Estilo contemporâneo: Inspirações, Dicas de como decorar e mais!


Praticidade, simplicidade e estética clean são algumas das qualidades do estilo contemporâneo. Se você procura inspirações e dicas de decoração contemporânea para sua casa, chegou ao lugar certo!

Estilo contemporâneo

Características do estilo contemporâneo

Para entender o estilo contemporâneo, é só unir palavras-chaves como urbano, funcional e prático. A partir disso, adicione toques de bom gosto e organização no ambiente, sem nada muito chamativo, mantendo sempre a elegância.

Aposto que o resultado em sua mente foi uma decoração clean, super organizada, elegante, com itens de fácil alcance. Este é o estilo contemporâneo. Para entender, vamos destrinchar cada elemento desse estilo a seguir:

1. Na arquitetura

Antes de adentrar nas decorações dos cômodos, falemos do estilo contemporâneo no mais amplo dos conceitos, que é na arquitetura e estrutura da casa. Muitos lares já têm o estilo por longas datas e questões culturais, e os donos às vezes nem sabem que faz parte de um visual contemporâneo.

Exemplos disso são espaços integrados com áreas externas, presença de áreas amplas e abertas, valorização da iluminação natural por meio de grandes portas ou janelas e uso de materiais naturais na composição da casa. Falaremos quais podem ser esses materiais logo mais.

2. Traços

Os traços que prevalecem no estilo contemporâneo são os mais simples, lineares e finos sempre. Quinas bem marcadas, desde mobília a elementos decorativos, sempre com traços demarcados.

Combina muito bem com este estilo estampas geométricas, trazendo dinamismo sem quebrar o conceito linear. Não fazem parte dos traços contemporâneos curvas ou estampas diversificadas, além de desenhos ou formatos circulares.

3. Cores

Entende-se muito sobre uma decoração e sua presença quando se fala das cores mais frequentes. A paleta de cores desse estilo envolve tons de branco, cinza, preto, bege, marrom e derivados. Cores que combinam em detalhes vibrantes são laranja, azul ou vermelho.

No estilo contemporâneo, o neutro é destaque, seja em qual tom for. As cores com maior personalidade ficam por conta de detalhes, seja em objetos de decoração no espaço ou até um móvel solo de destaque.

4. Materiais

O contemporâneo abraça o mais simples que há em materiais, afinal a aparência deles não importa tanto quanto seu formato ou praticidade. Os materiais naturais que aparecem com frequência em decorações contemporâneas são madeira, pedras, serralheria, cimento-queimado e toques sutis de vidro pelo espaço.

Quanto às texturas desses materiais, a ideia se mantém simples e suave também. Superfícies lisas e sem detalhes rebuscados são característicos do estilo, desde um móvel a uma parede.

5. Móveis

As melhores tendências do estilo contemporâneo estão nos móveis que trazem traços minimalistas, sem puxadores ou maçanetas. As opções de cliques ou cavas, sem nenhum recorte aparente, trazem aspectos futurista, inteligente e criativo aos cômodos. Armários em quartos que têm entradas invisíveis, como para um banheiro ou closet embutidos, por exemplo, também são característicos do estilo contemporâneo.

Dicas rápidas para decorar a casa no estilo contemporâneo

1. Casa pequena contemporânea

A simplicidade do estilo é uma das melhores opções para preencher espaços pequenos de forma funcional, mantendo o bom gosto.

Vidros e espelhos combinam com os elementos do estilo, além disso são técnicas de ampliação de espaço, perfeitos para apê pequenos. Não somente valoriza o espaço, como também reflete a iluminação; lembra que luz e amplitude são quesitos do estilo contemporâneo?

2. Salas contemporâneas

Combina bem com o estilo quando a sala em si é integrada a outro ambiente da casa, como uma área externa (divisor de porta de vidro) ou com a sala de jantar também.

Valorize a entrada de luz natural em meio a móveis característicos do estilo, em cores claras se a proposta é amplitude também. Mantenha o ambiente sempre organizado, apenas com elementos decorativos expostos limitadamente.

3. Cozinhas contemporâneas

Sabia que boa parte dos móveis planejados são baseados no estilo contemporâneo? As linhas retas, organização induzida, portas e gavetas de aberturas sutis… Tudo isso é característica do estilo em questão.

Sendo assim, uma forma fácil de trazer o estilo para a cozinha é através dessa mobília. Acrescente no ambiente elementos de madeira, ferro e azulejo para combinar com harmonia. As cores brancas e outras claras reforçam o contemporâneo numa cozinha.

4. Quartos contemporâneos

Enquanto que a ideia dos espaços sociais é oferecer amplitude nos ambientes, para quartos, o aconchego e acolhimento são prioridade. Sendo assim, as cores neutras podem ser mais puxadas para os tons quentes, como o tom amadeirado natural em móveis.

Estes mantêm a linearidade e simplicidade do estilo também, com modelos simples, retos e minimalistas em guarda-roupas, escrivaninha e os traços da cama.

Quem diria que um estilo de decoração fosse ser tão elegante e fácil de conseguir ao mesmo tempo, não? Conta pra gente aqui nos comentários: qual a sua característica preferida do estilo contemporâneo? Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here