Muita gente pensa que, por ter uma casa ou apartamento simples como cômodos pequenos, não dá pra investir numa decoração bonita e de encher os olhos. Não pense assim! Salas pequenas deixaram de ser desafio há muito tempo no mundo da decoração, pois esse tamanho reduzido não dá espaço para ter erros!

Uma sala pequena ajuda ainda mais na formação de ambientes integrados, mais agradáveis e bem aconchegantes, reunindo os móveis mais básicos, funcionais e essenciais, facilitando até mesmo a organização no dia a dia. Confira boas dicas de decoração para sala pequena aqui com a gente!Decoração de sala pequena


Decoração de sala pequena simples

A principal dica para uma decoração simples em uma sala pequena é: menos sempre é mais! Quanto menor o número de itens, desde móveis a acessórios diversos, será melhor, para ser um ambiente organizado e funcional. Aposte nos itens básicos como sofá, fack ou painel de tv, sua tv, decoração e iluminação. Quaisquer outros itens devem respeitar o espaço, não gerando nenhum entulho, ok?

E aposte também em cores claras em paralelo a uma boa iluminação, pois o clean reflete melhor e valoriza o espaço do cômodo. Uma boa ideia é predominar as cores claras pelos móveis e tecidos do ambiente, como um tapete ou cortina, e apostar em itens de decoração, como vasos, quadros ou miniaturas pelo ambiente em tons coloridos. O contraste é excelente e essa combinação valoriza o ambiente reduzido.

Dentre os estilos de decoração mais simples para salas pequenas estão: contemporâneo, minimalista, oriental e moderno. Todos eles possuem características que levam vantagem num espaço pequeno, que são simplicidade e linhas retas na decoração, dando um visual mais clean e limpo, não sobrecarregando o ambiente.

Inspirações:

Decoração de sala pequena com painel de tv

Móveis planejados valorizam todo tipo de espaço, principalmente os pequenos. E não é diferente com uma sala pequena, na qual você pode usar móveis funcionais que respeitem as medidas das paredes e sejam práticos para diferentes usos. Como é o caso de um painel de tv planejado, que pode vir com o espaço para a televisão, além de prateleiras nas laterais e armários na parte de baixo.

É um móvel funcional, compactado, que pode ser feito com o material que você quiser, encaixando bem no seu orçamento. E o melhor: não é um gasto de risco, pois será feito sob medida. Além disso, é um móvel muito bonito na decoração do ambiente e que ocupará pouco espaço se bem planejado.

Inspirações:

Decoração de sala pequena com escada

A ideia é reconhecer a parte da escada como parte da decoração, pensando em soluções funcionais e criativas. Já pensou em instalar a parte do hack da tv logo abaixo do vão da escada? Ou até mesmo um pequeno home office, como uma mesinha e cadeira para usar seu notebook na hora do trabalho.

Algumas casas possibilitam que o sofá se instale logo abaixo da escada, o que, com uma boa iluminação, cria um ambiente extremamente aconchegante. Aproveite para decorar os degraus da escada também, com diferentes cores, adesivos, papéis de parede, entre outros, sempre abraçando o estilo geral do ambiente.

Inspirações:

Decoração de sala pequena colorida

Para uma decoração viva e colorida, abrace os estilos pop, retrô ou vintage, que trazem cores e formas divertidas ao ambiente. Você tem duas opções: Em um ambiente de cores neutras escuras ou neutras, inserir elementos de decoração coloridos e divertidos; ou apostar num ambiente colorido como um todo, com um móvel de tecido diferente que combine com a cor viva do seu papel de parede, dentre outras combinações. Aposte em almofadas com estampas divertidas, tapetes com tecidos diferentes, papel de parede de destaque, jogo de quadros coloridos numa parede neutra, entre outros.

Inspirações:

Decoração de sala pequena com espelho

Uma das melhores táticas de decoração para um ambiente pequeno são os espelhos, pois eles refletem o espaço como se criasse a sensação de amplitude, “duplicando” o ambiente. Você pode escolher uma parede específica e instalar um espelho por ela toda, ou usar elementos de decoração espelhados, como quadros. Esse efeito de amplitude melhora ainda mais com uma boa iluminação, que deixa o espaço ainda mais elegante.

Inspirações:

Decoração de sala pequena com mesa de jantar

Uma casa ou apê pequeno abre brecha para criarmos integração entre ambientes, e para quem tem uma sala pequena pode ser muito comum e necessária a sua junção com a sala de jantar, sem necessidades de paredes para se aproveitar o máximo de espaço. A delimitação de espaço entre os ambientes pode se dar por um tapete que envolva todo o piso da sala ou até mesmo a bancada da cozinha americana. Quanto às decorações dos espaços, elas devem estar em sintonia, de cores ou formas; essa sintonia nem sempre significa cores iguais, podendo também ter a opção de criar contrastes, como preto e branco, preto e amarelo, por exemplo, que reflete muito da ousadia dos moradores da casa.

Inspirações:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here