Cozinha é um dos locais da casa onde é necessário muita organização, limpeza e praticidade, tanto para armazenar utensílios e equipamentos de forma correta quanto para facilitar no dia a dia nos momentos de culinária.

E um dos tipos de móveis que mais auxilia nessa organização é a prateleira, que também agrega no quesito decoração. Interessado em colocar prateleiras na sua cozinha? Então inspire-se no que separamos para você e tenha ótimas ideias!

Prateleiras para cozinha

Prateleira para cozinha pequena

As prateleiras auxiliam muito na organização de uma cozinha pequena, evitando entrada de novos armários que ocupariam muito mais espaço.

Aproveite a parte superior da pia e coloque lindas prateleiras para auxiliar na organização, assim não toma espaço nenhum no cômodo que já é limitado.

Outra opção usar uma estante fina com prateleiras, sem portas, ao canto da cozinha, tendo mais espaço para organização ainda.

Prateleira para despensa

A despensa é uma área onde mantemos um pequeno estoque de alimentos, bebidas, vasilhas, utensílios, louças, dentre outros itens de cozinha que não estejam sendo usados no momento.

Sendo assim, uma boa organização dos itens é necessário, para evitar que algo se perca em meio à bagunça ou até um alimento fique invisível até perder a validade, por exemplo. Prateleiras por todas as paredes da despensa são excelentes, como um pequeno mercadinho dentro de casa.

Prateleira para microondas

As prateleiras também podem ser mais profundas para abrigar de forma segura algum eletrodoméstico. O mais requisitado em meio a armários planejados é o espaço para microondas.

A prateleira também pode ser única na parede, não ligada a nenhum armário. Existem diferentes tipos de suportes para esses microondas, com modelos incluindo prateleiras acima ou abaixo, além de penduradores.

Modelos de prateleiras para cozinha:

Prateleira de madeira

Além de baratas e até fáceis de fazer, as prateleiras de madeira são muito bonitas na decoração de uma cozinha. Podem ser feitas desde em móveis planejados como também com pallets e madeiras reaproveitadas de demolição.

Elas podem ser anexadas diretamente na parede da cozinha ou ainda presa em suportes de metal, que são materiais que combinam bem o moderno com o rústico da madeira.

Prateleira de aço inox

As prateleiras de aço inox são mais práticas e dá para comprar já prontas para usar na cozinha e/ou na despensa. São estantes vendidas nas mais variadas larguras e com quantidades variadas de prateleiras para se encaixar bem no seu espaço.

São ótimas no quesito organização e são uma peça neutra na decoração do ambiente, cabendo em diferentes estilos.

Prateleira de canto

Para aproveitar o máximo de espaço na sua cozinha, uma opção é encaixar prateleiras de canto entre uma parede e outra.

Nesses cantinhos que não são de tão fácil acesso nem ajudam na praticidade do dia a dia, a intenção pode ser decorativa ou com elementos de pouco uso na cozinha, como vasos de flores, louças decorativas ou até vidros com temperos.

Prateleira branca

A cozinha pode ter muitos elementos coloridos, desde panos de pratos, copos, louças, vidrinhos de temperos e muito mais. E se você quer ressaltar a cor desses elementos, uma boa sugestão é investir em prateleiras brancas pelas paredes.

Esse efeito de base clara é ainda mais evidente se a parede também for branca. O visual é bem clean, clássico e organizado.

Preço médio de prateleiras

Depende do tipo de material dessa prateleira, como também das medidas dela no espaço. Você também pode fazer sob medida ou comprar prontas para instalação. Em média, você encontra esses elementos organizadores de cozinha como prateleiras, nichos ou estantes desde de R$30 a R$300 reais.

[EXTRA] Como fazer prateleiras de madeira com pallets para cozinha

Aprenda abaixo como fazer prateleiras para a sua cozinha utilizando pallets que você pode pegar na feira ou num supermercado ou ainda conseguir de graça com algum marceneiro.

Você vai precisar de:

  • 1 pallet;
  • Serrote;
  • Parafusos;
  • Buchas para parafusos;
  • Ferramenta de fixar parafusos, pode ser uma parafusadeira;
  • Pregos;
  • Martelo;
  • Furadeira com broca para furar madeira;
  • Gancho de metal para pendurar na parede.

Como fazer:

Com o pallet em mãos você pode pensar em qualquer modelo para a sua prateleira, mas o mais simples e fácil de fazer é serrando a peça inteira ao meio para virar duas peças na parede.

Fixe uma ripa da madeira retirada na parte de baixo de cada pallet, para servir de base para as prateleiras.

Na parede, você deve medir o local com uma trena e riscar com um lápis onde ficarão as prateleiras e então furar com cuidado as paredes, tendo certeza de que não é uma área com encanamentos ou fios.

Então fixe as buchas, coloque os ganchos e fixe as prateleiras novas com os parafusos. Vai ficar mais ou menos assim:

prateleira de pallet

Mais ideias para a sua cozinha:

Estantes para cozinha

Não somente as estantes em formato de prateleiras empilhadas, também existem lindos modelos em forma de armários elegantes para a cozinha.

Se seu espaço é pequeno, opte por estante funcionais, com bancada ao meio e um espaço para microondas, por exemplo.

São os chamados móveis modulares, já prontos no mercado apenas para encaixar na sua cozinha. Você também pode optar por estantes que armazenam utensílios e outras peças apenas por decoração, como aquela louça especial ou livros de receita, por exemplo.

Nichos para cozinha

Os nichos são os primos mais próximos das prateleiras. Com as mesmas intenções, eles têm um formato quadrado ou retangular, como pequenas caixas acopladas na parede.

Existem conjuntinhos que vendem prateleiras e nichos juntos, e o preço costuma ser bem acessível. Geralmente nichos são mais decorativos enquanto que prateleiras têm função de praticidade para deixar objetos de fácil alcance.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here