Perfeita para dividir ambientes e também integrá-los quando estão abertas, as portas camarão viraram sensação no mundo da decoração por apresentar um design moderno e funcional. Não conhece esse tipo de porta ainda? Então confira o texto a seguir!

O que é porta camarão?

A porta camarão é um tipo diferente de porta, pois tem seu design articulado. Ao contrário das portas comuns que abrem para dentro ou para fora, a porta camarão abre para as laterais, se dobrando em partes que se recolhem e acumulam entre si.

Sua abertura necessita de trilhos na parte superior ou também inferior da estrutura da porta, para que as partes deslizem e se recolham nas laterais.

Porta camarão

É um tipo de porta que virou um item muito buscado nos últimos anos para atender diferentes estilos de projetos, por isso é fácil encontrar em diferentes modelos, medidas e materiais, podendo ser feita sob medida também por algum projetista.

Vantagens da porta camarão

  1. Poupa espaço

A principal vantagem da porta camarão articulada é a otimização do espaço que ela proporciona, sem necessidade de portas abrindo ou fechando de forma espaçosa. Sendo assim, é uma proposta de divisória perfeita entre ambientes internos, dando um charme único aos ambientes integrados. Super indicada para corredores, banheiros, despensas, etc.

  1. Integra ambientes

Nem aberta, nem fechada, as portas integram os ambientes quando estão recolhidas. Uma sala estar pode se unir a uma varanda com as portas articuladas recolhidas, dando um ar único à casa. Vale ressaltar as vantagens de a porta camarão ficar aberta sem a necessidade de pesos, pois o trilho oferece uma trava para a porta não voltar.

  1. É cheia de estilo

Dependendo da sua intenção decorativa, existem vários estilos de porta camarão para seu ambiente; das mais clássicas e tradicionais como madeira e alumínio, à mais modernas e que valorizam o espaço ou paisagens perfeitas, como as de vidro.

Lembre-se de combinar com as portas e janelas da sua casa, para haver sintonia! Seja qual for o seu estilo, todas as opções criam sensações acolhedoras e receptivas no ambiente em que essas portas são instaladas.

Desvantagem da porta camarão

  1. Problemas com vedação

O mecanismo da porta camarão não sela completamente os espaço entre as madeiras quando está fechada; sendo assim, pode ser frequente a entrada de vento, ruídos, mosquitos pelas pequenas passagens disponíveis das frestas.

Existem opções de instalar a porta camarão com batente ou usar algum tipo específico de fechadura para essas portas, que podem ser um pouco mais caras que as comuns.

Converse com a empresa onde você vai comprar ou com quem vai construir sobre sua necessidade de querer o menor espaço possível entre os módulos da porta.

Porta camarão com batente

Conforme dito acima, a passagem de vento, poeira, mosquitos, sujeiras e ruídos externos podem entrar com mais facilidade a partir desse estilo de porta. Sendo assim, se deseja evitar esse tipo de problema, invista num batente para a porta camarão, que funciona como uma moldura da porta, que além de prevenir sujeira e insetos, veda alguns vãos e é uma forma mais bonita de dar um acabamento na instalação da porta.

Porta camarão para banheiro

Quando se deseja poupar espaço na entrada do banheiro, as pessoas pensam em porta sanfonadas ou de correr; mas saiba que esses estilos de porta já estão muito passado, além de que soltam dos trilhos com mais facilidade e seus modelos mais simples têm aparência descartável.

O melhor para um design mais elegante são as portas camarão! Importante dizer que as vidro não são a melhor opção para banheiros, né?

Porta camarão para armário

Por que somente dividir ambientes, se você pode também fechar compartimentos e abrir com facilidade? Armários projetados com portas camarão articuladas são perfeito para quartos ou cômodos pequenos, mas também são elegantes mesmo em espaços maiores. Pode ter a opção de recolher as portas para os dois lados, como se fosse abertura de uma cortina, por exemplo.

Diferentes materiais:

Porta camarão de vidro

Ideal para mostrar alguma paisagem por detrás, como na divisória de salas de estar e uma varanda, por exemplo. Ideal ter uma cortina em paralelo para fechar quando houver a necessidade ou vontade de escurecer o ambiente. Não recomenda-se portas camarão de vidro em passagens de corredores, nem banheiros, obviamente, nem armários, pois tiram a privacidade totalmente.

Porta camarão de madeira

São as mais tradicionais e combinam com diferentes estilos. Das madeiras mais rústicas e tradicionais, às mais polidas e enobrecidas, é fácil encontrar porta camarão de madeira com designs diferentes, diferentes tipos de puxadores, dentre outros detalhes. Combina muito com pisos amadeirados, deixando todo o ambiente com aspecto de conforto.

Porta camarão 4 folhas

As portas camarão de 4 folhas representam 2 portas que se recolhem para as laterais também dividindo-se ao meio, ou seja, totalizam em 4 partes. São perfeitas para áreas mais amplas, como uma saída para uma varanda ou área de lazer, por exemplo; ou em forma de divisória entre uma sala de jantar e uma sala de estar em uma casa grande, por exemplo.

A ideia é recepcionar de forma calorosa ao abrir todas as portas. Ideal que seja de vidro para garantir boa iluminação entre os espaços.

Porta camarão de alumínio

No geral, são modelos bem básicos, de fácil instalação, e compõe maior parte dos preços acessíveis de porta camarão. É perfeita para pequenos compartimentos como banheiros de quarto de empregada, ou porta da despensa.

Dependendo da qualidade do alumínio, pode não ser indicado para áreas externas, pois vai sofrer oxidação, umidade, mudanças de temperaturas e outras intempéries. Indicadas para ambientes internos e reservados. Mas não se engane!

Existem modelos de alta qualidade exclusiva para ambiente super modernos também, pesquise!

Preço da porta de camarão

Pode ser encontrada no mercado somente com as folhas de porta para serem instaladas, como também pode ser encontrado o kit da porta com batente, trilhos, dobradiças e demais detalhes.

Os modelos mais simples custam por volta de R$100 reais, indo até os de mais alto padrão de design batendo a casa dos R$600 reais. Pesquise e compare os preços em lojas tradicionais de portas e janelas do seu bairro.

Fale também com marceneiros e peça orçamentos de uma porta sob medida, pode valer a pena.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here