Dicas de decoração de sala com escada: Ideias e inspirações!


Para muitos, decorar um ambiente que tenha uma escada que dá acesso ao andar superior pode ser complicado. Seria a escada uma barreira ou um adicional na decoração? Na maioria das vezes, a escada se localiza na sala e deve, com certeza, estar conectada ao ambiente, sendo útil e decorativa.

E se você precisa de dicas e inspirações de decoração de sala com escada, está no lugar certo! Confira!

decoração de sala com escada

Proporção dos móveis de uma sala com escada

Uma forma de interligar a escada com a decoração da sala é por meio dos móveis. Seja nos materiais ou na proporção, é preciso fazer uma adaptação. Dependendo do espaço da casa, a escada pode tomar um bom espaço da casa, fazendo com que um móvel precise ser reposicionado.

sala com escada pequena

Se sua sala é pequena, adapte-se apenas à mobília essencial, que são um bom sofá, um rack simples para a TV e no máximo uma mesa de centro. Se o ambiente for integrado à sala de jantar e tiver uma mesa, as proporções também devem ser ajustadas.

Design diferente de escada para sala

Para reforçar o toque decorativo da escada na sala, ela pode ser muito mais do que funcional e ter um design diferente. Seja um material ousado, ou um revestimento diferenciado, ou ainda um design que foge da estrutura dos degraus comuns, se você tiver como investir, vai valer a pena.

O destaque fica por conta de materiais diferentes de simples alvenaria, como madeira, mármore ou até vidro. E ainda se expande nos materiais adicionais, que fazem parte da composição de corrimão e guarda-corpo. Contrate um design de interiores para criar uma escada diferente e adequada ao espaço da sua sala.

+ Dicas para decorar uma sala com escada:

1. Capriche na iluminação da escada

Quando você direciona iluminação na área da escada, você torna aquela local independente do resto da decoração! E existem várias formas de levar o charme da iluminação à escada da sala, seja com iluminação indireta ou até mesmo nos degraus da escada.

Escolher o estilo de iluminação faz toda a diferença para criar o clima ideal na sua sala. Para ambientes mais modernos, aposte numa iluminação branca e forte; já para ambientes mais confortáveis e aconchegantes, a iluminação indireta e em tons amarelados funciona melhor.

Dica: A iluminação indireta quente combina bem com elementos de madeira!

2. Decore o vão livre abaixo da escada

Quando o assunto é otimização de um espaço que tenha escada, você precisa aprender a decorar aquele vão que fica abaixo.

É um espaço muito útil, o qual muitas pessoas ignoram e acabam ficando literalmente “em vão” na sala. Para isso não acontecer na sua sala, inspire-se nas dicas a seguir!

2.1 Uma pequena biblioteca

Que tal tornar aquele cantinho embaixo da escada uma pequena biblioteca particular? Invista numa estante feita sob medida para inserir neste local e preencha com seus livros preferidos.

É uma ideia simplesmente apaixonante para quem tem um estoque de livros e deseja expor de uma maneira incrível na sala.

2.2 Aproveite o espaço para o Rack

Que tal otimizar ainda mais o espaço da sua sala colocando seu rack com TV e tudo na área embaixo da escada? É uma ótima forma de aproveitar aquele espaço com outros elementos igualmente importantes na sala. Assim sobra mais espaço para você decorar com outra coisa no ambiente.

2.3 Jardim de inverno

Traga a natureza para dentro de casa aproveitando a área embaixo da escada para criar um jardim de inverno. Utilize plantas específicas de ambientes internos ou até mesmo vasos de plantas artificiais, depende do quanto você deseja cuidar desse cantinho.

Para caprichar na decoração, use algum revestimento no piso e nas paredes da área!

2.4 Home office

Outra utilidade para o cantinho embaixo da escada é, no mínimo, uma mesa de escritório com uma cadeira para ser um home office! Boa ideia, né? Tem gente que precisa de um cantinho reservado para trabalhar em casa, e essa pode ser uma boa solução inclusive para aproveitar espaço.

3. Utilize um guarda-corpo de vidro

Ter um guarda-corpo na escada em ambientes internos é ideal para a segurança. Para não ficar algo grosseiro ou não destoar completamente de uma decoração caseira, o vidro é um material muito indicado, já que é leve, transparente, combina com qualquer material de que a escada for feita e é elegante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here