Desde sempre a França é referência em decoração para o mundo. E quanto à esse estilo, tudo começou com a decoração preferida da realeza francesa, o chamado Luiz XV, com auge nos palácios durante o reinado de Maria Antonieta; a nobreza era evidente em cada detalhe, a maioria folheado a ouro.

E na tentativa de acompanhar e se inspirar nessa decoração, os camponeses tentavam decorar de forma semelhante, mas sem o luxo real, e assim nasceu a decoração provençal. Atualmente, ainda segue sendo sinônimo de elegância, nobreza e bom gosto!


Decoração Estilo Provençal

Saiba mais sobre a decoração provençal e inspirações para diferentes ambientes na sua casa a seguir!

Características da Decoração Estilo Provençal

  1. Tem como característica mais marcante os acabamentos refinados em linhas curvas, com detalhes esculpidos e gravados, como também apliques de madeira. Um dos formatos mais marcantes nesses aplique é o de concha.

 

  1. Com relação a estampas, motivos florais são bem presentes, em tons pastéis ou mais suaves e neutras, geralmente derivadas de azul, verde e rosa. Além das flores em aspecto de pintura, a Decoração no Estilo Provençal também pode conter listras (opção moderna para o estilo) e tradicionais cenas rurais, que resgatam paisagens campestres de forma delicada. Essas estampas não permeiam só os móveis, como também louças, papéis de parede, cortinas, tapetes, etc. Esse é um dos ares mais românticos da decoração provençal.

Estampa clássica: Tolie de Jouy

Um tipo de estampa tanto para tecidos como linho ou algodão quanto para papéis de parede, bem característico do estilo, que possui um fundo branco com desenhos sobre a vida campestre, geralmente em cores vermelho, azul ou preto.

 

  1. Objetos usados na decoração também podem seguir essas características citadas acima. Os mais comuns são espelhos, lustres, quadros e poltronas, tendo acabamentos esculpidos e curvos, bem característicos do estilo.

 

  1. Se tivéssemos que descrever a decoração provençal com uma sensação, esta seria: calma. O ambiente provençal tem que transmitir sossego, paz, calma, tanto na escolha das cores e estampas, como na disposição de mobília sobre o espaço e iluminação. Muitas casas não seguem esse estilo em todos os cômodos; podem ocupar somente espaços com intenções acolhedoras, como sala de estar ou quarto.

Como decorar? Ambientes decorados no estilo provençal

Decoração provençal para sala

Independente do estilo de decoração escolhido, as salas devem ser ambientes acolhedores, imagina então com o estilo provençal.

Escolha usar móveis antigos, com um ar mais vintage, geralmente feitos de madeiras naturais e pintados em tons claros e suaves.

Para o sofá, opte por uma estampa lisa clara e traga as estampas através das almofadas e das mantas, seja em flores, listras ou desenhos rurais.

Outros elementos na sala que podem abraçar esse estilo são cortinas e papel de parede. Nos enfeites, utilize flores em decorações centrais ou de cantos, sendo bem romântico na escolha da sutileza das plantas.

Se quiser um ambiente bem elegante, capriche na escolha do lustre central, além de molduras e espelhos pela sala.

Inspirações:

Decoração provençal para quartos

Nos quartos, a ideia decorativa é mesma, podendo ter ainda mais suavidade para criar conforto e aconchego.

Capriche na escolha do papel de parede, fica bem romântico. Um detalhe exclusivo para quartos é usar cabeceira de cama esculpida dando o ar clássico do estilo no ambiente; pode ser comprada pronta ou feita sob medida com um marceneiro.

Na roupa de cama, estampas florais têm sua vez! Em quartos femininos, é um estilo que cai muito bem! Quartos de casal ganham um ar romântico e bem convidativo para um ninho de amor…

Nos quartos de bebês, os tons pastéis podem ser bem tranquilizantes e oferecer momentos mais delicados entre mamãe e bebê.

Inspirações:

Decoração provençal para cozinha

O design provençal também pode chegar até a cozinha, tanto no formato dos móveis como na estampa clássica e romântica de louças, panos, cortinas e demais decorações. Nos armários, as portas e maçanetas podem acompanhar o estilo.

Tem um ambiente integrado com a sala de jantar? Esta também pode abraçar o estilo, com cadeiras contendo detalhes esculpidos, cores nobres e ainda enfeites provençais sobre a mesa, desde um arranjo de flores a um conjunto de louças mais refinado.

Inspirações:

Decoração provençal para banheiro

Nos banheiros, o estilo provençal é muito utilizado na escolha do papel de parede, em motivo floral ou listrado.

Vasos de flores também podem decorar o ambiente. Quanto ao espelho do local, capriche numa moldura bem clássica e estilosa, podendo ser de madeira branca, em sua forma provençal mais popular.

A escolha da bancada não deve ser muito moderna, e sim mais clássica, simples e rústica.

Inspirações:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here