Pequenos espaços não precisam ser necessariamente apertados ou desconfortáveis. Com simplicidade, organização e funcionalidade, um quarto pequeno pode virar um cantinho mágico e bem decorado dentro de casa.

Para aprender dicas e ter inspirações, confira os exemplos que separamos sobre decoração de quarto pequeno a seguir!

Decoração de quarto pequeno

Decoração de quarto pequeno para casal

A maioria dos recém-casados começa em apartamentos ou casas menores, sendo uma forma mais fácil, financeiramente falando, de começar essa nova vida. Mas saiba que é possível criar um quarto de casal em um espaço pequeno de modo confortável e romântico para os dois. Aqui vão algumas dicas:

Optem por unir no quarto itens básicos focados no conforto, com uma casa de tamanho aceitável ao centro, criados-mudos ou mesinhas aos lados, guarda-roupa tomando uma parede de tamanho o suficiente para vocês dois e um belo painel na parede da TV.

Quanto às cores, crie um ambiente relaxante e mais amplo com a predominância dos tons neutros e detalhes mais coloridos. Os tons pastéis também ajudam a respeitar o espaço limitados. Nada de quarto onde cores escuras predominem.

Armários planejados podem ser uma boa para readequar a organização dos pertences de ambos do casal ao espaço pequeno; portas de correr e portas transparentes ajudam na amplitude do ambiente.

Iluminação também pode fazer a diferença. Opte por iluminação amarela se a ideia é trazer conforto; iluminação branca para oferecer amplitude de espaço; iluminação embutida, para criar um clima romantizado.

Nada de usar cabeceira na cama, pode dar ideia de móvel de tamanho exagerado no espaço; ao invés disso, opte por um papel de parede especial no local onde a cama encosta.

Use e abuse do conforto nos panos de cama, para assim criar um cantinho mais que aconchegante para dormir, relaxar e namorar.

Inspirações:

Decoração de quarto pequeno de solteiro

Para quartos de solteiro também existem certos meios para criar um espaço confortável. Se você trabalha em casa e precisa de um home office nesse quarto, também vai gostar das dicas a seguir:

  • O tamanho dos móveis importa demais! Se possível, dê preferência aos mais compactos.
  • Apenas coloque cama de casal no seu quarto de solteiro se realmente houver espaço disponível e não atrapalhe a sua circulação pelo ambiente.
  • Crie focos decorativos e não saia espalhando cores e objetos pelo ambiente; uma boa sugestão é decorar as paredes com papel de parede ou adesivos, ou ter uma estante para seus enfeites e decorativos do quarto.
  • Um quarto de solteiro pequeno planejado possui várias vantagens, como acoplar a cama numa estrutura contendo armários e estantes, por exemplo.
  • Se você recebe amigos de vez em quando, considere ter uma bicama, posicionando-a corretamente no quarto de modo a não trabalhar a circulação quando abrir a parte de baixo;
  • Invista em móveis funcionais, como uma mesa retrátil para abrir na hora de trabalhar e recolher ao final do dia; prateleiras e nichos pelo ambiente também decoram bem.
  • Gosta de TV no quarto? Nada de estante se não há espaço. Invista num painel fixo com a TV na parede.
  • Se não há espaço para decorar, invista na decoração com os acessórios do quarto, como roupa de cama, cortinas, tapetes, almofadas, etc.

Inspirações:

Decoração de quarto pequeno feminino

As meninas costumam ser mais exigentes com seus quartos, pois é um ambiente mais que para dormir, como também relaxar, se cuidar, se arrumar e deve seguir todo o seu estilo e personalidade. São algumas dicas de decoração:

A dica para a escolha das dores na decoração é colocar no papel 3 das suas cores preferidas; com uma base clara no ambiente, você vai decorar com itens, objetos, acessórios, adesivos e tudo mais nesses mesmos tons.

Se busca um quarto num estilo mais romântico, o destaque fica para os tons neutros e mais suaves, com destaque para rosa, lilás e branco; os detalhes podem ficar por conta do prata e dourado.

Conforto nos pés também! Invista num tapete grande e felpudo ao lado da cama, fica bem delicado e traz conforto ao pisar. Combina bem com um piso de madeira.

Gosta do quarto como está, mas queria um pouco mais de cor? Que tal um papel de parede novo com algum tema? Flores, rosas, bonecas, etc.

Em ambientes femininos, a luz natural traz bem-estar e feminilidade; sendo assim, invista em cortinas ou persianas transparentes para entrar luz pela manhã.

Se você é uma garota mais elegante e moderna, cores mais fortes podem ser a sua vibe, como amarelo com preto, detalhes em vinho, ou até uma roupa de cama azul. Não tem problema nenhum!

Preencha seu quarto neutro com pontos de cor em almofadas, luminárias decorativas ou até mesmo um único móvel no quarto com cor diferente.

Decoração com espelhos também valoriza o espaço pequeno e também traz toques bem femininos no ambiente.

Inspirações:

Decoração de quarto pequeno masculino

Os meninos também precisam de conforto, praticidade, organização e criatividade em seus quartos. São algumas dicas de decoração:

Um quarto modulado para meninos em forma L pode ser uma boa, de modo a acoplar ao pé da cama uma pequena bancada para estudos, leituras, ficar no computador, etc.

Os homens costumam ter vibes mais sóbrias para cores, portanto ter um quarto decorado em tons mais escuros com marrom ou cinza exige uma iluminação bem difusa pelo ambiente.

Se a ideia é ter um quarto com paredes de tintas ou papel de parede mais escuro, com texturas mais sóbrias, opte por móveis brancos para quebrar o gelo e ainda assim manter a sensação de espaço ampla.

Meninos costumam ter menos itens que as meninas, então abracem essa característica para ter a menor quantidade de mobília o possível; guarda-roupas planejados com cama acoplada funcionam bem.

Se você busca dar vida ao seu quarto que está claro ou sóbrio demais, pense em itens decorativos coloridos, desde posters a quadros e fotografias pelo ambiente.

Listras são formas bem-vindas em decorações de quarto masculino, fica a dica!

Inspirações:

Decoração de quarto pequeno infantil

O quartinho do pequeno é pequeno também? Então vamos criar um cantinho perfeito para ele! Com as dicas a seguir, seu filho vai se sentir bem e mais feliz ao dormir, descansar, fazer o dever de casa, brincar, entre outros. Confira:

Que tal dar um tema para esse quarto? Se o pequeno é fã de super heróis, a paleta de cores do ambiente pode seguir as cores do herói, como por exemplo, vermelho e azul do Super Homem ou amarelo e vermelho do Homem de Ferro!

Opte por móveis funcionais caso o pequeno tenha bastante brinquedos, como por exemplo uma cama que levante e tenha um baú interno para guardar esses itens; ou gavetas acopladas em camas box, por exemplo.

Se a ideia é criar um ambiente tranquilo para a criança, como para os bebês, por exemplo, o que devem predominar são os tons pastéis por cima de uma decoração clara.

Se o quarto é bem pequeno, mas você deseja dividir o espaço em local de dormir e local de brincar, que tal dividir pelas paredes com duas cores pintadas? Do lado direito, têm-se a cama e armários; do esquerdo, um cantinho para brincar ou estudar.

A magia decorativa também pode surpreender as crianças com papéis de parede e adesivos não somente nas paredes, como também no teto! Seja criativo!

Seu filho curte desenhar? Que tal uma parede ou cantinho específico dela pintado com tinta lavável ou daquelas com textura de quadro-negro? Ele vai adorar!

Inspirações:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here