Quando se fala em decoração, logo nos vem à mente objetos específicos decorando o ambiente ou ainda móveis de cores ou design diferenciados, mas poucas vezes ou nunca pensamos na iluminação como relevante para isso.

Saiba que a luz do ambiente pode criar sensações, dar destaque para algum elemento e também trazer vida a toda a decoração. Iluminação é tudo!

Pensando nisso, preparamos um texto cheio de dicas para você iluminar corretamente várias partes da casa, da sala ao banheiro, do jardim à piscina. Confira!

Iluminação

Principais tipos de iluminação

  1. Luminárias pendentes

Além de iluminar, as luminárias pendentes têm forte influência decorativa no espaço. Sua iluminação é mais limitada, portanto é mais usada como foco de luz acima de mesas, bancadas, dentre outros pontos.

Como ficam penduradas do teto, elas chamam atenção, portanto possuem os mais diferentes designs, em que a escolha varia de acordo com o estilo do cômodo e também com o gosto do morador.

  1. Luminárias embutidas

De uma forma minimalista no teto, as luminárias embutidas trazem elegância de forma simples ao ambiente. O acabamento é mais discreto possível.

É muito comum serem usadas de iluminação adicional ou decorativa no ambiente, auxiliando nas laterais do teto além da luminária principal no centro do teto.

São luminárias que ajudam muito a destacar objetos de decoração criando focos de luz com iluminação direcionada, não difusa.

  1. Plafon

Este é um dos tipos de luminárias embutidas que são instaladas diretamente no forro do teto e têm a intenção de iluminar de forma indireta. Geralmente em forma redonda ou quadrada, são luminárias adicionais que trazem charme e toque decorativo no teto, que também podem ser mais luxuosas, como o plafon de cristais.

  1. Lustres

Este é um dos tipos de luminárias pendentes com o toque mais clássico e tradicional. São modelos maiores, mais rebuscados, com mais detalhes decorativos, portanto enchem o ambiente de estilo.

Tradicionalmente, são usados mais em cima de mesas de jantar ou ainda como decoração em grandes salões. Os materiais mais clássicos são vidro e cristal.

  1. Luminárias de LED

Disponíveis em diferentes modelos como luminárias, spots e refletores, as luminárias de LED se diferenciam pelos seus benefícios trazidos em curto e longo prazo.

São luminárias que contêm lâmpadas de maior eficiência energética quando comparadas às tradicionais, além de maior economia de custos, desde a compra do produto às contas de luz todos os meses; também têm maior durabilidade e são ecologicamente corretas.

Quanto à sua influência na decoração, possuem lindos modelos, até mesmo coloridos para tematizar e climatizar ambientes.

Iluminação para sala

Para acertar na iluminação da sala, aposte numa iluminação LED adaptada à sua decoração.

Se você tem uma sala mais tradicional e preza pelo conforto, opte por uma iluminação de cor branca quente, que é aquela com luz amarelada; já se a sua sala é mais moderna, ampla, com móveis modernos e a decoração é minimalista, prefira trazer uma iluminação clean, com luz branca brilhante e forte.

Outros elementos de iluminação podem agregar na decoração, como abajures aos cantos, spots no teto, uma linda luminária pendente no centro do ambiente, dentre outras.

Iluminação para quarto

Já para o quarto, depende muito do seu estilo de decoração e tipo de ambiente. Além de aconchego para criar um quarto gostoso seja de dia ou de noite, a iluminação também deve ser funcional.

A cor da luz importa muito no ambiente, sendo indicada luz quente se a ideia é apenas dormir, através de iluminação indireta, como sancas acima da cama, ou luz branca normal centralizada.

Invista em luminárias móveis, como abajures, para cantos do quarto, seja para uma leitura na cama ou em cima de uma mesa.

Iluminação para quarto de bebê

A iluminação do quarto de um bebê deve ser indireta e suave, de modo a criar um ambiente confortável não só para o bebê como também para os pais. Portanto, indica-se iluminação embutida, através de spots instalados em sancas, como também iluminação direcionada às paredes.

Essa luz indireta auxilia muito no sono do bebê, trazendo mais paz e valorizando mais a iluminação natural durante o dia. Portanto, além da escolha da luz certa, deve ser feita uma adaptação no forro de gesso do quarto, para usar as luzes embutidas.

Utilize também abajures ou outras luminárias móveis decorativas pelo espaço, mas sem causar desconforto visual ao bebê.

Iluminação para cozinha

Um bom projeto de iluminação de cozinha valoriza muito a iluminação natural através de janelas e janelões na área.

Quanto à iluminação artificial, que também é necessária, a dica é investir nos spots que iluminam sutilmente o espaço e ainda valorizam pontos decorativos.

Se você curte iluminação embutida com um toque mais elegante, luzes de LED instaladas sob armários ou prateleiras, como os móveis acima da pia, trazem essas sensações à cozinha.

Se você preza por um ambiente para investir em seus dotes culinárias, capriche na boa iluminação branca, viva e intensa próxima ao fogão e bancadas para facilitar seu trabalho.

Cuidado com iluminação pendente na cozinha, principalmente próximo à bancadas, pois deve-se respeitar o espaço e conforto do ambiente, além de que uma cozinha é um local com gorduras e isso pode afetar o material da luminária.

Iluminação para piscina

As dicas mais legais para fazer uma boa iluminação na sua piscina são escolher pontos-chave para iluminar. Aposte em bordas, quinas e degraus com iluminação, pois cria um contraste lindo durante a noite e ainda auxiliam na segurança para as pessoas saberem onde devem pisar.

Quanto à área ao redor da piscina, como os ambientes de bares ou área das cadeiras, a iluminação deve ser na parte de trás, não sobre suas cabeças, pois evita sombras e ofuscamento, sendo efeitos incômodos.

E quanto à luzes internas na piscina, aposte em azulejos de cores claras, pois estes refletem a iluminação, não os mais escuros.

Iluminação para jardim

A iluminação é um excelente ponto para valorizar seu jardim, portanto invista! Como é uma área externa exposta a intempéries, desde sol a chuva, utilize materiais de luminárias que resistam ou invista mesmo em iluminação embutida.

Iluminação em spots no piso criam efeitos dramáticos e engrandecedores a arbustos e árvores na parte da noite, sendo bem elegante na fachada de uma casa. Invista em arandelas ou refletores, que são luzes direcionadas para iluminar pontos estratégicos no seu jardim, sejam nas paredes ou no chão.

E que tal criar lindas silhuetas das suas plantas? Basta iluminar de baixo para cima alguma árvore ou planta menor em frente a uma parede.

Iluminação para banheiro

Não é porque é só um banheiro que a iluminação não importa! Se você deseja uma iluminação mais discreta, não tão intensa, invista num plafon embutido único no ambiente, que fornece uma luz uniforme e agradável.

Mas se seu banheiro precisa de um toque clássico, um lustre pode agregar muito bem sem problema, ainda mais num ambiente bem branquinho em que a luz tomará de conta.

Se seu banheiro tem uma banheira, não coloque luz logo acima para não quebrar o efeito relaxante, e sim invista numa sanca no forro acima da banheiro com uma iluminação embutida, para iluminar indiretamente o espaço.

Outras luzes embutidas na área da pia ou sob armários também cria um efeito elegante no banheiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here