Interessado em ter uma “parede verde” em sua casa? Sim, esse é outro nome dado à forte tendência do jardim vertical, que decora paredes e embeleza diferentes ambientes usando plantas e flores variadas. Precisando de inspirações para fazer seu jardim vertical? Está no lugar certo! Confira a seguir!

Jardim vertical

Jardim vertical externo

Excelente ideia para decorar áreas de lazer, muito além de simples jardins, como áreas de piscinas, varandas gourmets e espaços de recreação.

Importante escolher plantas adequadas para o contato direto com os raios solares, e em grande parte do dia, assim como outras intempéries como ventos e chuvas.

São ideias decorativas que combinam com jardins verticais externos: uso de pedras naturais, tanto no pisos quanto em revestimento de paredes; madeira, que traz um toque rústico e ainda mais natural.

Inspirações:

Jardim vertical em apartamentos

Em apartamentos, o jardim vertical pode ser feito internamente de um cômodo ou ainda na varanda, dependendo do espaço disponível.

Dentro de casa, onde a luz entrará pouco ou quase nada, priorize plantas feitas para sombra, que vivam bem com pouco ou nada de luz.

Esses jardins verticais internos são os chamados jardins de inverno, em que exigem poucos cuidados dos moradores e agregam muito à decorações trazendo natureza em meio à vida moderna.

Quanto a jardins verticais em varandas e apartamentos, as plantas podem ser mais variadas, e essa varanda inclusive pode virar um espaço social, com uma pequena mesinha, como uma área de relaxamento, em que as plantas ajudarão bastante nessas sensações.

Inspirações:

Jardim vertical com paletes

O uso de pallets é uma das formas mais econômicas para criar jardins verticais do zero, tanto em ambientes internos ou externos.

Além do aspecto natural das placas de madeira que agregam bem ao jardim vertical, eles também servem de suporte para decorar com diferentes tipos de plantas verticalmente.

Pode ser feitos na parede como pequenos caixotes posicionados verticalmente abrigando vasinhos de plantas variadas, ou ainda servir de suporte para plantas dos tipos trepadeiras e pendentes.

E o melhor: pallets são baratinhos, sendo que você pode conseguir até mesmo de graça em supermercados que descartam caixotes de madeira!

Inspirações:

Jardim vertical com plantas suculentas

As plantinhas mais utilizadas em jardins verticais práticos são as suculentas. Elas são bastante fáceis de cuidar, além de muito bonitinhas e delicadas.

Se você quer ideias para um jardim vertical mais discreto no cantinho do cômodo, pode contar com as plantas suculentas.

Utilize diferentes formas de suportes para elas, desde pallets, a cordas ou fios pendurados, dentre outras maneiras de deixar esses vasinhos suspensos.

Você ainda pode brincar com cores na disposição dessas plantas no jardim vertical, desde cores das próprias plantas, que são bem variadas, às cores dos vasinhos, trazendo vida ao ambiente.

São algumas: aloe vera, bola-de-neve mexicana, crassula ovata, haworthia cooperi, vários cactos, dentre outras.

Inspirações:

Veja como fazer um quadro decorativo com suculentas:

Jardim vertical com orquídeas

Orquídeas são plantas completamente elegantes então agregam bem ao conceito de jardins verticais, principalmente em ambientes internos. São plantas que exigem cuidados específicos, então saiba disso antes de sair investindo.

Se deseja mesmo manter a ideia, saiba que usar orquídeas em jardins verticais pede distância entre os vasinhos para livre crescimento das plantas. Aposte em diferentes cores para um ambiente mais vivo!

Ou ainda numa cor única de orquídeas, como a branca, trazendo mais sobriedade e finesse ao espaço.

Inspirações:

Jardim vertical artificial

Se na sua casa não tem um espaço que entre iluminação ou ventilação, você pode apostar em fazer um jardim vertical com plantas artificiais.

Existem inúmeros modelos de plantas artificiais no mercado, com beleza semelhante às plantas originais, e com a vantagem de não exigir qualquer tipo de cuidado nem gerar presença de bichinhos, afinal são de plástico ou metal; exigem pouco, como limpeza de poeira com o tempo.

Perfeita para decorar uma sala próximo a móveis, por exemplo, ou ainda em quartos e banheiros. Em ambientes externos, não é ideal, pois as intempéries podem ressecar o material artificial e ficar esteticamente feio.

Inspirações:

Como fazer um jardim vertical simples e barato?

Que tal pôr as mãos em prática e fazer seu próprio jardim vertical, de forma simples e gastando pouco? Confira o passo a passo e veja se atende bem o que você precisa! Se deseja algo mais rebuscado, conte com um designer de interiores com especialidade em paisagismo para ideias e projetos!

  1. Escolha onde será o jardim vertical

Escolha a parede ou as paredes específicas onde será feito seu jardim vertical, delimitando bem o espaço para orientar melhor na hora da instalação das plantinhas.

  1. Coloque o suporte na parede

Nesta fase, você deve fazer o preparo da parede para ela virar um suporte para seu jardim vertical.

Isso se dá pela instalação de pallets, caixotes, grades de ferro, fibras, treliças, blocos pré-moldados, nichos de parede, garrafas pet penduradas, dentre outras variadas ideias que você pode ter.

Você ainda tem a opção de criar um tipo de “terreno vertical”, onde é cultivado um gramado na parede para crescerem plantas da forma mais natural possível. Conte com um jardineiro para mais ideias!

Em ambientes pequenos ou limitados, como apartamentos, ideias como prateleiras de pallets ou grades são bem funcionais.

  1. Escolha plantas apropriadas ao seu ambiente

A escolha das plantas para seu jardim vertical depende se o ambiente é interno ou externo, se tem presença de sol ou não, assim como se você deseja plantas com pouca ou muitas necessidades de cuidados.

Nunca escolha as plantas apenas por questões de estética! Consulte um funcionário experiente na floricultura e tire suas dúvidas.

  1.  Cuide bem do seu jardim

Prontinho! Com o tempo você vai aprendendo a cuidar e embelezar cada vez mais seu jardim, se adaptando a novas plantas e ainda redecorando como preferir.

Aposte em suportes neutros e plantinhas coloridas, ou ao contrário, com plantas mais neutras e um visual ao redor bem colorido. Seja criativo! Peça sugestões a designers de interiores paisagistas, se necessário!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here