Assim que você chega em casa depois de um dia cansativo, você só quer parar um pouco, levantar os pés, relaxar e ver um bom filme; ou até mesmo ter à sua disposição um cantinho onde você pode juntar amigos e familiares para fazer uma noite de cinema!

Claramente, essa é a sala de TV, que deve ser um local especial, aconchegante e com clima descontraído para todos se sentirem à vontade. Quer dicas de decoração de sala de TV? É só seguir na leitura!


Decoração de sala de TV

Dicas e inspirações para salas de TV

  1. Sala de TV pequena

Se a principal característica da sua sala for o pequeno espaço disponível, pense na possibilidade de tornar tudo ainda mais confortável. Opte somente pelo essencial e mais funcional como sofá principal, pufes, um super tapete ou carpete no piso, cortina e um painel.

Opte por painel para a TV e não estantes grandes para não lotar muito o espaço. Quanto as cores, priorize um ambiente mais claro, destacando cores mais vibrantes nos detalhes, pois cores claras proporcionam sensação de amplitude e também mais conforto com um iluminação amarela aconchegante.

Inspirações:

  1. Sala de TV grande

Se o espaço disponível for grande, opte por sofás grandes e confortáveis que contornem o ambiente, daqueles que dá para receber vários amigos e todos ficarem confortáveis ao ver um filme.

Distribua bastante pufes pelo ambiente para apoiar os pés ou opte por uma mesa central maior, que seja acessível a todos os cantos do sofá. Pode ostentar no tamanho do painel na TV, com bastante espaço para uma decoração elegante, cheia de quadros, fotografias, esculturas e outros objetos de decoração que preferir.

E aproveite a oportunidade de uma parede ampla para investir numa TV grande, tornando o ambiente uma verdadeira sala de cinema.

Inspirações:

  1. Sala de TV aconchegante

Pense em tudo aquilo que você mais acha aconchegante e traga para essa sala! Que tal um tapete felpudo, bem gostoso de pisar com meia? E o sofá deve ter aquela parte maior, o chaise, para assim deitar com ainda mais conforto.

Os tecidos do ambiente, desde o material do sofá, capas de almofada, tapete, cortina, devem ser macios e confortáveis. Cores em tons neutros e em tons pastéis favorecem o conforto.

A iluminação também faz a diferença, então nunca deixe tudo tão escuro no espaço, e sim aquela iluminação natural entrando pela cortina, sabe? Dando um ar bem romântico ao ambiente.

Inspirações:

  1. Sala de TV simples

Uma sala de TV simples, não necessariamente pequena, deve ter  uma decoração modesta, porém bonita e confortável.

Alguns itens básicos que você pode organizar de acordo com orçamento são: sofá proporcional à parede principal, poltronas, pufes, mesinha de centro, bancada ou painel para a TV, tapete, cortina e boa iluminação.

Para criar um ambiente cheio de harmonia, combine as cores e texturas do espaço, como o tecido do sofá em sintonia com a cor do painel ou capas de almofadas em sintonia com o tapete.  Para ser criativo não precisa ser rico, apenas ter bom gosto e ver beleza nas coisas simples.

Inspirações:

  1. Sala de TV com painel

Como falamos bastante nos tópicos anteriores, o painel é muito mais indicado porque contribui para amplitude no espaço, diferentemente de bancadas, racks e estantes maiores.

Além do mais, o painel é bem mais elegante por acoplar a TV na parede e dar mais leveza ao espaço. Painéis são vendidos facilmente no mercado, mas você também tem a opção de fazer um móvel planejado sob medida de acordo com seu espaço, com a cor desejada, material escolhido e também número de prateleiras pré-estabelecidos.

Inspirações:

Ambientes integrados

Certas decorações e estilos de casa demandam ambientes integrados, como é o caso de um apê pequeno ou uma decoração industrial, por exemplo, onde a ideia é unir as pessoas através da ausência de paredes e junção de espaços.

E adivinha só? Com a sala de TV não é diferente, pois existem inúmeras possibilidades para integrar com ela! Os principais casos são sala de TV com sala de jantar ou com sala de estar. Confira:

  1. Decoração de sala de TV e de jantar juntas

Ainda que tornando os ambientes juntos, você pode delimitar o espaço da sala da TV com um tapete abaixo desse espaço. Ideia boa, né? Ou também dividir sutilmente os ambientes com um aparador ou pequeno balcão.

E é super importante que a mobília usada nos espaços unidos tenham sintonia! Não necessariamente deve ser a mesma, mas sim manter a linha visual de continuidade e equilíbrio de cores e estampas. Posicione o painel da TV de modo que as pessoas que estiverem fazendo refeições à mesa também possam assistir caso queiram!

Inspirações:

  1. Decoração de sala de TV e de estar juntas

São ambientes bem parecidos, com propostas semelhantes, a única diferença é que uma sala de estar não necessariamente precisa ter uma TV. Uma ideia é colocar criar uma área mais “pública”, digamos assim, com a TV e pufes para o clima de “cineminha”; e ao lado, poltronas espalhadas pelo espaço, próximas à janela por exemplo, com alguma pequena estante de livros, servindo apenas como um ponto de descanso no ambiente, para quem não está tão focado na TV.

Outra ideia é dividir os ambientes com dois sofás, um de costas para o outro, como se fossem duas pequenas salas, uma com TV e outra sem. Seja criativo ao delimitar os espaços sutilmente.

Inspirações:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here