E do nada, sem a gente perceber, chegou dezembro! Sim, o mês mais encantador do ano em que podemos celebrar a beleza e espírito família que o Natal traz. Independente se você seja uma pessoa religiosa ou não, deve reconhecer a magia que o Natal é capaz de trazer através de suas cores, símbolos, brilhos e muito mais.

E para te ajudar a emergir a decoração na sua casa nesta época do ano, criamos um conteúdo especial repleto de dicas, macetes, sugestões e inspirações sobre decoração de Natal. Confira!


Decoração de Natal

Como escolher árvore de Natal?

Não tem decoração de Natal sem ela, né? A árvore de Natal é o símbolo-mor na decoração natalina que tradicionalmente deve ser montada ao final do mês de novembro. Mesmo que seja uma árvore pequena, sua decoração deve ser imponente, brilhante e cheia de bom gosto.

– Tipos de árvore de Natal

  1. Mini pinheiros: Pequenas árvores de até 60 cm ideais para decorar mesas, entradas de residências, balcões de lojas, mesas de restaurantes e outros tipos de decorações minimalistas.

Mini pinheiros

  1. Árvores de pequeno porte: Com até 120 cm, são ideais para ambientes pequenos, com decoração natalina mais simples. Qualquer cantinho fica bem decorada com elas.
  2. Árvores do tipo Cone: São modelos robustos, com muitos galhos de pouco espaço dentre eles; em grande parte das lojas, estão disponíveis nos tamanhos entre 1,50 cm a 2,10 cm.

Árvores do tipo Cone

  1. Árvores do tipo Pinus: Costumam ser mais baratas e com mais espaço entre as cerdas dos galhos; também geralmente disponível dentre 1,50 cm e 2,10 cm.

Árvores do tipo Pinus

  1. Árvores do tipo Snow: Outro tipo também mais econômico por conter menos galhos e cerdas mais abertas entre si; também geralmente disponível dentre 1,50 cm e 2,10 cm.

Árvores do tipo Snow

– Tamanhos de árvores de Natal

O primeiro passo para a escolher é definir a altura desejada. Basta fazer uma marcação na parede da sua casa em que ela ficará próxima, mais ou menos na altura que você queira que seja; meça altura e largura e saia para as compras com essas medidas em mente.

O modelo também influencia na compra, afinal você pode querer uma árvore de chão ou de mesa, por exemplo. Procure comprar em lojas que vendam também materiais decorativos; alguns vêem junto com a árvore em si, facilitando na compra.

– Preços de árvores de Natal

Depende muito do modelo escolhido também. Alguns modelos de mesa podem custar nem R$10 reais, já modelos maiores, robustos e com materiais de excelente qualidade custam até R$500 reais.

Seu orçamento vai guiar a sua compra! Mas não se preocupe, pois para cada intenção e bolso existe um tipo de árvore bem legal.

Passo a passo: Como enfeitar árvore de Natal?

  1. Escolhendo a árvore:

Tradições americanas e europeias utilizam árvores de pinheiros naturais, mas isso não é correto para o meio ambiente, afinal é desmatamento; e a árvore vai morrer depois, fazendo com que milhões de pessoas arranquem uma árvore do meio ambiente a cada ano.

Sendo assim, opte por modelos artificiais, em medidas que se adequem ao seu espaço; se bem guardado, o produto pode durar anos e anos.

  1. Posicione a árvore

Escolha um cantinho do ambiente para a árvore ficar posicionada. Não pode ser muito no meio do caminho, atrapalhando a circulação, nem tão isolada, já que é um ponto destaque natalino. Posicione próximo a uma tomada se você for usar pisca-pisca.

  1. Começando a decorar

Abra bem os galhos da árvore e comece enrolando o pisca-pisca, já acesso, para você ir notando as áreas que merecem ganhar mais brilho ou não. Comece enrolando de baixo para cima, bem nas pontas dos galhos, para assim as luzinhas ressaltarem cada enfeite depois.

  1. Acrescente laços e bolas

Nas pontas dos galhos, acrescente laços, mantendo uma distância média semelhante entre eles. Amarre-os bem para que não caiam.

Logo embaixo dos laços, coloque as bolas natalinas, de preferência em cores clássicas que são verde, vermelho, dourado e prata, mas também podem ser coloridas, dependendo do estilo da sua árvore. Use tamanhos variados de bolas para oferecer um dinamismo na decoração.

  1. Pendure demais itens, se quiser

Além das bolas, pendure também outro adereços, como papais-noel, duendes, bonecos natalinos, doces, bonecos de neve, chaveiros, berloques, dentre outros pequenos objetos com intenção decorativa. Esse enfeites são ideais para ocupar espaços que tenham ficado vazios demais.

