Ter um jardim de inverno dentro de casa é mais do que uma ideia decorativa e paisagística no ambiente. É um cantinho que pode ser feito de modo a permitir entrada de luz e também de ventilação natural em ambientes fechados, trazendo economia em diferentes aspectos.

Pensando em trazer muitas ideias para você que já está interessado no assunto, preparamos um artigo completo com várias sugestões e modelos de jardins de invernos para variados ambientes! Você vai adorar!


Jardim de inverno

Jardim de inverno pequeno

Para quem tem pouco espaço disponível, mas ainda assim quer um pequeno jardim dentro de casa, calma que dá certo também! Você vai precisar de no mínimo um cantinho de parede, podendo ser num corredor ou num pedacinho da sala de estar, por exemplo.

E então, basta dividir sutilmente os ambientes, aplicar um gramado ou vasos para as plantas e revestir ao redor com pedras naturais. Adicione plantas para ambientes internos que não cresçam muito, afinal seu espaço é mais limitado.

O único item obrigatório é uma entrada de luz natural superior para essas plantas, então planeje bem seu cantinho na casa.

Inspirações:

Jardim de inverno com cascata

Essa dica já é para quem tem um pouco mais de espaço disponível, para decorar com mais itens além das próprias plantas.

Uma cascata traz mais ainda o ar de natureza ao ambiente, além de que pode ser montada junto com uma bomba d’água e trazer sons da natureza à sua casa. Bem relaxante, né?

Você ainda pode criar um pequeno lago dentro de casa, criando peixes para te fazer companhia.

Existem cascatas de todos os tipos, desde prontas no mercado para simples decoração ou pode até virar uma pequena obra na sua casa para criar um ar natural incrível, como um pedacinho de um paraíso dentro de casa.

Inspirações:

Jardim de inverno com paletes

Também é uma excelente ideia para espaços mais limitados! Pallets são ótimos materiais para a estrutura de um jardim vertical, que é uma das versões para jardins de inverno.

Você pode escolher um cantinho da casa, instalar pallets na parede e adicionar plantas que cresçam num efeito pendente ou ainda decorar com plantinhas suculentas como uma decoração mais simples e discreta.

A madeira simples dos pallets realça o ar natural do ambiente, trazendo um aspecto bem caseiro e acolhedor. Perfeito para áreas mais amplas em que ainda pode-se instalar uma mesinha e receber uns amigos no fim da tarde.

Inspirações:

Jardim de inverno com pergolado

O pergolado é uma forma de permitir a entrada de luz e ventilação na parte superior aberta feita para o jardim de inverno, e ainda assim garantindo segurança aos moradores da casa, pois bloqueia a entrada de possíveis malfeitores, sendo essa uma das razões de muitas pessoas terem medo de construir jardins de inverno em suas casas.

Esses pergolados podem ser estruturais de alvenaria ou ainda adicionado posteriormente através de tábuas de madeira ou ferro. Ele ainda serve de suporte para plantas também, daquelas do tipo trepadeiras ou pendentes.

Inspirações:

Jardim de inverno para sala

A sala é um ambiente bem acolhedor por si só, portanto é um dos lugares mais escolhidos para se instalar um jardim de inverno. Esse encaixe traz uma quebra visual para salas modernas, com um toque da natureza no ambiente.

Além disso, oferece luz natural e ventilação, de modo a criar um ambiente ainda mais confortável.

Procure equilibrar a cor do ambiente em sintonia com seu jardim de inverno. Um sala em tons nudes, desde branco a marrom claro, realça os tons verdes e coloridos de suas plantas no jardim de inverno.

Inspirações:

Jardim de inverno no quarto

O seu quarto, seja de casal ou solteiro, também pode conter um jardim de inverno. Nesse ambiente, que foi feito para relaxar, dormir e amar, o jardim de inverno vai agregar muito bem em todos esses quesitos.

Muitos relatam que até mesmo a respiração durante o sono melhora devido à proximidade com o ar puro da natureza.

Importante contar com algum tipo de divisória, como portas de vidro com tranca, para fechar nos dias mais frios e não atrapalhar o conforto térmico do quarto. Um piso de madeira reforça esse conforto!

Inspirações:

Jardim de inverno na cozinha

A gente pode passar muito tempo do dia dentro da cozinha, portanto também deve ser um ambiente acolhedor e nada estressante. Ter um jardim de inverno nesse espaço pode ser bem bonito e inspirador na hora de cozinhar.

Além disso, como é um espaço com parte superior aberta, ajuda a não ficar cheiros ou odores de queimado no ambiente, além de espalhar o cheirinho delicioso da sua comida pela vizinha!

Lembre-se de colocar uma porta de vidro também para dividir os ambientes em casos de dias chuvosos ou de muito vento para não atrapalhar na hora de cozinhar.

Inspirações:

Jardim de inverno no banheiro

O banheiro é um ambiente naturalmente frio e sério, portanto a presença de plantas nesse ambiente torna tudo mais relaxante, especialmente se nesse espaço tem uma banheira.

Levar um pedaço da natureza para seu banheiro ajuda a criar momentos especiais, além de criar uma decoração mais elegante. Em decorações mais ousadas, os designers sugerem a colocação da banheira em meio às plantas do jardim de inverno!

É muito inspirador! Banheiros espaçosos podem ser preenchidos em grande estilo por um jardim desses. Pense bem!

Inspirações:

Como fazer jardim de inverno simples e barato?

  1. Escolha o local

Onde você quer seu jardim de inverno? No cantinho da sala? Naquele espaço vago da varanda? O importante é ter uma entrada de luz e fácil acesso para cuidados cotidianos.

Delimite essa área do jardim a ajuda de tábuas de madeira ou crie um pequeno calço no piso. A instalação de uma porta de vidro de correr pode ser feita posteriormente.

  1. Escolha plantas para jardim de inverno

Você precisa escolher bem o tipo de planta a ser cultivada no seu jardim. Elas devem ser específicas para ambientes internos, de modo que necessitem de pouco sol, sejam mais de sombra, cresçam pouco e sejam de fácil manutenção diária.

Algumas bastante usadas: lírios da paz, begônia, violetas, jiboias, palmeira ráfis, antúrio e afins. Peça ajuda a um funcionário experiente numa floricultura ou a um paisagista.

  1. Escolha como quer plantar

Escolhidas as plantas, escolha como deseja plantar as mudas: se será melhor diretamente no solo, onde será necessário criar um tipo de gramado com terra e adubo para o cultivo; ou se será em vasos ou caixotes específicos para cada muda.

Os vasos são mais práticos e exigem menos gastos de obra para instalar seu jardim de inverno simples e barato.

  1. Decore como preferir

Utilize cascalhos de madeira, pedrinhas naturais, instala cascatas, dentre outros itens decorativos de sua preferência. Lembre-se de combinar com a decoração ao redor, para não destoar nem chamar toda a atenção para esse cantinho. Equilíbrio na decoração é a palavra-chave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here