Jardim: Tudo sobre jadins, dicas e mais de 100 inspirações

0
203

Quem disse que você precisa ser um jardineiro profissional para ter um jardim bem bonito e organizado na sua casa ou apartamento? Basta dedicar alguns minutos do seu dia para manter sempre vivo e belo esse visual verde que vai valorizar muito o seu lar. Pensando em ajudar você, preparamos algumas dicas e inspirações para você montar seu jardim. Confira!jardim

Jardim simples

Os jardins simples e tradicionais são aqueles que se encontram em alguma parte de área aberta da casa, podendo ser um espaço grande ou pequeno. O primeiro passo é a escolha das plantas e flores que, no caso de ser um jardim simples, você pode optar por espécies tradicionais, mais baratinhas e que não exigem tantos cuidados específicos.

Antes de começar a decorar, tenha noção de todo o espaço disponível para este jardim; em caso de muito espaço, opte por plantas grandes, já com pouco espaço, priorize plantas menores e trabalhe também o conceito do vertical (veremos mais a seguir). Brinque também com pedras, cascalho, decoração reciclável como ecobags ou garrafas pet, por exemplo, pois são opções simples e baratas de decorar o jardim. Veja abaixo alguns exemplos de decoração de jardins simples.

Jardim pequeno

Que tal um jardim pequeno e discreto pra encher de charme sua casa? Pode ser um cantinho no seu apartamento, um corredor pequeno ou aquela área vazia na casa que vai fazer a diferença trazendo um visual saudável e relaxante ao espaço. Para esse pequeno cantinho, opte por combinar grama, pedras e um mix de folhagens e flores de sua preferência. Quem sabe o espaço seja suficiente para colocar um banquinho para você apreciar a natureza lendo um bom livro de vez em quando. Veja abaixo alguns exemplos de decoração de jardins pequenos.

Jardim suspenso ou jardim vertical

Dependendo da aplicação e forma que está instalado, os jardins suspensos se tornam elementos importantes na decoração do espaço em que está inserido. Também é uma excelente opção para locais pequenos, pois pega o espaço das paredes e não espaço horizontal no piso. Os locais mais recomendados para jardins verticais são em apartamentos pequenos, pequenas varandas, corredores e paredes diversas em cantinhos antes sem uso.

É  considerado um dos tipos de jardins mais fáceis de serem montados, sendo suficiente a compra de um suporte de madeira, como um painel de madeira ou prateleiras de ferro ou madeira também, além de vasos decorativos à sua escolha e as plantinhas (verdadeiras ou de plástico). Há também a possibilidade de não usar painéis de madeira, sendo apenas os vasos fixos na parede, pendurados como quadros ou fixados de outra forma nas paredes;

Uma opção ecológica e também econômica é fazer vasinhos com garrafas pets também! E pra quem quer ousar, existem os jardins suspensos em forma de arco também, deixando a área em que estará mais aconchegante ainda; como também jardins suspensos por fios ou cordas. Veja abaixo alguns exemplos de jardins verticais ou jardins suspensos em diferentes formas de decoração.

Jardim de inverno

Talvez esta seja a maneira mais próxima de trazer um jardim para dentro de casa, podendo este jardim de inverno ser aplicado numa sala de estar ou até nos quartos. O objetivo é relaxar da maneira mais próxima possível, trazendo vida e novos ares ao ambiente. Como o jardim de inverno tem a parte de cima aberta, durante a manhã traz incidência solar ao espaço contribuindo com iluminação natural ao ambiente, o que é muito bonito e confortante.

É bem parecido com o jardim suspenso, porém o foco são plantas de cobertura natural como samambaias para dar um charme ao ambiente inserido. Bons lugares para aplicar o jardim interno são na sala de estar, com uma porta de vidro separando os ambientes, por exemplo; debaixo de uma escada também agrega bastante à decoração local; aproveite também uma varanda que esteja vazia e decore o ambiente com um jardim de inverno e coloque duas poltronas, sendo uma excelente área para receber aquela visita especial. Veja abaixo alguns exemplos de decoração de jardins de inverno em diferentes ambientes:

Caso necessário, contrate um designer de interiores para sugerir da melhor forma a aplicação do jardim de sua escolha, assim não terão erros de medidas; esse profissional também consegue sugerir o melhor tipo de plantas e flores para sua necessidade, além de que vai ajudar no estilo e decoração do seu espaço. Viva os jardins!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here