Jantar não é apenas um momento para comer durante a noite, como também é a hora de reunir a família na mesa ou ter a oportunidade de um momento romântico com o seu amor.

É nesse momento que podem ser feitos comentários sobre o dia de cada um, algo inusitado que aconteceu no trabalho, desabafo de algo viu na rua, alguma atividade diferente na escola ou até mesmo uma novidade maior que ninguém na mesa estava esperando.

Viu quanta coisa especial dá pra se fazer ou falar na sala de jantar? Sendo assim, é um ambiente que merece uma decoração especial também! Confira a seguir grandes dicas e inspirações sobre decoração de sala de jantar e renove a sua.

Decoração de sala de jantar

Decoração de sala de jantar simples

Para criar um ambiente íntimo na sua sala de jantar de forma simples, sem gastar muito, é essencial que ela esteja sempre organizada e caiba todo mundo confortavelmente. Uma mesa ao centro com tamanho e quantidade de cadeiras proporcionais às pessoas da casa e visitas mais frequentes é o básico.

Invista num móvel que agrade bem o seu gosto, tanto no material quanto nas cores. A luminária no teto pode ter um design diferente e chamativo, assim como objetos temporários que decoram a mesa, como esculturas, jarros de flores ou fruteiras.

Inspirações:

Decoração de sala de jantar pequena

As salas de jantar pequenas com a decoração certa podem se tornar os ambientes mais aconchegantes da casa. Opte por cores claras, como as brancas ou nudes predominando o ambiente, desde os móveis aos revestimentos das paredes, pois cores claras refletem melhor iluminação e proporcionam amplitude e conforto.

As cores mais chamativas podem ficar por conta de um vaso de planta moderno na quina da sala ou vasos em cores vibrantes, por exemplo.

A dica da mesa de vidro é importante, pois o vidro é um material que não ocupa tanto espaço, visualmente falando.  Outro grande aliado para cômodos pequenos são os espelhos, como veremos melhor a seguir!

Inspirações:

Decoração de sala de jantar com espelho

Os espelhos são conhecidos na decoração por proporcionar amplitude no ambiente e também disseminar mais luz pelo espaço, refletindo a cor da iluminação do ambiente. Sendo assim, ainda na vibe de salas de jantares pequenas, os espelhos ajudam muito nisso!

Você pode colocar um espelho numa parede interna, ou somente da mesa para cima, com a mesa encostada nessa parede, ou até mesmo um espelho com um aparador de algum dos lados da mesa, para essa área servir de suporte na hora de servir o jantar ou para decoração no dia a dia, por exemplo.

O que não faltam são modelos diferentes e aplicações ousadas de espelhos em salas de jantar!

Inspirações:

Decoração de sala de jantar e estar

Os ambientes integrados estão em alta na casa, tanto para otimizar espaços pequenos como também para interligar as pessoas dentro da casa, sem a necessidade de tantas divisórias no ambiente.

Com a sala de jantar junto com a de estar não é diferente! São algumas opções para delimitar espaços um super tapete na área da sala de estar, que para um pouco antes da área do jantar; ou algum móvel aparador ou sofá baixinho dividindo os ambientes.

Você pode deixar a mesa de jantar numa posição favorável para quem estiver durante a refeição conseguir ver TV também; ou ainda ter um painel rotativo nessa sala para inclinar para os lados sempre que necessário. E lembre-se de que cômodos integrados devem manter harmonia decorativa, então crie sintonia visual de cores e texturas entre os ambientes.

Inspirações:

Decoração de sala de jantar rústica

Dentre as principais características rústicas podemos citar cores, estampas e artigos decorativos referente à tradicional madeira, como tons marrons, de terra, amarelados ou mais quentes. Outras estampas e elementos naturais como pedra, linho, xadrez, flores e patchwork também são bem-vindos!

O básico para atingir esse estilo é ter uma mesa de jantar de madeira tradicional, com estampas nas cadeiras ou panos da mesa bem tradicionais e naturais. Para um rústico mais moderno, aposte na madeira escura!

Inspirações:

Decoração de sala de jantar moderna

Se quer ousar de verdade, busque por modelos de mesa e cadeiras com design diferenciado, que é tendência nas salas de jantar mais modernas.

Um item que faz a diferença se tiver um design ou cor mais moderna é a luminária, que pode ser combinada com o estilo de quadros e demais decorativos nesse ambiente.

Um moderno + retrô é apostar em móveis lisos, sem estampa exuberante, porém com cores vibrantes e design diferenciados. Se você busca pelo moderno mais simples, invista em cores metálicas e materiais como inox ou vidro, por exemplo.

Para um moderno leve, aposte no branco como predominante; para um moderno chique, tons escuros e preto dão elegância.

Inspirações:

Decoração de sala de jantar com papel de parede

Às vezes tudo o que falta na sua sala de jantar é um pouco de cor ou vida no ambiente! O papel de parede é uma opção barata, fácil de colocar e renova o ambiente em 100%. De acordo com o estilo decorativo que você deseja que predomine, busque pela estampa mais apropriada.

Modelos modernos contam com formatos diferenciados, como triângulos, bolas ou riscos em tons mais sóbrios; já modelos mais românticos possuem design clássico, com arabescos ou flores, por exemplo; mas se quer causar um choque visual na monotonia de cor uniforme da sua sala de jantar, invista num papel de parede de cor vibrante e alegre, com bolinhas, listras ou outra tema do seu interesse.

Peça ajuda de um design de interiores para ter mais sugestões!

Inspirações:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here