Quem tem uma varanda em casa sabe como é especial ter um cantinho para receber os amigos, fazer uma festa ou fazer um churrasco com a família nos domingos. E quem ainda não tem, vai querer ter depois desse artigo!

Confira a seguir, dicas e ideias para fazer uma linda e funcional decoração para sua varanda, seja em casa ou apartamento.


Decoração de varanda

3 dicas de decoração de varanda pequena e simples

Se a sua varanda é pequena, não tem problema nenhum! Dá para criar um ambiente aconchegante e bem apresentado com as dicas a seguir:

  1. Considere jardim vertical em varandas pequenas

Para varandas pequenas, um jardim vertical é uma excelente forma de trazer o verde para a decoração.

Basta fazer algum suporte e decorar com plantas, podendo ser prateleiras com vasinhos pequenos de suculentas; ou ainda uma tela presa na parede com plantas trepadeiras ou pendentes; basta selecionar o tipo de certo de planta de acordo com a iluminação do local e dificuldade de cuidados.

Na dúvida, decore com plantas artificiais, mas já podemos dizer que não traz o mesmo efeito.

  1. Móveis simples para varandas pequenas

Felizmente, varandas pequenas podem ficar confortáveis com móveis simples, então não exige muito investimento.

Uma pequena mesinha com 2 cadeiras ou apenas um sofazinho de 2 lugares ao canto com uma mesinha de centro já preenchem bem o ambiente; caso a varanda seja um espaço livre, é perfeita para instalar suportes nas paredes para estender uma gostosa rede.

Lembrando que todo móvel que você escolher para essa área deve ser impermeabilizado para não sofrer com as intempéries da área externa.

  1. Prateleiras e nichos para varandas pequenas

Para apoio de decorações ou ter outras funções, não coloque armários ou balcões numa varanda pequena, e sim utilize dos espaços laterais para isso colocando prateleiras e nichos sob medida. Assim, você não ocupa espaço útil de circulação podendo dar um lugar melhor para os móveis.

  1. Madeira: Melhor material para varandas pequenas

Das cadeiras à mesa, suporte do jardim vertical, prateleiras e outros elementos, a melhor sugestões para os móveis de uma pequena varanda é a madeira, pois é um elemento natural, que traz calma, aconchego, estilo e torna o ambiente pequeno ainda mais acolhedor.

Se tiver como investir, um revestimento no piso ou na parede com madeira laminada, no estilo deck, é uma boa ideia.

Decoração de uma varanda gourmet

Diferentemente das varandas comuns em apartamentos ou entradas de casas, as varandas gourmets são áreas mais abertas, dedicadas a momentos entre amigos e família; têm a vantagem a mais de ter um espaço dedicado a fazer comidas de forma prática e em boas companhias, desde uma janta noturna especial a um churrasco a céu aberto.

  1. Móveis e eletrodomésticos para decoração de varanda gourmet

A respeito dos móveis deste espaço, devem ser móveis que auxiliem nos trabalhos de armazenar e manusear produtos e alimentos, desde uma prateleira próxima, porta-facas, gaveteiros a um balcão espaçoso para o preparo das carnes.

Não é como uma cozinha, onde há armários grandes e complexo, e sim mais uma mobília de apoio.

Quanto aos eletrodomésticos e demais aparelhos para auxiliar na praticidade deste local, podemos utilizar um moderno fogão cooktop, forno elétrico embutido, forno especial de pizza, uma churrasqueira (falaremos mais a seguir), freezer ou frigobar para as bebidas, adega, e assim vai, depende das necessidades e desejos de cada pessoa.

1.1 Churrasqueira para varanda gourmet

A churrasqueira é um dos maiores desejos de quem pensa numa varanda gourmet, isso porque é totalmente ligada a lazer e bons momentos com os amigos, além de muitos serem apaixonados por churrasco.

Para varandas gourmet, as quais têm uma proposta mais prática e moderna, hoje em dia as opções de churrasqueira mais desejadas são churrasqueira a gás ou elétrica, as quais fazem bem menos sujeira e fumaça do que as comuns; tais modelos também estão disponíveis em formatos portáteis, deixando o uso mais prático no dia a dia.

Mas caso deseje construir uma churrasqueira clássica em alvenaria, uma varanda gourmet externa pode receber um cantinho para isso; conte com um engenheiro ou arquiteto para fazer seu projeto contendo uma dessas.

