O amor está no ar… E na decoração também! Um dos assuntos mais pedidos é a decoração romântica, que preenche as casas com um visual sensível, feminino e sereno, mas que também traz elegância e sensualidade. Aprenda como decorar no estilo romântico com as dicas a seguir.

decoração romântica

Principais características de uma decoração romântica simples:

Não há maneira mais justa de começar nossas dicas explicando ponto a ponto sobre cada característica presente nesse estilo, desde cores, móveis a elementos decorativos mais indicados. Vamos lá?

  1. Móveis

No estilo romântico, a mobília característica tem traços bem trabalhados, curvas detalhadas, acabamentos arredondados. O quadrado não é valorizado, sendo assim desde uma mesa à cabeceira de uma cama seguem formatos curvilíneos.

móveis românticos

Móveis de ferro ou madeira em traços finos são marcantes, predominando em cores suaves como branco, bege ou tons amadeirados claros. Os pés e pernas dos móveis também possuem acabamento rebuscado.

1.1 Cadeiras e poltronas românticas

Não tem como não falar de decoração romântica e não pensar naqueles móveis aconchegantes e estofados num canto do ambiente, decorando desde uma sala de estar ou quarto. São bem marcantes. Até mesmo a sala de jantar pode ser confortável e romântica nesse ponto.

móveis românticos

 

  1. Cores predominantes

A paleta de cores na decoração romântica é suave e de tons leves. O que mais predomina é o branco, tons pastéis e outras cores em tons neutros.

cores

Essa base clara predominante permite utilizar elementos aleatórios em cores vibrantes, saltando aos olhos. Para esses detalhes, recomenda-se amarelo, azul, verde ou lilás.

  1. Estampas e padrões

As combinações de estampas num ambiente romântico ficam por conta de listrados, xadrez, florais e inspirações do estilo vitoriano.

Podem estar presentes em roupa de cama, pano de mesa, cortinas, papel de parede e até estampa de móveis de um jeito suave. Lembrando, é claro, que estampas pedem equilíbrio entre si e com relação ao restante da decoração.

Estampas e padrões

  1. Tipos de tecidos

Assim como a decoração romântica é sensível, os tecidos devem ser, a ponto de querermos tocá-los. Tecidos de texturas sensoriais como seda, cetim, veludo e acolchoado são indicados nesse estilo.

Desde os lençóis aos tecidos das almofadas de um sofá, procure optar por esse tipo de tecido.

Tipos de tecidos

  1. Iluminação

A decoração romântica valoriza muito a iluminação natural, portanto permita que a luz entre no ambiente. Um toque ainda mais bonito é usar cortinas transparentes ou de tecidos finos que permitam a luz passar por elas.

Iluminação

E durante a noite, a iluminação artificial dentro de casa também deve ter seu lado romântico. Conte com luzes de baixa intensidade e em tons amarelados para gerar conforto. Que tal velas no jantar? E na casa, espalhe lustres e spots para uma iluminação bem distribuída.

  1. Dicas de objetos decorativos

Um ambiente onde permeiam cores claras merece pontos de cor e de brilho. Sobre as cores, já falamos acima. E quanto ao brilho, aposte em elementos de vidro, cristal, dourado, prata, bronze ou outros metalizados.

Dicas de objetos decorativos

São dicas de objetos para dar o toque final na decoração romântica: castiçais, caixas de tecido, arcas, baús, objetos ou caixas de madeira, malas antigas, arranjos de flores, espelhos com molduras ornamentadas, obras de arte, dentre outras peças.

decoração romântica

Você até pode inserir um objeto de outro “tempo” em meio ao romântico, como uma obra moderna, apenas posicione com harmonia no ambiente.

Como fazer decoração romântica no quarto?

Muitas meninas sonham com seus quartos românticos, que podem ser o mais simples e delicado ao mais pomposo e da realeza! Confira algumas dicas para deixar seu quarto romântico, adaptando ao jeitinho que você mais deseja.

A cama é a protagonista! Um quarto romântico deve ter como foco a cama. Invista numa cama grande, alta e bonita, seja de ferro ou madeira estruturada, com um estilo imponente.

E não se esqueça da cabeceira! Preencha com bastante almofadas e tecidos aconchegantes e tenha a sua cama de rainha.

quarto romântico

A decoração geral é romântica, mas você precisa de um tema para predominar no ambiente.

Pode ser um floral, que pode tematizar seu papel de parede e combinar com as almofadas; ou listras de cores claras, por exemplo, que combinem com a estampa dos lençóis da cama.

quarto romântico

E a dica final que deixamos é de você escolher outro móvel do ambiente para seguir o mesmo estilo. Que tal uma penteadeira?

É um móvel chique, útil, feminino e vai combinar muito bem na decoração romântica. Pode ser o guarda-roupa também, com acabamentos rebuscados e até maçanetas douradas.

decoração romântica

Como fazer decoração romântica num apartamento pequeno?

As pessoas costumam associar “espaço limitado” a “dificuldade de decoração”. Não pensem assim! Tudo o que você precisa é de um estilo que se adapte bem aos espaços pequenos e a decoração romântica dá certinho!

Espaços pequenos pedem tons claros para oferecer sensação de amplitude, portanto os tons do romântico são bem indicados.

Valorize também a iluminação com amplas janelas e cortinas claras, assim o espaço é ainda mais valorizado. E utilize espelhos também como mais uma ferramenta para ampliar espaços!

Nos artigos de decoração, escolha peças-chave. Poucas, mas ainda assim escolha. Nesse lindo exemplo de apê pequeno que mostra um pouco do lar da blogueira do Live Creating Yourself, o ambiente é simples, mas temos elementos especiais como o jarro de flores na mesa de centro e essa cadeira ao canto, a princípio “deslocada”, mas romanticamente posicionada. Confira:

decoração romântica apartamento pequeno

Foto: Live Creating Yourself.

Para os móveis, prefira uma mobília compacta, com traços redondos, que não tomem muito espaço e tenham tudo a ver com a decoração romântica. Esse cantinho de exemplo do Westing, que pode ser muito bem a cozinha ou sala de jantar do seu apê pequeno, exemplifica bem a beleza da mesa redonda.

decoração romântica apartamento pequeno

Foto: Westwing Home & Living.

E no geral, outro quesito importante para se ter um apartamento pequeno é a decoração romântica em sintonia com o minimalismo. Decore apenas com o que importa, com o que é útil. Menos é mais. E esse mais, é amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here