Sabemos que a tendência dos apartamentos modernos é diminuir, mas isso não significa falta de conforto ou “apertamentos”! Hoje vamos te ensinar excelentes dicas de como fazer seu apartamento pequeno parecer maior, mais bonito, funcional e confortável, do jeitinho que você sempre quis.decoração para apartamento pequeno

Truques infalíveis de decoração para apartamento pequeno

Cores claras são prioridade!

Cores claras e em tons pastéis são as melhores amigas dos itens de decoração de qualquer espaço pequeno. Isso porque em colaboração com uma boa iluminação promovem a sensação de amplitude, deixando os ambientes mais leves e, aparentemente, maiores.


Claro que você pode também investir em decoração com tons mais escuros, basta usá-los nos detalhes, como quadros e almofadas, por exemplo, assim você cria contraste e ainda dá um toque elegante. Esses detalhes também podem ser coloridos, com cores mais vivas, depende do seu estilo de decoração.

Inspirações:

Truque do espelho funciona!

Utilizar espelhos na decoração de espaços pequenos ajuda muito ao criar a ilusão de amplitude e dobrando a sensação de profundidade dos cômodos. E, com uma boa iluminação e móveis bem posicionados, o resultado pode ser lindo!

Os melhores cômodos do apartamento pequeno para colocar espelhos numa parede inteira, na vertical ou horizontal são salas de jantar, hall, finais de corredores, paredes laterais de salas e afins. Além dessa forma, usar pequenos espelhos em conjunto também ficam lindos no ambiente.

Inspirações:

Conte com os móveis planejados e de multiuso!

Móveis funcionais trazem versatilidade, praticidade e muita modernidade para ambientes pequenos, então invista em móveis como sofá-cama, mesas flexíveis (como uma mesa lateral que vira mesa de jantar), divida ambientes com estantes, coloque gavetas ou armários debaixo de escadas, entre outros. E com toda essa ousadia em móveis, é possível trazer muito da sua personalidade ao apartamento!

Inspirações:

Ambientes integrados fazem a diferença!

Derrubar as paredes de um espaço pequeno é certeza de amplitude e decoração moderna. Cômodos integrados como sala de jantar com cozinha, sala de jantar com sala de TV, dentre outros cômodos, são todos bem práticos e criam uma unidade visual que, se bem decorado, fica tudo muito agradável!

Pode ser uma ótima opção para quem mora sozinho ou um casal, porém para um grupo maior de pessoas na casa pode complicar, pois exige muita organização para dar harmonia no ambiente e também afeta a privacidade de todos nos cômodos.

Inspirações:

Decorando os ambientes do apartamento pequeno

Confira a seguir dicas rápidas e essenciais que vão trazer conforto, beleza e praticidade aos principais cômodos do seu apartamento:

Sala de apartamento pequeno

Em caso de apartamento de poucos cômodos, o sofá da sala pode ser um sofá-cama, assim fica fácil acolher alguma visita que vier. E sobre a escolha desse sofá, o número de lugares deve ser proporcional às medidas do cômodo, para não gerar desconforto; invista também em puffs, que são móveis, funcionais e bem bonitos com estampas diferenciadas. E nada de hack de TV, é só anexar a televisão na parede num painel, fica bem mais bonito e é menos um móvel no ambiente!

Inspirações:

Quartos de apartamento pequeno

Para quem curte livros, decoração com miniaturas ou pelúcias ou porta-retratos, por exemplo, pode investir em decorar o quarto com nichos e prateleiras; é funcional, pega espaços verticais e fica lindo! Além disso, móveis funcionais como guarda-roupa planejado com portas de correr e espelhadas e camas box que abrem como um baú para guardar coisas também são legais!

Inspirações:

Banheiro de apartamento pequeno

Banheiros pequenos exigem organização, portanto nada de itens desnecessários nesse cômodo, como perfumes, maquiagens ou outros itens que podem ser guardados em outro cômodo. Aproveite os cantinhos do banheiro, como abaixo da pia ou em quinas para colocar armários necessários, assim como prateleiras pequenas e nichos de parede, que também ajudam na organização interna. E não precisa ser um espaço neutro, basta decorar as paredes com pastilhas ou ladrilhos coloridos!

Inspirações:

Cozinha de apartamento pequeno

Investir nas cozinhas planejadas é a melhor forma de aproveitar o pouco espaço disponível. Truques como prateleiras altas e ganchos de parede ajudam a organizar os utensílios usados. E sabe aquela dica de ambientes integrados? Coloque um balcão entre a cozinha e a sala, ele vira apoio para as ações da cozinha e ainda, com o auxílio de bancos altos e moderninhos, pode se tornar a sua copa para lanches rápidos e até tomar um vinho com os amigos apoiados na bancada. Legal, né?

Inspirações: