Quando se fala em decoração, logo nos vem à mente móveis ou objetos decorativos com designs diferentes, e quase nunca pensamos nas paredes com superfícies decorativas. Está na hora de inovar!

Uma das opções mais criativas para texturizar paredes e dar um up na decoração do ambiente é através do efeito mármore, um tipo de texturização bem próxima da textura natural do mármore só que feito com  tinta ou massa corrida. Para saber mais, é só continuar na leitura!

Efeito mármore

Efeito mármore travertino

Criar um efeito mármore é um procedimento simples de pintura, que exige paciência na aplicação e criatividade.

Para isso, você pode se inspirar nos diferentes tipos de mármores travertinos naturais que existem, se baseando em algum acabamento que gostar mais; os modelos em que a maioria dos decorados se inspira são modelos de cores claras, como branco tradicional ou bege; cores escuras mescladas entre si, em diferentes tons; ou cores claras mescladas com cores mais escuras, em traços menores.

A naturalidade desse efeito mármore feito com tinta se dá na suavidade escolhida para misturar as cores.

Efeito mármore travertino

Efeito mármore no piso

Esse tipo de textura também pode ser utilizado na decoração de pisos, através das técnicas de porcelanato líquido ou até mesmo lâminas de madeira imitando a textura.

Efeito mármore no piso

Não recomenda-se fazer a técnica de marmorato com tinta em pisos onde muitas pessoas circulam, áreas externas nem em locais com constantes alterações de umidade, pois são fatores que comprometem a qualidade e aparência do efeito mármore.

O acabamento após a pintura inclui cera e lixa, e essa manutenção em pisos pode ser necessária várias vezes na semana. Sendo assim, os profissionais recomendam outras opções para alcançar o efeito mármore em pisos, como as citadas acima.

Preço da tinta Suvinil com efeito mármore

A Suvinil foi a marca pioneira ao trazer para o mercado uma tinta específica para criar o efeito mármore em paredes, a chamada tinta marmorato.

É uma tinta diferente das outras, que oferece um acabamento brilhoso e bem próximo ao efeito do mármore quando polido e lustrado com cera incolor.

Um galão do produto com 2,88 L custa de R$160,00 a R$190,00 no mercado, depende de onde você comprar e da quantidade que necessitar.

Efeito mármore com massa corrida

Outra opção mais barata para fazer o efeito mármore em paredes é com a massa corrida tradicional acrescida de corantes específicos de tintas PVA.

Essas misturas não são indicadas para grandes quantidades já que é bem difícil alcançar uniformidade, mas já que no efeito mármore os tons de cores podem variar entre si para dar aquele efeito natural da pedra, pode funcionar bem.

Você pode criar tons semelhantes variando os acréscimos de corante dentro da mistura da argamassa, e aplicando na segunda e terceira demão na parede. Consulte um pedreiro com experiência nessa técnica para tirar suas dúvidas.

Passo a passo: Como fazer efeito mármore?

Você vai precisar de:

  • 1 Cera incolor
  • 1 Fita crepe
  • 1 Lixa d’água nº 360
  • 1 Flanela
  • 1 Espuma 22 x 13 cm
  • 1 Desempenadeira convencional de aço
  • 1 Desempenadeira de mármore
  • 1 Espátula de aço
  • 1 Vassoura com cerdas macias
  • 1 Tinta Suvinil Texturatto Especial na cor desejada ou nas cores desejadas.

Como aplicar:

  1. Prepare a parede lixando superfícies irregulares e limpe o pó com uma vassoura.
  2. Comece aplicando um pouco da tinta na parede com a desempenadeira tradicional inclinada, seguindo de movimentos aleatórios e na diagonal, para se aproximar ao máximo daquele efeito natural da pedra do mármore.
  3. Espere de 8 a 12 horas até a primeira demão secar e passe a lixa tirando relevos da tinta. Aplique a segunda demão, da mesma forma, fazendo movimentos diferentes, sem usar muitas força.
  4. Você já vai perceber as cores mesclando entre si, quebrando a uniformidade e criando o efeito do mármore.
  5. Repita o processo para uma terceira demão se necessário.
  6. Ao final, após tudo secar 100%, aplique cera na parede, assim o produto vai adquirir brilho e beleza.
  7. Faça um polimento final com a flanela ou pano de algodão e prontinho, sua parede com efeito mármore está pronta.

VÍDEO: Efeito mármore especial!

Confira um passo a passo bem simples e legal de uma parede que foi previamente revestida com massa corrida e depois teve aplicação de 3 tintas marmoratos, criando um efeito lindo mesclado do mármore.

Perceba que a criatividade na aplicação fica por conta da aplicação das 3 tintas ao mesmo tempo. Confira:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here