  1. Finalizando

O topo da sua árvore merece o destaque. O mais comum é uma linda e brilhante estrela, que pode ser de algum material diferenciado ou ainda parte do jogo de pisca-piscas, para gerar brilho e ter ainda mais destaque.

Por fim, coloque presentes aos pés da árvore e combine novos jogos de luzes do seu pisca-pisca ao longo do mês. Sua clássica árvore de Natal está pronta.

Inspirações de árvores de Natal decoradas

Agora que você já sabe mais ou menos o fluxo para montar uma árvore de Natal, inspire-se nas ideias abaixo e crie a sua própria no seu estilo favorito! Lembre de criar uma conexão entre o estilo escolhido e a decoração da sua casa, ok?

Dicas de enfeites e arranjos de Natal: Onde enfeitar?

  1. Enfeites de natal para a porta de entrada

Receba suas visitas no melhor estilo natalino decorando a porta da sua casa. O principal e mais clássico item é uma guirlanda de Natal, a qual simboliza sorte e esperança nessa época do ano.

As mais tradicionais são as redondas, com detalhes nas cores do Natal em vermelho, verde e elementos dourados, além dos laços de destaque. Além de guirlandas, decore também a sua porta com ramos, faixas, folhagens, laços, bolas penduradas e muitos mais.

Inspirações:

EXTRA: Guirlanda natalina: Como fazer?

Para quem é adepto do Faça Você Mesmo, vamos ensinar agora a como fazer uma linda guirlanda para pendurar na sua porta e chamar a atenção da vizinhança com muito estilo!

guirlanda de natal com cabide

Materiais:

– Cabide metal;

– Bolas de Natal;

– Enfeites natalinos de sua preferência;

– Cola quente.

Como fazer: Basta pegar o cabide com haste de metal e moldá-lo até que fique redondo. E então, desenrole o arame do cabide ou corte-o de um lado para inserir as bolas e demais elementos decorativos através dos seus suportes.

Vá colocando os objetos até preencher toda a guirlanda; demais enfeites sem suporte podem ser colados nas bolas ou elementos maiores com a ajuda da cola quente.

Depois, prenda novamente a haste do cabide, fechando-o e a guirlanda estará pronta para ser pendurada.

  1. Enfeites de natal para escada

Nas escadas, elementos decorativos carinhosos com ursinhos e outras pelúcias, caixas de presente, pequenas árvores de Natal, dentre outros elementos de pequeno porte podem decorar os degraus.

Já os corrimãos e balaústres podem ser decorados com ramos de plantas, laços, bolas penduradas e também os tradicionais pisca-piscas. Combine as cores dos elementos utilizados com o estilo da escada, vai ficar lindo!

Inspirações:

  1. Enfeites de natal para janelas

A decoração natalina também pode ser expandida para as janelas, tanto em suas molduras quanto nas vidraça, ou ainda no contorno de suas esquadrias.

Uma forma bem simples é pendurar bolas ou estrelinhas na janela, deixando bem à vista; ou ainda uma colagem de flocos de neve cortados em moldes de papel simulando neve caindo lá fora; ou simplesmente o contorno das janelas com pisca-pisca. Seja criativo!

Inspirações:

  1. Enfeites de natal para jardim

Seja um jardim externo ou interno, aproveite a beleza das plantas, flores e rosas que cultivar e enfeite o ambiente também com a proposta natalina.

Você pode apostar em elementos de destaque como bonecos de neve ou esculturas de duendes espalhados na grama, ou simplesmente bolas penduradas nas plantas de médio a grande porte, e ainda pisca-pisca nas árvores maiores.

Se você tem um jardim pequeno simples, com vasinhos e plantinhas comuns, o simples fato de você espalhar bolas vermelhas em meio ao verde das plantas já cria o tema natalino.

Inspirações:

  1. Enfeites de natal para a mesa

Para levar o Natal à mesa, aposte em jogos americanos temáticos natalinos ou ainda no padrão xadrez nas cores vermelho ou verde, por exemplo. A louça utilizada na ceia pode ser clara, assim ressalta mais ainda o colorido dos comes e bebes.

O guardanapos também podem ser estampados, os quais você encontra em diversas estampas em valores acessíveis em lojinhas de mil e uma utilidades.

Para trazer encanto e luz, finalize a decoração com castiçais e velas coloridas, além de frutas artificiais ou cestas com bolas e outros elementos natalinos simples.

Inspirações

Decoração de Natal simples e barata com artesanato

Infelizmente, a época do Natal foi “gourmetizada” com o passar dos anos e virou sinônimo de decoração cara. Isso não é verdade! Natal é um mix de sentimentos, sensações, união e não época de materialismo e apenas luxo.

Sendo assim, é possível sim ter um lindo Natal em casa sem gastar muito e de forma simples.

