A proposta da decoração retrô é resgatar o que tínhamos de mais estiloso no passado, dos anos 20 aos 60, mais ou menos. Desde cores, a formas e combinações, a decoração retrô ainda tem muito a oferecer nas decorações atuais através de uma releitura com um toque moderno.

Hoje vamos te ensinar a como decorar a sua casa de um jeitinho retrô que vai te encantar todos os dias e impressionar as visitas.


Decoração retrô

6 Dicas para uma decoração retrô barata

Dá para abraçar o estilo retrô sem gastar muito! Confira:

  1. Placas decorativas com tema retrô ou vintage, relacionadas a filmes antigos, games, frases inspiradoras, dentre outras.

 

  1. Adesivos de parede com estilo retrô, desde carros antigos a bonecas pin-ups.

 

  1. Azulejos com estampa retrô, geralmente são adesivos utilizados por cima de cerâmicas nas paredes. Os temas mais comuns são café, cerveja, empoderamento feminino, marcas antigas, pop art, dentre outros característicos dos anos passados.

 

  1. Procure por itens antigos como rádios velhos, câmeras fotográficas de modelos mais antigos, pequenas televisões em tubo.

 

  1. Compre móveis antigos e sem tanto valor em bazares; dá pra comprar bem baratinho! A dica para ficarem com cara retrô é dar uma repaginada com uma tinta bem vibrante, como um amarelo ou vermelho e encaixar na decoração.

 

  1. Já pensou num papel de parede de jornal, que legal? É retrô e baratinho também!

Como decorar os cômodos da casa no estilo retrô?

Decoração retrô de sala

Como o retrô pede um pouco mais de cor, pode investir em estampa para o seu sofá, amiga! Listras, bolinhas ou algo mais geométrico vão combinam bem. Daí você joga uma almofadas de formatos diferenciados com estampas divertidas e outras com estampa lisa.

Quanto aos móveis, podem ter uma pegada mais antiquada, é só renovar com pintura para se adequar à era moderna. Se na sua sala tem um cantinho vazio, que tal colocar uma poltrona retrô colorida bem bonita?

Vira o destaque da decoração! Já se quer uma sala retrô mais discreta, aposte em itens mais selecionados para esse estilo, como os pufes ou quadros temáticos nas paredes, por exemplo.

Inspire-se:

Decoração retrô de quarto

Um dos móveis que mais caracteriza um quarto é o criado-mudo ao lado da cama. Que tal que ele seja num estilo bem retrô, com pézinhos, maçanetas clássicas e numa cor bem especial, como amarelo vivo ou azul retrô?

Outra opção para quartos mais femininos são as clássicas penteadeiras, bem presentes nos anos 20 quando as mulheres se cuidavam em frente ao espelho.

Além disso, o papel de parede pode representar bem o estilo e ainda combinar com sua roupa de capa, de temática vintage! E se couber uma poltroninha ao canto para seu descanso e leitura, que seja no estilo clássico também.

Inspire-se:

Decoração retrô de cozinha

Para os fãs da cultura retrô, a cozinha é um espaço de liberdade pura! Os armários podem ter estilo clássico do retrô, com pézinhos, portinhas com vidro aparente e tudo.

A geladeira costuma ser personalizada, ganhando um adesivo ou coloração mais vibrante do que o branco comum das decorações atuais. A liberdade também pode chegar no piso, que pode ser listrado ou xadrez para remeter ao antigo retrô.

Usar eletrodomésticos com pegada retrô também é uma boa, mas como virou tendência hoje em dia, podem custar um pouco além da média. Não tenha medo de armários coloridos, eles são inspiração pura no retrô!

Inspire-se:

Tendência: Decoração retrô e moderna

Enquanto que o estilo moderno pede uma base neutra com elementos coloridos no espaço, o retrô chega com as cores de forma sutil e traços característicos da época em móveis e itens de decoração.

Sendo assim, dá para fazer uma mescla perfeita. Como uma sala toda neutra e de mobília moderna, repleta de itens decorativos que remetam à época, ou ainda um ambiente bem retrô com móveis retilíneos e de cores mais neutras pelo espaço.

O fundo branco e neutro com móveis ou itens que saltem aos olhos no melhor estilo retrô é a combinação perfeita.

Inspire-se:

Faça você mesmo: Decoração retrô

Essa dica vai para você que não quer alterar tanto a decoração de casa, mas que gostaria de um toque retrô no ambiente. É a famosa parede retrô, com um lindo jogo de quadros, plaquinhas temáticas e muitos elementos que remetem às épocas antigas. Você vai adorar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here