Na maioria das casas, aquele espaço logo embaixo da escada fica vazio, sem nada útil ou acaba entulhando coisas e virando um pequeno local de grande bagunça. A gente sabe que isso não pode acontecer, pois além de ser desorganizado, cada cantinho da casa deve ter sua funcionalidade, nem que seja com finalidades decorativas, como pode ser com a área embaixo da escada. Pensando nisso, separamos algumas ideias para você aproveitar esse espaço e ainda decorá-lo com o maior estilo. Vamos nessa?Decoração embaixo da escada

Home office embaixo da escada

Você pode aproveitar este espaço para criar um ambiente particular e especial para ser seu espaço de trabalho dentro de casa. O fato de ser debaixo da escada não trará desconforto algum, pois trabalhamos sentados, não é mesmo? E o fato de ser um cantinho “isolado” pode te ajudar a ter mais concentração, item muito necessário no dia a dia de quem trabalha em casa.  

Com um simples balcão anexado à parede, uma poltrona e um gaveteiro você já tem o básico para iniciar seus trabalhos em casa. Aposte em papel de parede diferenciado ao fundo para destacar uma área plus ali, ou mantenha a linha de cores da escada, destacando o diferencial numa cadeira colorida, por exemplo.

Inspirações

Biblioteca embaixo da escada

Essa é para os colecionadores de livros e pessoas estudiosas! Com uma estante sob medida, acompanhando o recorte da parte de baixo do vão da escada, dá pra uma linda e personalizada biblioteca. Não apenas ajuda a organizar seus livros, como também decora de forma culta e tradicional o ambiente, dando um ar intelectual à decoração da casa. Quanto ao material da estante, você pode acompanhar a madeira da escada ou do piso, criando uma unidade de decoração.

Inspirações:

Cantinho da leitura embaixo da escada

Aproveitar o espaço para criar um cantinho de relaxamento, como um espaço de leitura ou de estudos, também é uma boa! Com poltronas, almofadas, colchões, pufes grandes, como você preferir, o objetivo é criar conforto. Adicione também pequenos armários, balcões ou nichos para apoiar seus livros.

Pra quem mora em casa, dá até pra projetar uma janelinha ao fundo, ótima para ajudar quem prefere ler com luz natural no espaço. Aposte numa decoração relaxante, sem elementos que desviem muito sua atenção; elementos em cores quentes e amadeiradas são bem-vindos.

Inspirações:

Armário embaixo da escada

Aproveite da melhor possível esse espaço para guardar coisas, o que é ótimo para casas ou apartamentos pequenos. Crie nele um armário adaptado, com ou sem portas, prateleiras, nichos, ou somente um vão para organizar itens de sua preferência. Isso não é entulhar as coisas abaixo da escada, ok? E sim entender aquele espaço como um cantinho para se organizar. Você pendurar uma jaqueta ou bolsa nele, como também deixar um sapato; ou adapta ao formato de um aparador também, com revestimento diferenciado, fica bem charmoso e decorativo, com quadros, esculturas e fotografias, por exemplo.

Inspirações:

Brinquedoteca embaixo da escada

As crianças vão adorar essa ideia! Faça um espaço dedicado à hora de brincar, com os brinquedos guardados ali. Outra ideia é adaptar o espaço a alguma preferência da criança, indo na decoração dos sonhos do pequeno! Você pode recriar uma casa da Barbie, uma decoração do espaço ou algo com o tema de super-heróis, por exemplo. Além do mais, separar o quarto de dormir do quarto de brincar pode ser uma boa para a criança entender mais sobre organização. Brincar de cabaninha ficou moderno e mais funcional agora! Legal, né?

Inspirações:

Jardim embaixo da escada

Aproveite o espaço embaixo da escada para trazer novos ares ao ambiente, mais vida e mais alegria com plantas e flores de sua preferência. Criar um jardim de inverno além de lindo, trará uma nova atividade no cuidado com o crescimento e desenvolvimento das plantas. Se o espaço for pequeno, invista em vasos simples e jardins verticais também, só não deixe de aproveitar o espaço para levar um pouco da natureza pra dentro da sua casa.

Inspirações:

Outro cômodo embaixo da escada

Dependendo do tamanho do espaço disponível, dá pra criar um novo cômodo na casa, com teto forrado, parede, porta e tudo! Pode servir de um pequeno lavabo para receber as visitas, ou uma salinha de estar com pufes, ou até mesmo o quartinho do seu cachorrinho.

Inspirações:

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here