Porcelanato líquido: Como colocar? Como limpar?

Alguma vez você já entrou na casa de alguém ou numa loja no shopping onde o piso era tão brilhoso, mas tão brilhoso que parecia que tinham acabado de passar um pano molhado? Talvez fosse um porcelanato líquido, viu!

Esse tipo de acabamento vem chamando muito a atenção de todo mundo, principalmente dos decoradores. Mas você sabe o que é na verdade o porcelanato líquido? Como ele é feito? Saiba isso e muito mais a seguir!

Porcelanato líquido

O que é porcelanato líquido?

Saiba desde já que de porcelanato, este tipo de piso não tem nadinha! Porcelanato líquido é o nome dado ao acabamento feito em pisos monolíticos, os quais se destacam pela aparência lisa, uniforme, brilhosa e sem rejuntes.

Funciona como uma resina aplicada diretamente sobre um piso, que pode ser concreto, cimento, ardósia ou pedras, criando uma superfície única, linear e impermeável.

Antes de chamar a atenção dos decoradores para dentro de casa, esse tipo de acabamento sempre fez parte de acabamentos em locais onde há necessidade de alta resistência no piso por conta de impactos mecânicos, produtos químicos ou ainda para evitar presença de microrganismos, como em hospitais e centros clínicos.

Vantagens e desvantagens do porcelanato líquido

  1. Principais vantagens

  • Oferece um acabamento único e elegante no piso;
  • Enquanto que uma troca entre pisos dura dias e dias, a aplicação do porcelanato líquido leva apenas algumas horas, no máximo 2 dias, para reparos e ajustes se necessário.
  • Não gera entulhos depois de feito o acabamento, ao contrário de uma troca de piso sólido, por exemplo;
  • A resina é de característica impermeável, ou seja, nada de piso absorvendo líquidos ou óleos que caírem sobre ele;
  • A resina evita e protege o piso de umidade, rachaduras e presença de microrganismos;
  • Visual clean sem rejuntes no piso; ideal para ambientes integrados com um piso único;
  • Muito fácil de limpar, simplesmente com um pano e sabão neutro diluído em água; não é necessário usar produtos químicos;
  • Piso personalizável, já que antes da camada da resina podem entrar algum adesivo ou textura específica de acordo com o gosto do dono da casa; dentre os modelos podemos citar 2D, 3D, metalizado, gliterizado, dentre outros.
  1. Principais desvantagens

  • Mesmo sendo bem resistente e duradouro, o piso de porcelanato líquido pode necessitar substituição eventualmente; ocorre um desgaste diário, principalmente se há grande circulação de pessoas e móveis presentes no local, portanto pode ser necessária uma nova camada de resina em pouco tempo;
  • São raros os casos, mas podem ocorrer rachaduras no piso que se espalham por toda a superfície, sendo necessário um reparo geral caso aconteça;
  • Este tipo de acabamento pode ser bem escorregadio com o mínimo de óleo ou água, sendo assim não é uma escolha boa para áreas molhadas; uma opção um pouco mais cara para esses casos é fazer algum tipo de textura antiderrapante sobre o piso;
  • O porcelanato líquido possui um cheiro muito forte, como amônia;
  • É necessário mão-de-obra especializada, a qual pode ser mais cara e menos comum de encontrar, gerando menos possibilidades de negociação.

Cuidados com porcelanato líquido

A primeira limpeza só poderá ser feita 24 horas depois da sua aplicação, garantindo que o piso esteja totalmente seco e que não vai gerar mancha nenhuma nessa lavagem.

Nada de usar produtos abrasivos por cima da resina, pois pode causar sérios danos! Quanto aos móveis sobre o piso, o recomendado é colocar feltros nos pés dos móveis para evitar arranhões e rachaduras.

Como limpar porcelanato líquido?

Os cuidados básicos de limpeza diária são fáceis, sendo necessário apenas detergente neutro e água. Sempre que necessário, consulte seu fornecedor sobre material manchado, lascado ou desgastado de alguma forma.

