Qual a mesa de jantar perfeita para reunir a família na hora da refeição ou receber convidados para compartilhar experiências e dividir um bom vinho? É sobre isso que vamos tentar te ajudar neste post, escolher a mesa perfeita para sua sala de jantar! E pensando em ajudar você a decorar este ambiente, separamos dicas incríveis de decoração funcionais e muitas inspirações para deixar a sua sala e mesa de jantar perfeitas.

Como escolher o tamanho da mesa?

Vamos começar definindo o tamanho da sua mesa de jantar. O objetivo principal é respeitar o espaço disponível que você tem na sua casa para planejar a sala de jantar, como também a quantidade de pessoas que vão sentar-se diariamente para assim todos no ambiente ficarem confortáveis, com movimentos livres, boa circulação ao redor da mesa, nada de apertos, cotoveladas ou convidados mal acomodados.

Ambientes mais estreitos pedem mesas retangulares; enquanto que espaços pequenos ficam melhores com uma mesa quadrada; alguns ambientes podem exigir uma mesa encostada na parede também; e mesas redondas podem ser bem versáteis, variando até número de cadeiras. Outra dica importante é: Cada pessoa na sua cadeira deve ter um espaço exclusivo de, no mínimo, 60 cm, assim fica confortável.

Tipos de mesa de jantar:

Mesa com 4 lugares

Indicação: Pode ser a melhor aposta para apartamentos ou casas pequenas. Boa opção para quem mora só ou para casal sem filhos também; dependendo da família, uma mesa com 4 lugares pode ser o suficiente para 3 pessoas. É bem prática de movimentar e funcional. E se for receber visitas, faça comidas no estilo petisco, para não ter necessidade de ninguém sentar-se nem de apoio para comer.

Decoração: Como é um espaço menor, o design da mesa e das cadeiras já deve ser atraente; sobre a mesa, você pode decorar com um objeto de sua preferência no centro, desde uma fruteira, uma cristaleira, um pequeno vaso ou bonsai ou alguma escultura que você goste, de forma central e discreta. A luminária sobre a mesa também pode ser um toque a mais no ambiente!

Inspirações:

Mesa com 6 lugares

Indicação: Ocupa um pouco mais de espaço que a mesa de 4 lugares e geralmente é retangular, mas você encontra em outros formatos também. Indicada para famílias de pequeno ou médio porte, como também gera mais conforto para receber visitas; principalmente com cadeiras sem braços, assim dá pra colocar puffs ou bancos ao redor da mesa se necessário.

Decoração: Como é um espaço maior, a mesa de 6 lugares, se for retangular, pode ter dois centros principais, portanto dois objetos combinando podem decorar a mesa, como também duas luminárias distribuídas no teto sobre a mesa; se for mesa redonda, um centro de mesa giratório pode ser funcional e decorativo também.

Inspirações:

Mesa com 8 lugares

Indicação: Se você tem um espaço grande para sua sala de jantar, pode ficar à vontade para uma mesa de 8 lugares! É garantia de um cantinho confortável e espaçoso, proporcionando momentos mais duradouros no ambiente.

Decoração: Mesas maiores oferecem mais possibilidades ainda de elegância, como vasos maiores sobre a mesa, candelabros, jogos de jantar completos, cadeiras no estilo poltrona (demandam mais espaço) e até um lustre extravagante no teto; em caso de mesas quadradas, o centro giratório também pode ser uma boa.

Inspirações:

Mesa de jantar redonda

Mesas redondas têm características mais femininas e dão mais suavidade ao ambiente. Quanto ao pé da mesa, na mesa redonda o pé é único e central, assim oferece mais espaço entre as pernas das pessoas e possibilita mais pessoas acomodadas. E por não ter cantos, oferece melhor circulação ao redor dela, como também encaixar em qualquer lugar.

Medidas de mesas de jantar redondas mais comuns:

  • De 4 lugares: 1 m de diâmetro
  • De 6 lugares: 1,20 m de diâmetro
  • De 8 lugares: 1,50 m de diâmetro
  • De 10 lugares: 1,80 m de diâmetro

Inspirações:

Mesa de jantar quadrada

Já as mesas quadradas são mais sérias e possibilitam uma decoração mais elegante; seu apoio geralmente possui 4 pés, portanto pode ser mais difícil de acomodar as pessoas, limitando uma quantidade específica. Seu formato quadrado possibilita ser usada no centro, com uma lateral encostada na parede ou aproveitando algum ângulo de alguma parede. Geralmente, costuma comportar mais coisas sobre a mesa e ajuda na interação entre as pessoas, ao contrário de uma mesa redonda grande, por exemplo.

Medidas de mesas de jantar quadradas mais comuns:

  • De 4 lugares: 1 m x 1 m
  • De 6 lugares: 1,40 x 1,40 m
  • De 8 lugares: 1,50 m x 1,50 m
  • De 10 lugares: 2 m x 2 m

Inspirações:

Mesa de jantar de madeira

Mesas de madeira são clássicas e oferecem várias possibilidades de decoração, pois são pouco formais. O ideal é que tenha verniz ou vidro temperado por cima, para ajudar na manutenção e limpeza no dia a dia. Pode ser mais pesada e difícil de mover, portanto defina um local específico quando instalar na sua sala de jantar.

Inspirações:

Mesa de jantar de vidro

De fato, uma mesa de jantar de vidro deixa o ambiente mais sofisticado. Também pode permitir mais amplitude de escolha para o estilo, cores e formatos das cadeiras. O ideal é ter uma boa estrutura de ferro, madeira ou aço inox, por exemplo, como também ser vidro temperado nem ser pontiaguda nas pontas, para evitar acidentes. Além de requinte, é bem fácil de limpar e pode ser uma boa para ambientes pequenos pela sua aparência leve.

Inspirações:

Dicas para combinar as cadeiras e a mesa

A principal ideia para combinar cadeiras e a mesa é dar harmonia ao ambiente. E para ser criativo e ousado, brinque com estampas, cores e estilos! Mas, para não errar, aqui vão algumas dicas:

– Os móveis podem ser do mesmo conjunto, com mesa e cadeiras na mesma linha visual; como uma mesa simples transparente e cadeiras de modelos diferentes, mas ainda sim mantendo a linha visual;

– Crie contraste entre cores, formas e texturas; como claro + escuro, fosco + brilhante, leve + pesado, como por exemplo: mesa de madeira + cadeiras de acrílico;

– Dica dos designers de interiores: Mesa de madeira + cadeiras brancas; mesa rústica + cadeiras coloridas; mesa tradicional de madeira clássica + cadeiras modernas; mesa tradicional + cadeiras vintage; mesa de vidro + cadeiras de madeira.

Como é a sala de jantar perfeita?

Antes de pensar numa decoração com um layout bonito, saiba que uma sala de jantar deve atender as necessidades das pessoas da casa, desde respeitar e atender a quantidade de pessoas na casa, tamanho do ambiente, como também atender a frequência de visitas, por exemplo. Além disso, deve proporcionar sensações de relaxamento, acolhimento e conforto, e isso vai desde os móveis escolhidos, luzes do ambiente às cores escolhidas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here