Que o gesso é um material muito versátil, apto a variadas criações, você já sabe. Muito usado para revestir tetos e também paredes no estilo drywall, o gesso também vem sendo usado como material para construir mobílias, como guarda-roupas.

Guarda-roupa de gesso

Já tinha pensado nisso? Vem saber mais sobre o assunto e saiba se vale a pena ter um guarda-roupas de gesso em casa.


Vantagens do guarda-roupa de gesso

  1. A principal vantagem dos guarda-roupas de gesso é que eles são feitos sob medida para o ambiente, como um móvel planejado, adaptando a criação às necessidades do morador e tamanho do espaço.
  2. É uma construção feita de forma embutida na parede, oferecendo organização no espaço.
  3. Ao contrário de guarda-roupas comuns, que são móveis, os guarda-roupas de gesso são embutidos e isso faz com que não acumulem sujeira na parte de baixo ou de trás; se for construído aproveitando o espaço vertical inteiro, até o teto, também não terá como acumular poeira na parte superior.
  4. Fica perfeito caso o teto do ambiente for também de gesso, pois haverá harmonia decorativa no encontro do teto com o topo do guarda-roupa; e ainda podem ser feitas sancas especiais.
  5. Assim como no teto, luzes internas podem ser instaladas nos compartimentos do guarda-roupa, basta adequar os sistemas elétricos para esta finalidade.
  6. É uma criação durável, pois o gesso de qualidade é um material resistente.
  7. Comparando com os móveis planejados do mercado, planejar um guarda-roupa de gesso tem um preço muito mais acessível. Sai mais barato até mesmo que muitos guarda-roupas prontos do mercado, tendo como vantagem ser planejado, com a quantidade de compartimentos, portas e gavetas que precisar.

Desvantagens do guarda-roupa de gesso

  1. Ao mesmo tempo que temos como vantagem o valor baixo do gesso como material principal, pode ser difícil e também custar caro encontrar mão-de-obra especializada para realizar o serviço, já que não é tão comum ainda.
  2. É um tipo de construção fixa, embutida na parede, portanto não é um móvel. Caso você deseje se mudar de casa algum dia, não poderá levá-lo com você. Mas de vantagem, temos que o cômodo fica mais valorizado por ter este diferencial, então pode ajudar no valor total da venda da casa.
  3. Com o tempo, podem surgir manchas no gesso, como de perfumes, cremes ou outros produtos que possam manchar o branco do gesso; sendo assim, é necessário manutenção como tinta branca ou lixamento para disfarçar ou cobrir as manchas.
  4. Gesso não se dá bem com umidade, portanto se você vive numa casa muito fria ou numa cidade úmida, pode ser desvantagem ter esse tipo de armário de gesso.

Cuidados com guarda-roupa de gesso

Para garantir a qualidade e beleza do gesso do guarda-roupa, é muito importante manter a estrutura sempre limpa e organizada. Portanto, eis alguns cuidados essenciais:

– Mantenha sempre fechado objetos oleosos ou líquidos que manter dentro do guarda-roupa;

– Procure não manter o local em que o guarda-roupa está muito abafado, para evitar problemas como umidade e ressecamento do gesso; então procure sempre deixar o ambiente ventilado e iluminado naturalmente;

– Para limpar a poeira superficial do dia a dia, principalmente se você optou por um armário sem portas e aberto, utilize um pincel ou espanador;

– Em locais com manchas simples, utilize um pano úmido com detergente neutro e esfregue sutilmente, até sair; em casos de manchas mais profundas e marcadas, utilize uma escovinha e um pinguinho de água sanitária.

Vale a pena ter um guarda-roupa de gesso?

Se você se considera uma pessoa organizada e cuidadosa com limpeza, vale a pena sim. E também leve em conta o fato de ser um móvel embutido, caso pense em levar com você para outra casa depois, pois não vai poder fazer isso.

Quanto à preço, pode ser difícil a princípio encontrar profissional experiente com construção de guarda-roupas de gesso sob medida, mas você encontra sim; e o custo dos materiais usados sai bem mais em conta do que comprar um guarda-roupa padrão sem graça no mercado.

Modelos e ideias de guarda-roupa de gesso:

Guarda-roupa de gesso com porta de madeira

Como um toque final, depois de construir a estrutura de gesso, adicione portas de madeira para conferir um ar tradicional de guarda-roupa comum ao ambiente.

Todos vão pensar que é um guarda-roupa de madeira planejado, ainda mais se você pintar a parte branca de marrom ou outro tom amadeirado. Um tipo de “falso guarda-roupa de madeira”.

Guarda-roupa de gesso com cortina

Perfeito para quem busca um ar mais romântico no cômodo, as cortinas na parte externa do guarda-roupa ajudam a cobrir os itens de forma diferente e elegante.

As cortinas podem ser absolutamente de qualquer estampa que você quiser, basta comprar no mercado e aplicar em trilhos anexados na estrutura de gesso, formando as portinhas maleáveis do seu armário.

E ainda é uma boa ideia para quartos pequenos, em que não abrir portas para fora ajuda a poupar mais espaço.

Guarda-roupa de gesso com porta de acrílico

Além das tradicionais portas de madeira, também temos portas de acrílico como opção. É uma forma de manter a visibilidade do que está dentro do armário, já que é um material transparente, mas ainda assim proteger de poeiras.

Importante dizer que o armário deve estar sempre organizado, afinal estará tudo exposto constantemente.

Guarda-roupa de gesso com porta de vidro

O vidro também é uma opção transparente, assim como o acrílico, porém pode ser mais resistente, apresentando ao armário um ar mais elegante e refinado.

Ao comprar o vidro, você pode optar por vidros com ou sem reflexo, com ou sem espelho, com maior espessura para garantir resistência, com insufilm ou não, e assim vai, de acordo com suas necessidades e orçamento.

Guarda-roupa de gesso infantil

Uma ótima forma de aproveitar uma parede do quarto do pequeno e criar um guarda-roupa de gesso embutido.

Ao construir, pense bem na evolução da criança com o tempo, principalmente se você pensa que ela vá crescer nessa casa e esse será seu armário por anos e anos.

Crie uma estrutura grande, em que caibam desde suas roupas e sapatos a todos os seus brinquedos em alguma parte inferior.

Ensine desde cedo aspectos sobre organização e limpeza ao pequeno, e esse armário tende a acompanhá-lo em seu crescimento.

Como fazer guarda-roupa de gesso acartonado?

O gesso acartonado são placas de gesso usadas em projetos variados, inclusive podem ser usadas na construção de um guarda-roupa.

Para colocar tais placas, o profissional deve cortá-las sob medida, de acordo com as medidas estabelecidas para cada parte do guarda-roupa, e assim ir montando, como um quebra-cabeça, agrupando as peças na estrutura até formar o guarda-roupa inteiro.

Assim como um teto ou paredes drywall, o gesso acartonado precisa de perfis marcados e fixados, para assim os gessos serem colocados e encaixados entre si.

É um trabalho detalhado que exige mão-de-obra, desde a fase do projeto aos acabamentos, portanto pesquise bem e contrate um profissional experiente para lhe ajudar.

Preço do guarda-roupa de gesso

Um guarda-roupa planejado todo feito de gesso custa em média R$1,5 a R$2 mil, variando de acordo com o tamanho do armário, número de divisórias, quantidade de gesso comprada, valor da mão-de-obra contratada e outros detalhes necessários para concretizar seu projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here