Porcelanato líquido branco

Um dos acabamentos mais simples e também mais bonitos para os pisos é o porcelanato líquido da cor branca.

É uma excelente forma de ter um piso branco sem sujar tanto, afinal a sujeira não adere à resina protetora. Sendo assim, é uma boa ideia para as decorações mais clássicas e com base mais neutra para elementos decorativos cheios de cor no espaço.

Porcelanato líquido 3D

Com o acabamento da resina é possível criar lindos efeitos visuais com adesivos 3D no piso! Nesses casos, depois do preparo do piso é aplicado um adesivo temático em 3D para trazer criatividade e estilo ao piso; e quando a resina é aplicada por cima dele, parece que o adesivo traz vida ao ambiente, praticamente saltando aos nossos olhos.

Dependendo do tipo de arte, traz até realismo ao ambiente, como uma simulação de piso infinito, piso de areia, piso de mar, dentre outras ideias.

Porcelanato líquido para sala

Se a ideia for trazer amplitude para a sua sala, invista num acabamento de porcelanato líquido branco ou ainda com textura de mármore ou granito, o que enobrece muito a decoração.

Mas se deseja criar um ambiente totalmente diferenciado para receber as visitas, o piso pode ter uma ideia criativa, como simulação de água aos pés, ou cascalhos de madeira (com uma decoração rústica fica lindo) e muito mais ideias.

Inspirações:

Porcelanato líquido para cozinha

Pode ser um ótimo para a cozinha, já que é bem fácil de limpar, apenas tenha cuidado com excesso de gordura no piso para evitar acidentes. Para isso, próximo à pia ou outra área molhada, utilize tapetes antiderrapantes.

No geral, móveis de cozinha são mais neutros, então que tal dar vida no cômodo através de uma linda cor brilhante no piso, como um azul ou vermelho? Ousado e estiloso.

Inspirações:

Porcelanato líquido para banheiro

É muito comum a tematização de banheiros com adesivos de mar, pedras, conchas e afins com acabamento de porcelanato líquido.

Traz um ar natural ao cômodo, é bem legal! Recomenda-se também colocar uma textura antiderrapante, principalmente se o acabamento for feito na parte molhada do banheiro.

Inspirações:

Onde comprar porcelanato líquido? Preço?

Em lojas de materiais de construção e casas de tintas você encontra o produto e todos os equipamentos e acessórios necessários para a aplicação do acabamento.

O preço depende muito da região onde você mora, mas no geral a mão-de-obra juntamente com o material fica em média de R$150 a R$300 reais por metro quadrado.

Como é um serviço mais caro que o comum, a ideia é pesquisar bastante e negociar, assim você faz uma boa escolha.

Como aplicar porcelanato líquido?

Para aplicar porcelanato líquido, é necessário ter mão-de-obra especializada pois existe um passo a passo a ser seguido, tempos de secagem específicos e muitos outros cuidados.

  1. Preparação do piso: O primeiro passo é nivelar o piso de base, deixando o piso áspero. Em seguida é feita uma limpeza para tirar qualquer pó ou resto do lixamento.
  2. Aplicação do selador: Depois da limpeza, aplica-se uma mistura seladora no piso com o auxílio de uma enceradeira, que garante o nivelamento do piso.
  3. Aplicação da resina: Depois da secagem, o produto do porcelanato líquido é aplicado por toda a superfície com a ajuda de um rodo nivelar. Como podem entrar facilmente bolhas de ar abaixo dessa resina, usa-se também um rodo com função de fura-bolha, para tirar as que houver. Durante esta secagem, é necessário ficar a atento a qualquer coisa que possa entrar em contato com o piso, desde poeiras a cabelos e demais objetos, que podem atrapalhar no resultado final.

Durante todo o processo de aplicação do porcelanato líquido, é necessário que o profissional tenha muito cuidado com as marcas de sapato ou de mãos no piso, o que exige muita habilidade, equilíbrio, concentração e até alguns equipamentos, como um tipo de sapato especial que eles costumam usar que têm pontas metálicas na sola, impedindo marcas na resina.