Chegou a hora de construir a sua casa e você está precisando de inspirações? Então você está no lugar certo. A maioria das pessoas busca modelos de plantas padrão para construir suas casas, mas você quer mais ideias, né?

Confira então a seguir algumas plantas para diferentes tamanhos e estilos de casas.

Plantas de casas

Plantas de casas modernas

Para fugir um pouco do comum, as pessoas estão buscando por plantas de casas mais simples, com curvas e formatos mais orgânicos, nada com tantos cômodos ou compartimentos demais.

Esse tipo de planta também é chamado de “planta livre”. E essa ideia de integração entre cômodos é uma das características das plantas modernas.

Esse minimalismo moderno é elegante, ao mesmo tempo em que é caloroso por juntar mais pessoas em cômodos mais confortáveis e amplos.

Outras características marcantes no projeto de uma casa moderna são os formatos geométricos e bem marcados, desde a fachada ao design interior da casa.

Se essas são as suas intenções, converse com seu arquiteto sobre como criar um bom projeto no seu terreno para a construção de uma casa moderna.

Inspirações:

Plantas de casas pequenas

Um bom desenho de uma casa pequena pode fazer a diferença na vida do morador ou dos moradores, pois aproveitamento de espaço, organização e objetividade são pontos essenciais para o conforto e bem-estar de quem convive nela.

São mais indicadas para uma vida a dois ou para quem mora só, sendo mais fácil criar um projeto prático com base na rotina das pessoas de forma econômica.

Alguns detalhes priorizados pelos arquitetos na hora de desenhar a planta de uma casa pequena são criação de ambientes integrados, com espaços multifuncionais e muito conforto entre os cômodos.

Inspirações:

Plantas de casas com 2 quartos

Para o máximo aproveitamento de cômodos numa casa com 2 quartos, uma excelente dica é também trabalhar a ideia dos espaços integrados.

A união entre sala e cozinha, economizando espaço com paredes e divisórias; além disso, os quartos devem ter apenas um banheiro em comum, para uso mais racional do espaço.

Hoje em dia, muitos arquitetos inovam em espaços reduzidos de acordo com as necessidades do cliente. Converse com o seu sobre o que você deseja!

Inspirações:

Plantas de casas com 3 quartos

No geral, uma casa com 3 quartos atende bem uma família de 3 a 4 pessoas e ainda existe a possibilidade de reservar um desses quartos para visita.

Dependendo do tamanho do terreno, esses quartos não precisam ser tão enormes e sobrar mais espaço na casa para momentos de interação entre a família, como uma sala maior ou até uma cozinha gourmet integrada com a sala de jantar.

Inspirações:

Plantas de casas sobrados

Sobrados são casas de dois andares ou mais, geralmente construídas quando existe uma necessidade de um espaço maior, mas as medidas do terreno são limitadas. Sendo assim, faz parte das obras de crescimento vertical na construção civil.

Esse tipo de planta exige obrigatoriamente um estudo prévio do terreno ou ainda da casa já construída, pois para erguer um novo andar, com a construção de um novo piso, adicionando mais peso na estrutura, exige cálculos específicos para a construção ou moradores não terem risco algum.

Como são 2 andares, a planta é dupla, tendo os cômodos da parte de cima e de baixo. Geralmente, na parte de baixo ficam garagem, sala e cozinha, enquanto que espaços de maior privacidade são mais comuns em cima, como quartos e banheiros.

Inspirações:

Plantas de casas térreas

As casas térreas são casas planas, de um único andar, portanto têm um custo reduzido com relação aos sobrados já que são de um único pavimento.

A construção pode ser mais simples, com um projeto bem objetivo, mas depende do tipo de obra que você deseja, desde uma casa simples com os cômodos mais importantes a um grande casarão.

Mesmo em terrenos maiores, a tendência também é optar por espaços cada vez mais integrados. Tire dúvidas sobre seu arquiteto sobre qual a melhor planta para a rotina da sua família.

Inspirações:

Gostou das sugestões? Então separe as suas ideias preferidas de acordo com o tamanho do seu terreno e leve para seu arquiteto dar uma olhada. Você também pode tentar fazer esboços em papel mesmo de como gostaria que fosse a divisão de cômodos no seu terreno, daí seu arquiteto pode dizer se é viável ou não cada detalhe.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here