O estilo de decoração moderno vem sendo cada vez mais procurado pelas pessoas para decorar diversos tipos de espaços, incluindo cozinhas! Se você busca aprender mais sobre decoração de cozinha moderna para renovar ou criar uma do zero, está no lugar certo!

Decoração de cozinha moderna

Características de uma cozinha moderna

Antes de conferirmos algumas dicas e inspirações de diferentes tipos de cozinha com decoração moderna, vamos entender um pouco mais sobre o estilo moderno em si e suas principais características; assim fica mais fácil levá-las para o contexto da cozinha em seguida:

Principais cores:

As cores padrão que permeiam uma cozinha moderna são de tonalidades mais neutras, como branco, preto e cinza. Daí você se pergunta: “Mas eu amo cores vivas, não posso ter na minha cozinha moderna?” Mas é claro que sim!

Essas cores ou estampas mais vibrantes e alegres entram nos detalhes do ambiente, os chamados pontos de cor.

Ou seja, as cores neutras predominam no ambiente e as mais coloridas se encontram nos detalhes. São alguns exemplos: luminárias, vasos, maçanetas, um relógio de parede e assim vai.

Iluminação:

Uma decoração moderna possui pontos estratégicos de iluminação. Como no caso da cozinha, além da iluminação central do ambiente, aposte em iluminação interna acoplada aos móveis e bancadas, por exemplo, pois dá um ar bem inovador e acolhedor ao mesmo tempo. Peças de inox, cobre e outros metais são valorizadas numa cozinha com boa iluminação.

Objetos diferenciados:

É bem característico do estilo moderno ter itens de decoração inusitados e criativos no espaço, portanto leve isso para a cozinha também.

Pode ser uma luminária de estilo diferenciado, um balcão planejado com design ousado ou até mesmo um simples papel de parede com formas mais impactantes. É um ponto que varia bastante de gosto para gosto.

Armários modernos:

A mobília de uma cozinha moderna deve ter como predominância a simplicidade, cores neutras e nenhum tipo de estampa. Lembre-se de deixar os pontos de cor surpreendendo em detalhes distribuídos no ambiente, portanto os itens como mobília, balcões e eletrodomésticos devem manter o ar sofisticado e mais clean.

A sugestão para ter impacto é ter um armário com portas superiores coloridas, por exemplo, não todas as portas. Cores que estão em alta são amarelo, verde e azul, em tons bem vibrantes.

Minimalismo:

A decoração moderna conta com o minimalismo, ou seja, leve para sua cozinha moderna o conceito de “menos é mais”. Uma composição decorativa simples, organizada e mínima garante o efeito moderno.

Móveis 2 em 1, que poupam o ambiente de mobília excessiva, são perfeitos para criar cozinhas compactas e modernas. Então se puder investir, invista em cozinhas planejadas para essa intenção.

Decoração de cozinha moderna pequena

Em espaços limitados, a dica é investir em menos mobília o possível, dando preferência por armários compactos e fáceis de organizar seus itens na cozinha. Opte por cores claras e neutras que criem amplitude no seu espaço, sendo favorecido também por uma boa iluminação.

Espaços pequenos ficam melhor organizados quando em ambientes integrados, não tendo necessidades de divisórias ou paredes; lembre-se de criar harmonia decorativa levando o estilo moderno também para o ambiente integrado.

Inspirações:

Decoração de cozinha moderna e prática

Uma cozinha moderna que valoriza a praticidade deve ter tudo a fácil alcance para quem está nela. Prateleiras bem distribuídas no espaço, itens de uso diário pendurados, estantes abertas com menos portas e bancadas pelo ambiente são fatores que contribuem para um espaço prático.

A organização de como tudo fica, com cores e estampas usadas em equilíbrio, garantem o efeito moderno. O que torna tudo mais prático também são móveis multifuncionais, em que pode ser possível fazer mais de uma atividade nele.

Inspirações:

Decoração de cozinha moderna com bancada

As cozinhas no estilo americano, acompanhando a clássica bancada no ambiente, também podem ganhar um ar moderno facilmente. Para a bancada moderna, opte por materiais diferentes de design mais moderno, como também bancos de design único no ambiente.

Nada de cadeiras clássicas ao redor do balcão e sim bancos altos e modernos, para agregar muito valor à cozinha. Dependendo do espaço disponível da sua cozinha, o formato dessa bancada pode ser também diferenciado, com em forma de L ou U pelo espaço, contribuindo ainda mais para uma decoração moderna.

Inspirações:

Decoração de cozinha moderna com ilha

Indo na mesma vibe das cozinhas com bancada, a cozinha moderna também pode ter como destaque uma ilha central no ambiente.

Pense em levar funcionalidade para essa ilha, não apenas ser um espaço de socialização; nessa ilha pode ser instalado um fogão cooktop, tornando a arte de cozinhar mais prática e moderna.

Pense nos convidados ao redor da ilha e você servindo um petisco que acabara de ficar pronto. Bem moderninho, não?

Inspirações:

Decoração de cozinha moderna planejada

Como já dissemos anteriormente, quem tem disponibilidade para investir um pouco nessa decoração de cozinha moderna, pode investir com toda certeza numa cozinha planejada.

Elas são a melhor forma de trazer praticidade, valorizar o espaço e tornar os móveis muito mais compactos, que são características primordiais para um estilo moderno. “Menos é mais”, lembra?

E a cozinha planejada é para isso mesmo. Além disso, a cozinha ficará do jeitinho que você sempre quis, com quantidade de gavetas, portas e prateleiras, alturas de móveis exatas e até pontos exclusivos para decoração, tudo de acordo com o que sua cozinha precisa e você deseja.

Ser moderno é poder escolher como a sua cozinha deve ser, e não comprar uma pronta no mercado, né?

Inspirações:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here