Decoração de quarto de gêmeos: Dicas, inspirações, como decorar e mais!

Se decorar quarto para um bebê já é bom, imagina fazer decoração de quarto de gêmeos! Confira a seguir muitas dicas e inspirações para o quarto dos seus babys ser um pequeno paraíso para eles compartilharem entre si.

Decoração de quarto de gêmeos

4 dicas gerais para decorar quarto de gêmeos:

1. Cuidado com a escolha das cores:

Quartos de bebês devem transmitir um visual de conforto, tranquilidade e paz, então procure não exagerar em tons vibrantes, reservando-os para os detalhes. O que está em alta é colorir um quarto de gêmeos sem revelação de gênero, ou seja, com cores neutras e suaves.

2. Foco na praticidade do quarto

Se um bebê já dá trabalho, imagina dois! Então faça do quarto um espaço não só de decoração, como também de praticidade.

Procure escolher móveis coringa; como cômodas com gavetas, mas que também são apoiadores para a troca de fralda; bancos ou pufes que também são baús; portas de correr nos armários que são mais leves e práticos para os pais; dentre outros móveis planejados.

3. Cuidado com a iluminação do quart

Assim como as cores influenciam no conforto e clima do quarto, a iluminação também tem seu efeito. Opte por luzes indiretas no cômodo e nunca nenhum direcionada aos berços ou área de troca de fraldas, por exemplo, pelo conforto do bebê.

Conte também com iluminações auxiliares como abajures com luz regulável ou dimmers no lugar de interruptores, assim a transição entre aceso e apagado pode ser controlada, criando climas favoráveis no quarto.

4. Considere decorações temáticas

Quando você estabelece um tema para decorar um quarto de bebê, seja de gêmeos ou não, tudo fica tão mais fácil e prático, pois o tema está definido, e a partir dele você compra itens, enfeites, tecidos e tudo mais do mesmo universo.

Um tema de mar, por exemplo, você pode ter um papel de parede de peixinhos, tons azuis e verde pelo espaço, pelúcias de seres do oceano, adesivos na parede do tema também, e assim vai.

Quarto de gêmeos para menino e menina simples (casal)

Parabéns, você tem um lindo menino e uma garotinha maravilhosa! Temos algumas sugestões de decoração e funcionalidade para o quartinho deles. A primeira dica é posicionar os berços um paralelo ao outro, com uma pequena mesa ou prateleira aérea entre ambos, assim os pais têm acesso fácil e rápido aos dois.

Melhor, né? Sendo assim, evite berços distantes, um de cada lado do quarto, por exemplo.

Inspirações:

A outra sugestão é sobre decoração. Você tem duas opções: Deixar o ambiente com cores e estampas neutras, como branco, bege ou amarelo; ou então definir o estilo do cantinho de cada um; exemplo: do lado da garotinha, as cores são branco e rosa com um tema de princesa, e do lado do menino, verde e azul com um tema de oceano e vida marinha.

Fica a critério dos papais a tematização para o quarto. O importante é manter a sintonia entre os irmãos, independente da “divisão” do quarto ou não.  

Inspirações:

Quarto de gêmeos do mesmo sexo (unissex)

Na maioria das vezes, quando os bebês são do mesmo sexo, os pais gostam de escolher um tema única para ser seguido. E funciona bem, já que é fácil equilibrar os dois lados, deixar tudo combinadinho!

Inspirações:

Você pode escolher um tema mais romântico e de realeza para as meninas, como também algo mais aventureiro ou selvagem para os meninos. A melhor forma de sinalizar qual é o lado de cada um no quartinho é com um letreiro da primeira letra ou do nome completo na parede acima do berço.

Inspirações:

Quarto de gêmeos com pouco espaço (apartamento pequeno)

A dica para aproveitar o máximo de espaço é saber encaixar dois berços de forma que fiquem de fácil acesso aos pais, e também não atrapalhe nenhuma passagem no ambiente. Um exemplo é juntar dois berços no formato de L, como na imagem abaixo:

quarto de gêmeos

Outra dica é mandar fazer um móvel planejado, sob medida, para determinado canto do quarto com dois compartimentos para os bebês; ou investir em berços especiais para gêmeos, se você encontrar prontos à venda, como no exemplo abaixo:

quarto de gêmeos

Além dos tipos de berço, procure caprichar na decoração do quarto usando apenas tons claros e neutros; use espelhos nas paredes, para criar sensação de profundidade; também valorize a iluminação natural, com grandes janelas e cortinas pouco bloqueadoras no ambiente; e valorize os espaços das paredes para apoio e decoração, com prateleiras e nichos de fácil alcance.