O segredo está abraçar as cores marcantes da época natalina e ser criativo. Confira as dicas a seguir e faça um Natal na a sua casa utilizando o artesanato como base:

– Com feltro

O feltro é um material de custo baixo que oferece variadas possibilidades de criações! Para o Natal, o feltro é um tecido perfeito, pois tem textura suave, tem fácil corte, então combina bem com o que você desejar criar! Decore portas, janelas, árvores e muito mais com suas criações.

Confira abaixo um passo a passo que utiliza filtros de cores características do Papai Noel para criar lindos enfeites para a sua árvore.

– Com garrafas pet

As garrafas pet já são bem conhecidas no mundo do artesanato, portanto se adequam também nas ideias natalinas. Você pode fazer desde castiçais para as suas velas com a parte do bico da garrafa até um porta-doces ou moldes para arranjos na árvore.

Confira abaixo um passo a passo que utiliza garrafas pet como estrela principal para criar guirlanda, uma árvore inteira, além de outros enfeites!

– Com EVA

O EVA também é outro material comum no artesanato, e não poderia ficar de fora para trazer muita cor de um jeitinho fácil nas decorações natalinas. É um tipo de tecido firme, que se molda facilmente ao formato desejado, basta cortar e colar de forma criativa.

Confira abaixo um passo a passo de como usar o EVA com glitter para criar brilhosas bolinhas para decorar a sua árvore de Natal.

Qual o significado de um presépio? Onde colocar?

Outro tipo de enfeite muito comum por conta do seu significado religioso é o presépio, que pode ser desde uma miniatura a um grande item de exposição nessa época do ano.

É tão importante porque significa o berço simples e humilde onde o menino Jesus repousou assim que nasceu da virgem Maria, focando no nascimento do menino e não em valores materiais.

Um presépio decorativo deve conter o menino Jesus, a Virgem Maria, São José, a manjedoura, burros, bois, ovelhas, anjos, estrela de Belém, pastores e os Reis Magos.

De acordo com a tradição católica, deve ser montado no primeiro domingo de dezembro e desmontado no dia 6 de janeiro.

Alguns locais da casa para decorar com seu presépio são acima da lareira, exposto numa prateleira, na mesa de centro da sala, em forma de miniatura dentro de um pote de vidro ou até mesmo numa guirlanda, e muitas outras ideias.

Vai depender do tamanho escolhido e intenção decorativa. Só não coloque diretamente no chão, a não ser que seja muito grande na decoração e não tenha onde apoiar; ainda assim, coloque-se sobre um tecido no piso.

Inspirações: Decoração de Natal para a sala

A sala é o principal ambiente que reúne as pessoas no Natal, principalmente se for integrada com a sala de jantar onde será a ceia. Sendo assim, é o ambiente ideal para ficar com maior parte da decoração natalina, incluindo a árvore principal. Inspire-se nas salas abaixo e tenha lindas ideias para decorar a sua:

Ideias de decoração natalina para fachada de casas

Papai Noel na fachada da casa

O Papai é um lindo símbolo que encanta crianças e adultos no Natal. Ele é muito usado para decorar fachadas de casas porque simula a sua chegada, assim como nas clássicas histórias que contam que ele vem nos deixar presentes.

Sendo assim, do lado de fora de casa, posicione um grande Papai Noel, ou se tiver alguma janela alta ou chaminé em destaque, simule a sua entrada. Fica bem divertido!

Papai Noel na fachada da casa

Iluminação temática de Natal

A iluminação é muito importante para quem quer uma fachada bem natalina! Sendo assim, faça uma boa composição e jogo de luzes ao redor das esquadrias da sua casa, árvores, arbustos, escadas da entrada, contorno do jardim, muretas e em demais elementos externos.

Utilize extensões bem protegidas para manter tudo sempre aceso e tenha os demais cuidados com a energia elétrica para evitar acidentes!

Iluminação temática de Natal

Cores e decoração natalina na fachada

Harmonize os elementos escolhidos de acordo com o estilo da sua casa. Geralmente, as fachadas são mais neutras e simples, portanto as cores do Natal caem bem, que são vermelho, verde, dourado, prata e branco.

Utilize guirlandas, laços, fitas, esculturas e bonecos de Papai Noel, cervos, trenós, árvores de Natal e assim vai…

decoração natalina na fachada

Onde comprar itens de decoração de Natal?

Você pode encontrar itens de decoração natalinos em variados locais, desde lojas caras de decoração, a supermercados, lojas de shopping ou ainda papelarias, em caso de materiais para artesanato.

São algumas das grandes lojas: Extra, Americanas, Camicado, Submarino, Etna, Walmart, Tok&Stok, Imaginarium, dentre outras. Pesquise em lojas físicas e também em lojas online de boa reputação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here