Nichos: Dicas e inspirações para sala, quarto, cozinha e mais!

Se você entende um pouco de decoração, provavelmente já ouviu falar nos nichos. Eles são objetos, tipo prateleiras, que têm formato fechado e que podem ser usados em quaisquer cômodos da sua casa ou apartamento.

Os nichos, normalmente, são em formato quadrado, mas podem ser retangulares, circulares, triangulares, enfim, não importa. Se caiu bem na decoração, é essa a forma que você deve usar.

Nos tópicos a seguir você vai ter dicas de como usar nichos no quarto, na sala, na cozinha e em outros cômodos do seu lar. Veja!

nichos

Nichos para sala

É muito comum usar os nichos na sala. Isso porque eles têm uma função curinga, podem servir para qualquer coisa, inclusive apenas para compor o ambiente.

Você dividir os seus nichos de acordo com as suas necessidades. Neles, podem ter um objeto de decoração, livros, um telefone, um relógio, um porta-retratos, enfim, a escolha é sua e tudo isso combina muito bem com o ambiente da sala.

Os nichos são importantes, porque eles ajudam bastante a compor o ambiente. Então, se falta algo a sua sala, provavelmente, com a instalação dos nichos não vai faltar mais.

Inspirações:

Nichos para quarto

O quarto é outro local bem especial para colocar os nichos. No caso desse cômodo, o ideal é que os nichos sejam decorados com objetos que tenham a ver com a realidade da pessoa ou das pessoas que dormem no quarto.

Se for um amante de filmes e séries, por exemplo, poder ter nichos com capas e dvds dessas obras. O mesmo vale para livros. Caso seja uma pessoa que goste de flores, de natureza, os nichos podem ser decorados com plantas, flores e folhas.

Inspirações:

Nichos para quarto de bebê

O quarto de bebê precisa ser o mais clean possível, inclusive deve-se evitar mesas, armários e prateleiras grandes demais, pontudas, que são perigosas para a criança. Por isso, os nichos são excelentes opções.

Eles ficam no alto, não tem perigo da criança machucar, bem grudados na parede e podem ser um simples objeto de decoração ou servir para guardar objetos importantes para o bebê e que estejam no quarto, como a babá eletrônica e outros objetos do tipo.

Inspirações:

Nichos de madeira

O legal dos nichos é que eles são feitos de diversas formas e também de diferentes cores. Por isso, o MDF é o material mais procurado para esse tipo de objeto. Porém, os de madeira são lindos, resistentes e caem super bem em ambientes mais rústicos, como um jardim, uma varanda, ou até uma sala que tenha esse tipo de decoração.

Nichos em MDF

Como já foi dito, o MDF é o melhor material de nichos que você vai encontrar, por conta da facilidade em encontrar opções de formas e de cores diferentes. Tem nicho de tudo quanto é cor: vermelho, amarelo, rosa, azul, preto, branco. Tudo para que seja colocado e organizado, de acordo com o seu estilo e gosto.

Além disso, o MDF é um material muito barato, o que deixa os seus nichos com preços bem bons e você pode comprar vários para decorar a casa inteira.

Nichos de parede

Existem nichos que não ficam grudados na parede, mas a maioria é do de parede mesmo. Isso porque a intenção é organizar e compor o espaço nessas áreas que ficam muito lisas, sem nada, limpas demais, como é o caso das paredes.

Nichos para cozinha

Na cozinha, os nichos podem ser usados como objetos de real serventia, como para guardar copos, pratos, panos, enfim, várias coisas que têm na cozinha, que antes ficavam em armários e agora é mais seguro e até mais higiênico, em algumas situações, colocar no alto de uma parede em um nicho.

Inspirações:

Nichos decorativos

O nicho pode ser puramente decorativo, ou seja, não ter serventia alguma para o local. Pode ser que ele não tenha nada dentro, ser uma combinação de nichos em uma parede que forme um desenho específico, por exemplo. As ideias são livres e criativas, só depende de você decidir como usá-las.

Nichos para quarto infantil

No quarto das crianças, os nichos podem ser usados para colocar livros, brinquedos e demais objetos do universo infantil. Além de bonito, é super seguro para a criança não se machucar.

Inspirações:

Estante de nicho

Existe também a possibilidade de você ter uma estante completa de nicho, é algo mais tradicional, mais conservador, para quem prefere um estilo menos moderno, mas é sim uma boa opção, ainda mais se usado corretamente.

Inspirações:

Se tiver outra dica de como usar os nichos na decoração do lar, deixe-a no comentário aqui embaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here