Parede de gesso também conhecidas como Drywall é um tipo de parede montada a partir de uma estrutura firme de aço galvanizado com placas de gesso acartonado.

É ideal para criar divisórias sutis entre os ambientes, oferecendo excelente resistência e durabilidade se bem construídas e com os cálculos estruturais corretos. Se você busca esse tipo de parede para a sua casa, confira a seguir.

Parede de gesso

Passo a passo: Como fazer parede de gesso?

Para você entender melhor sobre o processo de fazer paredes de gesso, confira como elas são feitas a seguir:

  1. Preparação do ambiente

As paredes que vão receber o drywall já devem conter reboco antes do serviço, como também o chão já deve conter contra-piso final ou cerâmica colocada.

  1. Fazer marcações

Deve-se estabelecer as medidas da nova parede com auxílio de nível, régua ou prumo, marcando os pontos no piso, teto e paredes laterais de alvenaria.

  1. Fixar os perfis de aço

Os perfis de aço são a estrutura para receber a parede de drywall. São parafusados em cada parede de alvenaria. No teto e no chão, são fixados os perfis sem furos, chamados de guias, com espaçamento a cada 60 cm onde serão encaixados os montante.

Os perfis de aço usados nas paredes contêm furos para passagem de tubos elétricos e hidráulicos.

Se nessa parede estiver previsto o suporte de algum armário ou microondas, por exemplo, a estrutura deve ser reforçada com placas de aço posicionadas estrategicamente entre os montantes. Assim como também deve-se prever aberturas de portas.

  1. Paginação das chapas de gesso

Etapa que exige muito cuidado ao parafusar as chapas de drywall na estrutura. A primeira chapa deve ser parafusada internamente e na vertical; a próxima, deve ser parafusada ao contrário, sendo primeiro a de cima e depois o recorte na parte de baixo.

As chapas são parafusadas nos montantes, tendo os cortes necessários com serrote ou estilete para a área da porta. Nesta fase são feitos aberturas para caixas elétricas nos gessos.

Antes do fechamento da parede no seu outro lado, aplica-se entre os perfis de aço algum material para isolamento acústico e térmico, como uma camada de lã mineral, por exemplo.

Com isso, fecha-se o outro lado da parede e é feito um tratamento nas juntas, para receber o acabamento desejado.

  1. Finalização e acabamentos

Acabamentos com argamassa, tampa-se os buracos feitos na estrutura e também os pontos de encontro entre as placas de gesso, criando uma estrutura uniforme e pronta para receber tintas, texturas, papéis de parede, etc.

Valor de parede de gesso

Outro ponto positivo das paredes de gesso é o seu preço, custando em média de R$100 a R$150 reais.

Este valor é cerca de 20% menor do que construções de paredes tradicionais de alvenaria, além de que não deixa sobras nem faz desperdícios, pois é feita sob medida. Pode variar de região para região de acordo com o preço da mão-de-obra contratada e preços dos materiais.

Parede de gesso para quarto

O tipo de parede de gesso usado em ambientes tradicionais internos como os quartos é a chapa drywall branca, chamada de ST.

Tem excelente funcionalidade em quartos principalmente em cômodos grandes e com extensões como closet ou home office, evitando paredes grossas de alvenaria.

Outro tipo de aplicação de gesso no ambiente é nas cabeceiras da cama, dando uma beleza clássica ao quarto! Para ficar ainda mais delicado e proporcional ao ambiente, faça da parede de gesso um elemento decorativo, com prateleiras e papel de parede.

Parede de gesso para sala

Salas também são ambientes simples e o gesso adequado é o ST também. É excelente para dividir salas de ambientes integrados, como cozinha ou sala de jantar, por exemplo. Como é um ambiente receptivo, essa parede também deve ter características decorativas e receber algum trabalho diferenciado para chamar atenção.

Considere também utilizar algum móvel de apoio acoplado nessa estrutura nova, como uma bancada americana, aparador ou até mesmo o painel da TV.

Parede de gesso decorada

Liberte sua criatividade decorativa em paredes de gesso, seja em qual for o ambiente. Com relação a objetos de decoração, tais paredes devem ser apropriadas para receber determinados pesos, contando com diferentes estruturas internas que variam entre aguentar de 10 a 18 kg.

Além disso, seu projeto decorativo pode contar com iluminação embutida, nichos de gesso, recortes vazados ou técnicas mais simples de decoração como adesivos ou papéis de parede.

Parede de gesso 3D

Por cima das paredes de gesso ainda podem entrar moldes de placas de gesso em desenhos 3D, com dezenas de possibilidades criativas disponíveis no mercado. Desde ondulações a bolinhas, cortes geométricos a desenhos modernos.

Empresas que fabricam esses revestimentos decorativos contam com catálogos de texturas em 3D, é só escolher!

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here