, Homem de Ferro, Mulher Maravilha, Superman, Batman, dentre outros que citam frases dos personagens em filmes ou os pôsteres oficiais dos próprios filmes.

Inspirações:

Quadros decorativos baratos

Quadros comprados já com molduras geralmente são um pouco mais caros, ainda mais por agora que isso vem virando tendência no mundo da decoração. Sendo assim, uma opção caseira e mais barata para decorar as paredes é com adesivos de parede combinados entre si. Existem modelos que imitam quadros à venda no mercado, é só pesquisar. Têm variadas estampas e são fáceis de aplicar.

Você também pode imprimir numa impressora os desenhos ou paisagens de sua preferência e colocar nas paredes com ajuda de fita crepe ou fita isolante, formando até uma moldura falsa ao redor. Liberte sua criatividade, ela é de graça! Dá pra decorar baratinho com quadros, é só você querer. Fique atento também a promoções em lojas físicas ou na internet, pois costumam vender conjunto de quadros por preços bem acessíveis, fique de olho!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here