Com certeza, se você já acompanha o nosso blog, sabe o quanto uma boa iluminação influencia na criação de sensações, como aconchego e sofisticação num espaço.

Para isso, não apenas a intensidade da iluminação deve ser certeira, como também a escolha das luminárias no ambiente.


O que não falta é modelo bonito e criativo no mercado à sua disposição, mas para te ajudar a escolher melhor, separamos dicas e inspirações para não ficar nenhuma dúvida na hora de escolher a luminária ideal para seu cômodo.

Luminária

5 dicas para escolher luminária

  1. Se o objetivo é criar uma iluminação com foco, uma luminária pendente do teto é a melhor opção. É mais utilizada acima de mesas de jantar, bancadas, ilhas de cozinha e afins.
  2. Se o objetivo é criar elegância no espaço, o melhor tipo de luminária pode ser um lustre. Combina muito bem em cômodos grandes e altos, usando um lustre de design diferente e com iluminação difusa. Lembre-se de deixar a atenção no cômodo toda voltada para ele, então nada de sobrecarregar em muitos itens de decoração.
  3. Se você busca por aconchego, as arandelas podem ser luminárias especiais, pois criam uma espécie de meia-luz, principalmente se usada com lâmpada de luz amarela e quente.
  4. Se a ideia é decoração, opte por abajures ou luminárias de mesa, que podem ser encontrados em vários estilos no mercado. Podem ser usados no cantinho do cômodo, em cima do criado-mudo, na mesa de trabalho, dentre outros.
  5. Quanto ao estilo e cores da luminária, depende exclusivamente da decoração do ambiente. Pesquise bem e se inspire bem nos modelos que falaremos a seguir, desde os mais clássicos e tradicionais lustres às mais modernas e ousadas luminárias.

Onde colocar luminária?

Luminária de mesa

São peças super versáteis, encontradas em todo tipo de cor e formato. A principal vantagem é a mobilidade, podendo estar presente somente quando útil para iluminar um espaço limitado, como uma mesa ou escrivaninha, por exemplo, e depois ser transferida para outro local como objeto decorativo.

Luminária de parede

As arandelas podem ser usadas em paredes para criar uma decoração com iluminação no ambiente. Veja bem: O foco é decorar e criar sensações, não iluminar o espaço. Traz uma ousadia quando em paredes coloridas, por exemplo. Nas casas mais modernas são elementos fáceis de ser encontrados em corredores e áreas externas.

Luminária no piso

As luminárias de piso podem ser colunas portáteis para serem transferidas para outros cômodos em diferentes momentos do dia, como levar para a sala de estar na hora de ler um livro e depois guardá-la.

Outra opção de luminária de piso são os balizadores, fixos ou não, que são estruturas no piso que criam uma iluminação difusa bem charmosa de baixo para cima. Tem intenções decorativas e também pode ser usada como sinalização em algumas situações.

Luminária de teto

Para usar luminárias no teto, você pode escolher modelos embutidos, que criam mais sobriedade e elegância no espaço com uma iluminação mais discreta.

É ótimo para ambientes pouco frequentados na parte da noite, onde pode-se aproveitar de iluminação natural durante o dia.

Ou opte pelas luminárias de teto pendentes, que acrescentam iluminação extra no ambiente, como numa sala integrada com mesa de jantar, por exemplo.

Inspirações de luminárias para você:

Luminária para sala

Sala é sinônimo de conforto, recepção de pessoas e tranquilidade, sendo assim a luminária deve seguir nessa mesma vibe. Em salas pequenas, a melhor opção são luminária de teto, de preferência com luz branca, para criar amplitude de forma difusa.

Sala grandes pedem grandes lustres, com intenção decorativa também. Se sua sala conta com jardim de inverno ou jardim vertical, uma iluminação na parede focada nas plantas pode encantar na decoração.

Luminária para cozinha

Luminárias pendentes criam decoração especial nas cozinhas, principalmente sobre bancadas de cozinha americana ou ilhas ao centro.

Quer dar um toque decorativo? Em cozinha básicas e neutras, uma luminária pendente retrô, colorida ou mais divertida pode quebrar o gelo.

Conte com jogos de luminárias também, os quais pendem do teto de 2 a 3 luminárias em alturas ou cores diferentes entre si. Se busca uma iluminação mais elegante ou suave, luminárias embutidas abaixo de armários superiores ficam bem legais.

Luminária para quarto

Mais que iluminação, nos quartos as luminárias têm papel também decorativo. De iluminação principal, conte com luminárias de teto para luzes difusas.

Para quem gosta de ler antes de dormir, luminárias de chão portáteis são ideais para aquela iluminação extra, como também abajures ao lado da cama.

Você pode combinar o lustre do teto com o abajur na mesa seguindo um mesmo modelo, para serem acesos em momentos diferentes do dia!

Luminárias decorativas:

Luminária de unicórnio

Os unicórnios vêm sendo uma verdadeira sensação dentre as crianças e adolescentes!

E é claro que o mercado não deixou de fora os modelos de luminárias em formatos de unicórnios, em diferentes cores como rosa, azul ou lilás, ou até mesmo todo colorido dando um ar bem divertido ao ambiente.

É um excelente item decorativo para quartos de meninas que amam unicórnios!

Luminária de nuvem

As luminárias de nuvem trazem um pedacinho do céu para dentro do quarto. Também são usados como iluminação extra ou decorativa, em tonalidades de luz azul ou branca.

Quando pendentes do teto, cria a sensação de uma nuvem pairando no ambiente; já posicionadas sobre armários, estantes, prateleiras ou criado-mudo, criam paz e aconchego.

Também existem ideias de luminárias de nuvem para a parede, com iluminação embutida por detrás do desenho da nuvem, criando uma sombra mágica por trás reforçando o contorno dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here