Sabe aquela sensação de quando você entra na casa de alguém ou até mesmo numa loja chique de móveis, e se depara com um belo lustre de cristal pendente do teto, você acha aquilo a coisa mais linda e chique, não é verdade?

Lustres causam essa sensação, pois todo o seu brilho, estrutura e ar antiquado trazem sofisticação e muito bom gosto ao espaço.

Saiba que já foi-se o tempo em que somente os mais ricos poderiam ter grandes lustres nas suas casas, pois hoje em dia existem todo tipo de modelo e de preços também!Lustre de cristal

O que antes era sinônimo de riqueza e burguesia em castelos, palácios e palacetes, hoje em dia é protagonista nas decorações de ambientes tanto residenciais quanto comerciais. Saiba mais sobre lustres de cristal no artigo do dia!

Sobre lustre de cristal na decoração

Diferentemente das lâmpadas comuns, que são apenas de um foco luminoso, o lustre de cristal ou candelabro em seu formato com várias pequenas lâmpadas em cascata apresentam mais de um ponto de luz, portanto tende a iluminar ainda mais o espaço e de forma ainda mais elegante.

Pode contar com iluminação branca ou amarela, vai depender da sua intenção no espaço. Os mais tradicionais possuem velas nos lugares das lâmpadas, se pode ser perfeito para locais temáticos que abraçam bem o estilo antigo.

Hoje em dia, o que não faltam são opções para diferentes designs de lustres decorativos. Os mais comuns são os de cristais, mas existem também outros tipos. Também se diferenciam em pendurados do teto, acoplados ao teto ou também com suporte no chão, como se fosse um pequeno poste, porém de forma mais elegante, claro.

Todas essas variações influenciam diretamente no seu preço de mercado e também na preferência da pessoa.

Onde usar lustre de cristal na decoração?

Mesmo os lustres de cristal sendo mais usados em ambientes receptivos, como salas de jantar ou salas de estar, que são locais clássicos de uso, os lustres podem ser usados em qualquer espaço da casa, desde que orne bem com o restante da decoração.

Sendo assim, pode apostar no seu estilo preferido de lustre de cristal para cozinhas, quartos, halls, lavabos, entre outros. Apenas saiba que um lustre de cristal no ambiente escolhido trará ar de nobreza e bom gosto.

Inspirações:

Tipos de lustre de cristal

Tem de tudo que é tamanho e para todos os gostos e bolsos. Em médias, lustres de cristal de qualidade podem ser encontrados na faixa de R$300 a R$5 mil reais, dependendo das dimensões e tipo de cristal do produto. Confira abaixo alguns dos modelos mais procurados:

  1. Lustre de cristal pequeno

Lustres pequenos são as melhores opções quando a sua decoração do espaço está quase que completa, faltando apenas aquele toque final ou algum destaque na iluminação. Pode ser boa também para algum canto de parede, em formato de poste com suporte no chão.

Também são, geralmente, as opções mais acessíveis para quem deseja esse tipo de requinte em sua casa, podendo em muitos casos serem considerados peças de decoração e não especificamente de iluminação.

Inspirações:

  1. Lustre de cristal quadrado

Os lustres quadrados são extremamente chique e de design interessante ao espaço. Com a sua base quadrada acoplada no teto, faz com que os cristais fiquem pendentes de modo uniforme ou em cascata, e esses cristais podem ser de formatos iguais ou diferentes entre si.

Os tamanhos menores são perfeitos para um centro de sala ou acima de uma mesa de jantar pequena, por exemplo. Como tem formato mais modesto, é indicado para decorações mais conservadoras.

Inspirações:

  1. Lustre de cristal redondo

Os lustres de cristal com o design redondo ou em forma de redoma são perfeitos para refratar mais a luz no ambiente, de forma mais equilibrada pelo espaço. Para entender como funciona, é basicamente como aquelas luzes redondas penduradas em festas, que agitam todo o espaço.

Inspirações:

  1. Lustre de cristal retangular

Os lustres de cristal de formato retangular são perfeitos para espaços maiores quando o foco é mais iluminação. Instalado no teto bem ao centro do ambiente, como é mais comprido, atingirá mais as extremidades do espaço.

Sai mais em conta comprar um de formato retangular do que dois de outros formatos e distribuí-los pelo ambiente. Também são excelentes escolhas para iluminar sob uma mesa grande de jantar, para casas com grandes famílias, por exemplo.

Inspirações:

  1. Lustre de cristal para quarto

Experimente usar lustre de cristal em quartos para criar um ambiente requintado e acolhedor ao mesmo tempo. A dica da vez é colocar um dimmer instalado na fiação do seu lustre, para controlar a intensidade da luz durante o dia; com ele, a luz pode ficar mais forte na hora dos estudos ou da leitura de um livro, e mais amena na parte da noite, quando chegar a hora de descansar.

Inspirações:

Lustre de cristal barato, existe?

Claro que existe, pois nem sempre os cristais são verdadeiros e dos mais caros, podendo ser muitas vezes de vidro comum, que causam o mesmo efeito visual. Além disso, existem as opções mais sustentáveis dos lustres, feitos com garrafas de vidro que dão designs únicos e ousados aos espaços.

E também existem as opções de “faça você mesmo” que você pode encontrar na internet para fazer seu próprio lustre gastando pouco! Que tal tentar assim como no tutorial a seguir?

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here