  1. Acomodação para os convidados

A grande graça de uma área gourmet é poder juntar as pessoas, então invista numa mesa e cadeiras confortáveis para receber todos, de acordo com seu espaço disponível.

Se a varanda é pequena, mesas altas com banquetas são uma boa ideia, mas se é espaçosa, não tenha medo de invista em longas mesas com bancos laterais ou pequenas poltronas para confortar todas as pessoas.

Se tiver piscina, não se esqueça de decorar bem a área próxima ao deck, com cadeiras, mesinhas e outros apoios para quem quiser tomar um sol ou tomar aquela cervejinha na borda da piscina, por exemplo.

  1. Móveis planejados para varanda gourmet

Se tem grana disponível, invista um belo projeto para a sua varanda gourmet, seja de área interna ou externa. Neste projeto você poderá descrever com o profissional todos os seus desejos de forma funcional, sob medida e nos revestimentos ideais.

Móveis planejados são de melhor qualidade, então assim sua varanda gourmet dura mais, a probabilidade de satisfazer seus sonhos são altíssimas e ainda valoriza seu imóvel no mercado, caso pense em vender ou alugar futuramente. É um bom investimento!

Como escolher plantas para a varanda?

Voltando ao assunto sobre plantas, confira abaixo como escolher o tipo ideal de plantas de acordo com a sua varanda:

– A escolha depende do espaço da sua varanda, focando em ter espécies de crescimento lento ou nulo para locais pequenos, e de médio a grande para varandas maiores, como as externas e de terraços.

– Outro ponto é avaliar a incidência de sol e chuvas nesse local; para varandas abertas, você deve optar por plantas resistentes ao sol, já nas internas, optar por plantas para interiores que vivem bem na sombra; e ainda que passam maior parte do dia na sombra ou no sol, com espécies de meia-sombra.

– Outro é o nível de manutenção e cuidados constantes que cada espécie precisa. Tem gente que busca a terapia de cuidar de plantas, mas também há quem deseja fazer o mínimo possível e ter pouco trabalho com isso.

Sugestões de plantas para varandas:

  • Que pegam muito sol: Petúnias, gerânios, rosas, tulipas e laranjas;
  • Que ficam na sombra: Balsaminas, begônias e camélias;
  • Com sombra e sol: Sinos, fúcsia, hortênsias e louro.
  • Trepadeiras para usar em suportes verticais em varandas: Buganvileas, bignônias, hera, tecomarias e jasmim.

Você ainda pode ter sua própria horta ou plantação natural nessa varanda, cultivando elementos para temperos, condimentos, sucos, vitaminas e receitinhas de saúde e beleza, tais como: Hortelã-pimenta, lavanda, manjericão, orégano, menta, salsa, sálvia, alecrim, tomilho, etc. (Fonte: Flores – Cultura Mix).

Decoração de varanda de apartamento

As varandas parecem mais confortáveis quando em casas, mas saiba que é possível criar um gostoso ambiente também em apartamentos.

Elas podem ser integradas a outros cômodos, como à cozinha ou uma extensão da sala de estar, por exemplo; há quem transfira sua sala de jantar para a varanda, trazendo um ar mais gourmet.

As divisórias incluem desde uma porta de vidro de correr que separa os ambientes, a apenas uma cortina para dividir sutilmente as áreas.

Como apartamentos são propostas funcionais na vida urbana, a varanda pode ganhar várias funções, como espaço para relaxar, mesa de jogos, cantinho para home office ou a área gourmet da casa. Inspire-se!

6 ideias fáceis para decorar uma varanda com pouco dinheiro

  1. Pufe confortável, mesinha baratinhas e vasos de plantas

Pufe confortável

Foto: Reprodução. Fonte: Decorando Casas.

  1. Cadeiras no estilo “praia, almofadas e uma mesinha simples

Cadeiras no estilo praia

Foto: Reprodução. Fonte: Decorando Casas

  1. Pallets e vasinhos para um criativo jardim vertical

Pallets e vasinhos

Foto: Reprodução. Fonte: Decoração 24.

  1. Uma rede, mesinhas baratinhas de apoio e almofadas decorativas

rede na varanda

Foto: Reprodução. Fonte: Mercado Livre.

  1. Varanda romântica e baratinha, para curtir a vista e namorar

Varanda romântica

Foto: Reprodução. Fonte: Cozinha Vibrante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here