Não é porque a lavanderia é um espaço afastado das áreas sociais da casa que ela não deve ser bem organizada e decorada!

Qualquer ambiente em que seja alguma atividade dentro de casa merece transmitir conforto a quem frequenta, e com a lavanderia não é diferente.

Confira abaixo algumas das dicas e inspirações de organização e decoração de lavanderia que separamos para você!

Decoração de lavanderia

5 dicas de organização na lavanderia

  1. Lista de todos os itens da lavanderia

Faça uma lista contendo tudo o que você guarda na lavanderia, como produtos de limpeza, sacos de lixo, panos, baldes, cestos de roupas, dentre outros.

Com essa pré-organização fica mais fácil planejar e saber como guardar. Nessa fase você joga fora tudo fora de validade, embalagens quebradas, utensílios que precisam ser trocados, etc.

  1. Organizando os produtos de limpeza

Primeiro, separe os produtos de limpeza por categoria, ou seja, para casa, para roupa, para tirar gordura, etc. Separe-os em prateleiras diferentes, por exemplo.

Outra boa ideia é colocar os mais utilizados no dia a dia em embalagens borrifadoras. Lembre-se de armazenar tudo em áreas altas para ficar longe de crianças.

  1. Pendurar o que for possível

Lavanderias devem ser espaços funcionais, portanto nada de muita coisa espalhada no chão pelo caminho. Instale ganchos dentro de armários ou nas paredes para pendurar vassouras, rodos, pás e demais utensílios.

  1. Cestos de roupas pela casa

Facilita muito na hora de lavar as roupas ter cestos para as roupas sujas nos cômodos da casa, para facilitar na hora de levar e trazer da lavanderia. Lembre-se deixar um outro cesto para colocar as roupas limpas depois de lavadas e secas da lavanderia.

  1. Varal aéreo cabideiro

Quer ainda mais praticidade na hora de passar as roupas? Isso pode começar ainda na lavanderia! Tenha um varal aéreo com cabides para quando estender as roupas, elas secaram juntamente com a gravidade e facilitar na hora de passar o tecido. Esse cabideiro também será útil para estender as roupas já passadas, para não amassar.

5 dicas práticas e econômicas de decoração de lavanderia

  1. Decoração com adesivo ou papel de parede

Uma forma baratinha de decorar ambientes é com o uso de adesivos para locais específicos ou papéis de parede para decoração completa. Para quem gosta dos adesivos, existem ótimas opções temáticas para lavanderias, como roupinhas estendidas, frases divertidas, bolhas nas paredes, dentre outras variadas ideias.

Inspire-se:

  1. Caixas organizadoras na lavanderia

Para manter a organização, caixas para os itens da lavanderia podem ajudar muito, inclusive com etiquetas do lado de fora para ajudar na identificação dos produtos que estão dentro.

Você mesmo pode customizar caixas de diferentes tamanhos com revestimentos de papéis coloridos, como papel de presente. Ou ainda comprar aqueles caixotes de plástico ou cestas baratinhas no mercado. Seja criativo!

Inspire-se:

  1. Elementos para uma decoração bonita e barata

Para dar aquele toque decorativo na lavanderia sem gastar muito, aposte em pequenos potinhos de plantas no ambiente, cestos coloridos, quadros de anotações, quadros temáticos decorativos, dentre outros itens decorativos em prateleiras e muito mais.

Até mesmo a cor do ambiente pode mudar, como a parede por detrás da máquina de lavar, ganhando uma cor mais vibrante, por exemplo.

Inspire-se:

Decoração de lavanderia simples

Para decorar uma lavanderia de forma simples, a organização surge em primeiro lugar, desde uma posição correta dos eletrodomésticos e armários no espaço à harmonia de cores e itens decorativos no ambiente.

Não entulhe nesse espaço o que não for usado ali nem necessário. A cor branca predomina no ambiente, mas você traz mais cores através de baldes coloridos, vasos de plantas, tapetes e mais.

Inspire-se:

Decoração de lavanderia pequena e funcional

Para quem tem um espaço bem limitado para a lavanderia, a proposta é fazer uma área bem organizada e funcional. Os móveis planejados são a melhor opção nesses casos, pois une conforto, funcionalidade e beleza dentro de um espaço onde os móveis estão todos sob medida.

A ideia é uma bancada única para as atividades, além de armários funcionais com prateleiras, penduradores, bancadas retráteis e muito mais. Assim, você poupa o espaço ao máximo e garante boa circulação.

Caso não tenha orçamento para investir agora, mantenha apenas o necessário no ambiente e tudo posicionado a fácil alcance, assim o ambiente não parece tão apertadinho. Um espelho numa das paredes é uma boa ideia para criar amplitude!

Inspire-se:

Decoração de lavanderia grande

Já para quem tem um espaço maior para a lavanderia, dá para criar um visual moderno e elegante. Os móveis planejados também são bem-vindos, assim podem ser feitas bancadas e armários amplos sob medida para ocupar todo o espaço.

Preencha as paredes amplas do local com várias prateleiras e nichos, servindo de decoração e também organização. Aposte também numa ampla janela para entrada de luz natural, o que valoriza ainda mais a decoração local.

Aproveite o espaço para instalar móveis multifuncionais, uma área de banho para seu animal de estimação, dentre outras ideias de acordo com sua necessidade.

Inspire-se:

Decoração de lavanderia com a cozinha

No caso de ser um ambiente integrado com a cozinha, é importante criar uma divisória entre os ambientes, como uma porta de vidro de correr ou um balcão entre os espaços.

A fim de evitar que o vapor e cheiro de comida do fogão afete as roupas limpas estendidas, utilize um exaustor acima do fogão.

Para equilibrar a decoração entre os espaços, crie harmonia entre as cores dos espaços e materiais dos móveis também. O inox ou madeira são materiais que combinam bem com os dois espaços!

Inspire-se:

Decoração de lavanderia no quintal

Quando a lavanderia é no quintal de casa, pode haver uma liberdade maior na decoração, pois não tem tanta conexão com o ambiente interno da casa.

Como é um ambiente aberto, aposte em decorações com plantas e quem sabe até coloque uma mesa com poucos lugares para relaxar enquanto aguarda a roupa lavar.

Lembre-se que deve haver uma área coberta para proteger a roupa em caso de chuvas, ok? Pode ser uma construção por cima como um toldo ou ainda uma porta para dividir os ambientes.

Inspire-se:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here