Inspirações:

Quarto de gêmeos de luxo (casal)

Se você quer um tema mais luxuoso para seu menino e sua menina, aqui vão nossas ideias. Luxo é sinônimo de muito espaço e móveis rebuscados; as cores mais nobres que prevalecem são branco e detalhes em tons ousados, como um rose gold, verde esmeralda, dourado ou ainda azul brilhante.

Os tons de cores diferenciados para designar cada sexo do casal de gêmeos podem aparecer sutis apenas nos detalhes.

Capriche na escolha do berço, com pézinhos e estilo vitoriano. Os demais móveis do espaço como armários, sofá de visitas e até a poltrona da mamãe devem ser de estofados e detalhes em capitonê bem chiques.

No chão, um quarto de bebês de luxo deve ter um bom e confortável carpete, que embeleza o ambiente e conforta a todos. Demais detalhes como cortinas e objetos de decoração seguem o mesmo estilo.

Inspirações:

Quarto de gêmeos montessoriano

Quartos montessorianos são aqueles em que o design, posição e altura dos móveis, e demais objetos favoreçam o desenvolvimento, autonomia e auto-educação da criança, sempre com segurança, é claro.

No lugar de berços altos e tradicionais, entram caminhas baixas com proteção macia; no chão, tapetes fofos ou carpetes para a segurança dos bebês; e os brinquedos, sempre em fácil alcance para as crianças pegarem sempre que der vontade.

Decoradores também sugerem colocar espelhos de baixa altura em paredes para auxiliar seu reconhecimento e até barras fixas para o bebê aprender a levantar e ter mais movimentos.

Inspirações:

Quarto de gêmeos junto com os pais

Se a casa pequena e não tem quarto sobrando, vamos juntar o quarto dos bebês com seu quarto de casal, pelo menos temporariamente até cada dupla ter seu espaço, né?

O ideal é posicionar os dois berços numa posição que fique de frente para a lateral da cama de casal, facilitando o acesso dos pais assim que levantar da cama, como imagem:

quarto para gêmeos

Outra ideia é posicionar um berço de cada lado da cama, sendo até uma forma de dividir as tarefas dos gêmeos entre os pais durante a madrugada.

Os dois devem ser igualmente responsáveis, né? A única coisa que o pai não pode fazer é amamentar, porque de resto, dá um jeito. Vamos papais, ajudem as mamães!

Quarto de gêmeos juvenil / infantil

O quarto juvenil de irmãos gêmeos pode seguir as mesmas dicas anteriores, com a diferença de que eles vão ter muito mais autonomia, liberdade e até responsabilidades do que quando eram bebês.

Procure distribuir armários, prateleiras, baús e demais compartimentos de forma separada, para cada um saber o que é seu.

As ideias de camas montessorianas continuam valendo para crianças crescidas; outro tipo para ambientes menores são as bicamas ou beliches (desde que seja seguro para a idade deles).

Planeje a posição das camas de um jeito favorável no quarto, de modo a um não atrapalhar o espaço do outro e conviverem bem.

A área da cama também pode ter mais de uma função como neste beliche planejado, em que a escada de acesso à cama de cima também tem gavetas para os itens dos gêmeos:

quarto gêmeos

Inspire-se: Projetos de quartos de gêmeos

Se você puder contratar um projetista para elaborar o quarto dos gêmeos, de acordo com seu espaço disponível, vai ser muito eficaz, pois ele monta direitinho o espaço e faz o encaixe ideal de toda a mobília pelo ambiente.

E no fim, ainda pode contratar um designer de interiores para deixar naquela decoração caprichada do jeito que os bebê merecem.

Inspire-se com alguns projetos, inclusive em 3D, que aproveitaram bem o espaço para fazer um quarto de gêmeos perfeito:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here