Sabe quando você olha para sua sala ou para o seu quarto e fala “Cansei dessa decoração”? Saiba que existem muitas formas de mudar as caras de um ambiente. Muitos pensam em trocar os móveis, outros em comprar novos itens de decoração, mas poucos nem pensam em redecorar as paredes de um jeito diferente!

Sim, decoração de parede pode renovar seu lar e ainda é uma das opções mais econômicas de todas. Para ter muitas ideias e inspirações, confira o que separamos para você!

Decoração de parede

Como fazer decoração de parede?

Depende muito do tipo de decoração que você busca. Tem gente quer mudar só uma das paredes do ambiente, já tem gente que quer renovar as paredes por completo, enquanto que outras sentem falta de itens decorativos mais destacados.

Sendo assim, até que você se decida sobre como quer decorar seu cômodo, aqui vão algumas formas de decoração de paredes:

  1. Decoração de parede com tinta

Comprar um galão de tinta rende bem e dá pra usar itens que já temos em casa mesmo para texturizar e criar efeitos de pintura incríveis e criativos!

Você pode usar as cerdas de uma vassoura de palha para criar listras; criar moldes de papelão ou fitas adesivas para guiar diferentes formas na parede; dentre outras ideias.

Além disso, existem rolos com texturas desenhadas de super fácil aplicação para pintar a sua parede. Faça da tinta sua melhor amiga! E se errar, passa uma cor neutra por cima e tenta de novo!

Inspire-se:

  1. Decoração de parede com tecido

Para os amantes dos papéis de parede, mas que estão precisando dar aquela economizada, o uso de tecidos vem se tornando cada vez mais comum.

Vá nessas lojas que vendem tecidos das mais variadas estampas e padronagens e escolha sua preferida, comprando na metragem correspondente à sua parede; quanto às ideias, fica à sua escolha, desde geométrica à floral, por exemplo.

No geral, pode ser qualquer tipo de tecido, exceto aqueles mais delicados que rasgam fácil ou ainda que acumulam poeira, como o veludo. E para a aplicação na parede, a cola mais apropriada é a cola de sapateiro.

Inspire-se:

Como aplicar tecido na parede:

  1. Decoração de parede com paletes

Os paletes são grades de madeira que você pode encontrar facilmente em depósitos de mercados e espaços de hortifruti, além de que vários locais de decoração vendem hoje em dia.

O que não faltam são ideias para usar paletes na sua parede: Você pode fazer um painel numa parede inteira, usar os caixotes como prateleiras ou pendurar itens, ou ainda pode servir de suporte para um jardim vertical com suculentas dentro de casa mesmo.

Inspire-se:

  1. Decoração de parede com cerâmica

Outra ideia de revestimento para as paredes é usando cerâmica, um dos acabamentos mais econômicos e de fácil instalação. No mercado, você encontra diferentes padronagens, é só escolher, das mais simples às mais coloridas.

É muito comum em cozinhas e banheiros pela sua característica de baixa absorção de água e facilidade de limpeza.

Inspire-se:

  1. Decoração de parede com itens pendurados

Fotos, louças, pisca-pisca, jogos de quadros, jardins verticais, dentre outras ideias. A ideia é expor nessa parede algo que faça sentido de acordo com a decoração.

Podem ser itens relacionados a lembranças, como também de intenção puramente decorativa.

É perfeito para paredes vazias em ambientes mais neutros que precisam de um toque especial, de acordo com sua personalidade.

Inspire-se:

Inspirações de decoração de parede

A escolha do seu tipo de decoração depende muito do espaço em si e da personalidade dos moradores.

Um estilo mais moderno, por exemplo, pede texturas mais neutras com toques decorativos pelo espaço em tons mais vibrantes; já para quem quer um pouco mais de cor no ambiente, trabalhar um conceito retrô na escolha de uma nova para a parede pode ser uma boa ideia! O certo é criar harmonia entre os itens escolhidos para decorar sua parede.

Entenda que se a decoração for mais ousada, como um tom amarelo, por exemplo, escolha uma parede única de destaque no cômodo; já se for mais neutra, como um novo papel de parede floral, pode ocupar todas as paredes dependendo da decoração geral.

Não se esqueça de equilibrar a decoração da parede também com o estilo dos móveis, cor do tapete ou da cortina, dentre outros detalhes. Equilíbrio é o segredo!

Decoração de parede de sala

Decoração de parede de cozinha

Decoração de parede para quarto

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here